domingo, 5 de dezembro de 2010

HÁ PETRÓLEO...EM PENICHE?


As áreas ao largo de Portugal onde a Petrobras pensa que pode haver petróleo e gás são grandes o suficiente para que a empresa classifique o projecto como sendo de "alto prémio".

"Se essas formações efectivamente vierem a revelar-se reservatórios e se contiverem hidrocarbonetos então são grandes o suficiente para constituir um resultado que nós chamamos de 'alto prémio'", disse à Lusa o director-geral da Petrobras em Portugal, José Freitas.
A empresa está a fazer avaliações em águas profundas em quatro blocos ao largo de Peniche (juntamente com a Galp e a Partex) e em três blocos ao largo do Alentejo (aqui só com a Galp).

Esta é parte da notícia, de hoje, do DN, na sua página, na Internet, http://dn.sapo.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1727852 sob o título "Extrair petróleo em Portugal é projecto de 'alto prémio'".
Mergulhados num mar de más notícias, presumo que possa saber bem aos portugueses o aparecimento, nem que seja de vez em quando, de novidades como esta.
Claro que nada está confirmado, mas a simples possibilidade de o país poder vir a ver reduzida a sua enorme factura energética é, ou deveria ser, motivo de esperança...
Já lá vão muitos anos, quando das primeiras crises petrolíferas, o saudoso Raul Solnado "anunciou-nos" descoberta semelhante, no quintal de Juvenal da Costa, um motorista de táxis, residente no Beato, na revista "Há Petróleo no Beato", segundo a qual o ouro negro teria brotado, a jorro, quando da colheita de uma alface, e viria resolver as aflições financeiras, não só do Juvenal e da família, como do país.
Não era verdade, mas tinha imensa graça.
Quem sabe não nos estará destinada, umas décadas depois, uma verdadeira descoberta do precioso líquido, desta vez não no Beato, mas em Peniche, ou no Alentejo...

Sem comentários:

Enviar um comentário