domingo, 12 de dezembro de 2010

ESTUDOS DE OPINIÃO?


"FMI, volta, estás perdoado."
Foi este o título escolhido pelo semanário Expresso, para nos apresentar as conclusões do inquérito da Eurosondagem, para o Expresso, SIC e Rádio Renascença, realizado entre os dias 2 e 7 deste mês.
As perguntas, colocadas aos inquiridos, foram as seguintes:
1. Acha que Portugal vai ter que pedir ajuda à União Europeia e ao FMI, para enfrentar a actual crise?
2. Portugal deve pedir ajuda internacional ou resolver os seus problemas internamente?
3. A ajuda internacional pode ajudar-nos a sair mais rapidamente da crise?
4. A situação do país ficará melhor, ou pior, com a ajuda internacional?
5. Portugal devia sair da zona euro e voltar a ter moeda própria?
Das 1.310 tentativas de entrevistas, foram validadas 1.032, porquanto 21,2% dos inquiridos não aceitaram colaborar neste estudo de opinião, como se pode ler na ficha técnica.
Através da leitura do jornal, ficamos a saber que 46,4% dos inquiridos é favorável ao pedido de ajuda, sugerido na primeira pergunta, percentagem que passa a 47,1% na resposta à segunda.
Ou seja, 0,7% dos inquiridos acham que devemos pedir ajuda a uma outra entidade, que não o FMI ou a União Europeia. Talvez estivessem a pensar no Banco Mundial...
Já quanto às terceira e quarta perguntas, verifica-se que 50,1% dos inquiridos entende que, ajudado, o país sairá mais rapidamente da crise, sendo 50,8% de opinião que a situação do país ficará melhor, se recorrer à ajuda internacional.
Ou seja, numa interpretação directa dos resultados, apesar de mais de 50% dos inquiridos entenderem que Portugal sai mais rapidamente da crise, e fica melhor, se ajudado internacionalmente, apenas 47,1% acham que o país deve pedir ajuda.
Convenhamos que parece existir alguma incoerência entre as respostas, que não vejo retratada nas conclusões...
E sem pretender ser desmancha prazeres, ou contrariar os adeptos da vinda do FMI, atrevo-me a perguntar se todos os inquiridos teriam noção das implicações subjacentes ás perguntas que lhe foram colocadas.
E porque sou um céptico e entendo que é preciso ter muito cuidado com as conclusões destes estudos de opinião, sobre matérias tão sensíveis, permito-me sugerir que a Eurosondagem contacte os mesmos entrevistados e os convide a responder, apenas, a três perguntas:
1. Sabe o que é o Fundo Monetário Internacional?
2. Conhece as exigências do FMI, para intervir na Grécia e na Irlanda? Gostaria de as ver aplicadas a Portugal?
3. Em que medida considera que um pedido de ajuda, ao FMI, melhoraria a situação do país?
Que me perdoem, se estou enganado, mas só depois de conhecer o resultado das respostas, dos mesmo entrevistados, a estas perguntas, é que acreditarei que, como nos diz o Expresso, os "portugueses dizem que José Sócrates deve recorrer à ajuda externa e que o Fundo Monetário Internacional é bem-vindo".
Até que isso suceda, a minha conclusão não pode deixar de ser diferente...

Sem comentários:

Enviar um comentário