quinta-feira, 28 de maio de 2009

QUESTÕES DE SAÚDE...


Tomei conhecimento de que, o actual presidente do Benfica, cancelou a viagem que deveria realizar, aos Estados Unidos e Canadá, entre os dias 17 e 20 de Junho, para inaugurar 4 novas Casas.
Fiquei, ainda, a saber que, em comunicado, os signatários, que presidem à 9 Casas do Benfica, nos Estados Unidos e Canadá, se manifestaram, tristes e desiludidos, tendo, até, afirmado que o Clube os abandonou, e se sentiam traídos, pelo actual presidente.
Desiludidos com o cancelamento, até porque já tinham incorrido em gastos com a organização dos eventos, os subscritores afirmam que esta situação não é nova, pelo que exortam o Clube a ter mais respeito pelos benfiquistas dos Estados Unidos, e acusam o actual presidente, de abandonar, e desonrar, as Casas, Filiais e Núcleos.
Soube também que, segundo apurou a Agência Lusa, junto do Clube, a viagem foi adiada a conselho médico, o qual não poderia, naturalmente, ser ignorado.
Que me perdoem os benfiquistas dos Estados Unidos e do Canadá mas, na minha modesta opinião, não procederam correctamente.
Apesar de, como dizem, esta situação já ter antecedentes, o facto é que não se deve brincar com a saúde, e se o médico aconselhou o actual presidente do Clube a não viajar, é porque a fragilidade do seu actual estado de saúde assim o recomendava. Não duvido !
Aliás, e a seu favor, todos sabemos que, também a conselho médico, o actual presidente do Benfica, não pode assistir aos jogos do Benfica, o que, para quem adora futebol, como é o seu caso, constitui um sacrifício sem paralelo.
Por isso, e com o devido respeito, o que os signatários deveriam ter feito era um comunicado em que desejavam, ao actual presidente do Clube, um rápido reestabelecimento, porque a saúde é coisa para ser levada muito a sério, voto esse que quero, aqui, formalmente, expressar.
E embora conste que, o actual presidente do Benfica, tem uma certa propensão para cancelar compromissos, recorrendo a justificações, nem sempre justificáveis, que diabo, não acredito que inventasse uma recomendação médica, para justificar a ausência.
Até porque isso não estaria de acordo com o comportamento, éticamente, irrepreensível, que sempre o caracterizou.
Quem conhece o actual presidente do Benfica sabe que, ele seria incapaz de mentir, e que, ao longo de 8 anos, como dirigente do Clube, sempre respeitou os sócios, até aqueles que dele discordam, fazendo, sempre, os maiores sacrifícios, até pessoais, para cumprir os seus deveres para com eles.
Só por maldade alguém pode pensar que o actual presidente, que sempre sacrificou os seus negócios, a sua família e a sua saúde, a bem dos interesses do Clube, deixaria de cumprir com o compromisso assumido, se o seu médico, para tanto, o tivesse autorizado.
Tenho, até, a certeza, sem precisar de o consultar, que utilizou todos os argumentos possíveis, para convencer o médico de que estava em condições de viajar, lhe lembrou os compromissos assumidos, e utilizou as estatísticas existentes sobre a doença, para justificar o reduzido risco da deslocação.
E também consigo imaginar o médico, renitente, lembrando-lhe que se trata de uma pandemia, respondendo não, e não, a cada um dos seus argumentos...
Não lhe restava, acredito, outra alternativa, senão adiar a viagem, e imagino a sua consternação...
E é porque sempre me preocupei com os Presidentes do meu Clube, que, me interrogo, se será avisado, um homem com uma saúde tão frágil, que o obriga a cancelar compromissos importantes, que necessita de acompanhamento médico regular, que está impedido, por motivos de saúde, de assistir aos jogos de futebol do Benfica, voltar a candidatar-se à presidência do Clube ?
E conhecedor da sua dedicação ao Clube e do seu elevado espírito de sacrifício, atrevo-me a pedir aos subscritores do comunicado, e aos sócios do Benfica, que se manifestem, antes mesmo do próximo acto eleitoral, no sentido de libertarem o actual presidente desse enorme sacrifício pessoal, deixando-lhe tempo para cuidar da sua saúde e poder, finalmente, dedicar-se às tarefas, bem menos "stressantes", de cuidar dos seus negócios e estar com a sua família, desejo que já manifestou, em inúmeras ocasiões.
Estou certo que não encontraremos sucessor á sua altura, mas, com o esforço e união de todos, a quem a saúde ainda permite, o Clube sobreviverá, e o seu retrato não deixará de ter o lugar adequado, na galeria dos Presidentes...

Sem comentários:

Enviar um comentário