sábado, 21 de novembro de 2009

IDEAIS...

Os confrontos entre argelinos e egípcios, a propósito das eliminatórias do campeonato do mundo de futebol, merecem alguma reflexão.
Interessante como o futebol pode ser fonte de conflitos sérios, ou de "reconciliação nacional", como foi o caso, com o apuramento das Honduras.
Afinal, num caso, como no outro, estamos perante a transferência das frustrações, e problemas, do quotidiano, para um simples jogo de futebol.
Tal como alguns condutores transferem, para o modo como conduzem as suas viaturas, os seus problemas, e frustrações diárias...
Mas, voltando ao futebol, não resisto a pensar que todo este exaltamento só pode estar relacionado com a ausência de outros ideais, que reduziriam o resultado de uma partida de futebol, mesmo quando se trata do apuramento para um campeonato do mundo, á sua verdadeira dimensão.
Em Portugal, no tempo do Salazarismo, também muitos portugueses embriagados com a clubite aguda, se afastaram da discussão dos problemas do país, e eram muitos...
Dirão, alguns, que é normal esse empolgamento, já que o futebol provoca paixões e arrasta multidões, mas eu continuo a pensar que seria melhor os povos colocarem essa força, e essa paixão, na defesa de nobres ideais, e dos interesses dos seus países...!

Sem comentários:

Enviar um comentário