domingo, 1 de maio de 2011

MULHERES E MÃES


Hoje é Dia da Mãe!
Tudo o que eu possa dizer sobre este dia, consagrado ás Mães, é irrelevante, quando comparado com as homenagens feitas por tanta gente ilustre, mas nem por isso posso deixar de prestar o meu tributo a todas as Mães, com particular destaque para as da minha família.
Lembro e Saúdo as que ainda estão entre nós, e as que já nos deixaram.
De entre as Mães que estão entre nós, e sem desprimor para qualquer outra, cumpre-me prestar duas homenagens especiais:
A primeira, dedicada à Mãe do meu filho, com o meu Eterno Agradecimento, por me ter dado o meu bem mais precioso. Obrigado, Ana!
A segunda, para honrar a minha irmã, grande Amiga e formidável Mãe. Parabéns, Paulinha, este é o teu dia.
Para todas as outras Mães, da família, deixo um enorme beijo, com muita ternura, dizendo-lhes, apenas, que a idade me tem ajudado a valorizar, cada vez mais, a sua difícil tarefa, como Mulheres e Mães. Bem Hajam!
De entre as Mães que já não estão entre nós, mas cuja memória permanece bem viva, com um lugar especial no meu coração, presto especial tributo ás duas Mulheres mais importantes da minha vida:
A minha Querida e Saudosa Mãe, Maria do Carmo, vitima de um trágico acidente de viação, há quase 45 anos.
O seu desaparecimento, precoce, não apaga, ou atenua, a lembrança, quotidiana, de uma extraordinária Mulher que, apesar de não ter tido a possibilidade de ver os seus filhos crescer, nos deixou um legado de integridade, e determinação, que me cumpre saber honrar.
A dor causada pela sua morte, que parece acentuar-se com o andar dos anos, assume particular intensidade nestes momentos, quando se torna impossível não sentir um pouquinho de ciúme por todos aqueles que ainda têm o privilegio de poderem celebrar este dia com as suas Mães.
A segunda homenagem vai, naturalmente, para a minha Querida e Saudosa Avó, Rogelia, que assumiu a difícil tarefa de criar os netos, após o desaparecimento da filha.
Costuma dizer-se que as avós são mães duas vezes, e isso foi, literalmente, o que se passou com a minha Avó, Rogelia. Uma Mulher de armas, e uma Mãe que teve de suportar a dor de assistir à perda de dois filhos, e do marido.
Obrigado, Avó, por tudo o que nos deste!
Por último, e em homenagem a todas as Mulheres e Mães, da família, que já não estão entre nós, direi, apenas, que de todas recolhi ensinamentos, que muito contribuíram para a minha formação, como homem.
Todas recordo, com Saudade, neste dia que lhes é dedicado, e a todas agradeço o Amor e Carinho, que me dedicaram.
A terminar, quero expresssar o meu Apreço e Reconhecimento, a todas as Mulheres e Mães, do mundo, pela sua entrega e dedicação a uma das mais difíceis e nobres tarefas da natureza humana: dar à luz, criar e educar, uma criança.
Um grande Bem Haja para todas.
Apenas uma nota final para referir que, com a imagem escolhida, recordo a padroeira de minha Mãe, e presto homenagem ao Papa João Paulo II, no dia da sua beatificação, cujo pontificado deixou uma marca, indelével, na história mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário