terça-feira, 20 de abril de 2010

CRÓNICA DE UM PEDAÇO-DE-ASNO...



"Quem fuma é menos inteligente.
Conclusões de um estudo publicado numa revista britânica. Quem fuma tem um QI mais baixo"



Pelo andar da carruagem, a conclusão era inevitável.
Não tenho estatísticas que ajudem a fundamentar a minha percepção, mas a avaliar pela propaganda o tabaco já deve ser responsável por cerca de 3/4 dos problemas de saúde no mundo. Porque não também pela burrice?
Sim porque fumar é muito pior do que o Shelltox e esse "mata que se farta", lembram-se?
Claro que, para além de matar a malta toda, ou quase, e de nos deixar todos negros por dentro, já nos informaram que também provoca impotência, argumento absolutamente demolidor em matéria de auto-estima masculina.
E como se tudo isto não fosse punição suficiente, o Estado aumenta, anualmente, o imposto sobre o dito, sem qualquer correlação com o custo da matéria-prima, numa combinação perfeita entre o útil e o agradável. Aumentam-se as receitas em nome do combate ao tabagismo e os estúpidos dos fumadores financiam os eventuais custos sociais do seu vícios, os vícios de vários dos seus perseguidores e as campanhas movidas contra si, em defesa da sua saúde.
Como diria o outro: Tá certo!
Mas o que leva os fumadores a não desistirem, apesar de todas essas evidências?
O vício, pensava eu, o vício e aqueles momentos de prazer fantástico, como o do cigarrito depois do café, ou outros semelhantes...
Sucede que, como demonstrou o estudo da tal revista britânica "Addiction", existe uma explicação, bem mais adequada e determinante:
Somos burros e se ainda não somos totalmente o tabaco para lá nos encaminha!
Pensei melhor e tenho que admitir que a conclusão não é tão estúpida quanto parece.
Na verdade, só um burro é que se sujeita a ser permanentemente maltratado e discriminado por consumir um produto legal e aceita pagar cada vez mais por ele sem reclamar, ou organizar um grupo de defesa dos seus interesses.
E é preciso ser-se mesmo muito burro para contribuir para o financiamento de parte das responsabilidades do Estado para com os que o discriminam, dos estudos e campanhas tendentes à sua própria humilhação e não esboçar, sequer, uma reacção.
Para os que fumam muito, aproveito para esclarecer que QI é a abreviatura para Quociente de Inteligência, que é suposto medir a nossa capacidade cognitiva e agora se "demonstrou" ser menor entre os fumadores. Não se pode ter tudo...
Ainda assim, eu, fumador, não resisto a citar uma quadra desse grande poeta popular, António Aleixo:

Sei que pareço um ladrão
Mas há muitos que eu conheço
Que não parecendo o que são
São aquilo que eu pareço.

Sem comentários:

Enviar um comentário