terça-feira, 27 de abril de 2010

CAMPEÃO NO DRAGÃO...


Foi no passado domingo, quando passavam 36 anos sobre a revolução dos cravos, que restaurou as liberdades fundamentais em Portugal e deu início a um conturbado processo de descolonização.
O Benfica vencera o Olhanense, no sábado, por uns contundentes 5-0 e o Braga despachara a Naval sem quaisquer dúvidas.
Os adeptos portistas viam esfumar-se as hipóteses de estarem presentes na próxima edição da Liga dos Campeões, o que acentuava, naturalmente, a sua animosidade contra o Glorioso SLB.
Era o final da tarde e grande parte dos homens da aldeia tinham afluído ao Café Central, como era de costume nos dias de feriado.
Manecas Barbeiro tinha reflectida no rosto a felicidade que lhe inundava a alma, pois o seu Benfica estava a um ponto de ser campeão nacional, com dois jogos para terminar o campeonato, e conversava com os seu amigo Monas Picheleiro, adepto do Futebol Clube do Porto.
-Ó Monas, afinal vocês reclamam de quê? É que eu não entendo. Vocês estão a 5 pontos do Braga, a 11 pontos do Benfica, nem sequer vão à Liga dos Campeões e desculpam-se com o quê?
-Ó Manecas, num benhas cum cumbersas não. A ausência do Hulk fez uma grande diferença. Fomos muito prejudicados.
-Ah sim? Então uma equipa que quer ser campeã nacional estava dependente de um jogador?
E será que alguma equipa dependente de um só jogador pode aspirar a ser campeã ?
Eu sei que vocês não gostam que se fale disso, mas estão a 11 pontos do Benfica. Onze!!
Estão a reclamar de quê? Vocês têm é mau perder, é o que é!
-Bem Manecas, eu num quero discutir, num adianta, rendeu-se o Monas Picheleiro. Bão ser campeões dos "túneis" é o que é, atirou o Monas em tom provocador.
-Dos Túneis, das Circulares, das Avenidas e da Circunvalação. E também campeões nacionais, de preferência com uma vitória no estádio do dragão.
-Isso bamos a ber...
-Pois cuida-te Monas, que nós já encomendámos as mangueiras para apagar, definitivamente, as chamas do dragão...
Vocês, este ano, não foram mais do que os dragões dos desenhos animados e por mais que isso vos custe vão ver a Liga Europa por um canudo...
-Por um canudo? Ainda num terminou o campeonato...
-Vai ser por um canudo mesmo, já que é o Braga que vai ficar em segundo lugar. Ou será que já não te lembras da expressão "ver Braga por um canudo"...
-Olha Manecas, bou-me embora. Prontos. Acabou-se a cumbersa!
-Vai Monas, vai, que a coisa não está fácil para os teus lados. E eu, se fosse a ti, nem ligava a televisão no domingo, para não passares pela humilhação de veres o Benfica ser campeão no estádio do dragão.
-Tá bem Manecas, tá bem, respondeu-lhe o Monas, enquanto se dirigia para a saída.
Mas não resistiu a pensar:
-Na berdade, eles merecem ser campeões...

Sem comentários:

Enviar um comentário