"Quem fuma é menos inteligente.
Conclusões de um estudo publicado numa revista britânica. Quem fuma tem um QI mais baixo"
Conclusões de um estudo publicado numa revista britânica. Quem fuma tem um QI mais baixo"
Pelo andar da carruagem, a conclusão era inevitável.
Não tenho estatísticas que ajudem a fundamentar a minha percepção, mas a avaliar pela propaganda o tabaco já deve ser responsável por cerca de 3/4 dos problemas de saúde no mundo. Porque não também pela burrice?
Sim porque fumar é muito pior do que o Shelltox e esse "mata que se farta", lembram-se?
Claro que, para além de matar a malta toda, ou quase, e de nos deixar todos negros por dentro, já nos informaram que também provoca impotência, argumento absolutamente demolidor em matéria de auto-estima masculina.
E como se tudo isto não fosse punição suficiente, o Estado aumenta, anualmente, o imposto sobre o dito, sem qualquer correlação com o custo da matéria-prima, numa combinação perfeita entre o útil e o agradável. Aumentam-se as receitas em nome do combate ao tabagismo e os estúpidos dos fumadores financiam os eventuais custos sociais do seu vícios, os vícios de vários dos seus perseguidores e as campanhas movidas contra si, em defesa da sua saúde.
Como diria o outro: Tá certo!
Mas o que leva os fumadores a não desistirem, apesar de todas essas evidências?
O vício, pensava eu, o vício e aqueles momentos de prazer fantástico, como o do cigarrito depois do café, ou outros semelhantes...
Sucede que, como demonstrou o estudo da tal revista britânica "Addiction", existe uma explicação, bem mais adequada e determinante:
Somos burros e se ainda não somos totalmente o tabaco para lá nos encaminha!
Pensei melhor e tenho que admitir que a conclusão não é tão estúpida quanto parece.
Na verdade, só um burro é que se sujeita a ser permanentemente maltratado e discriminado por consumir um produto legal e aceita pagar cada vez mais por ele sem reclamar, ou organizar um grupo de defesa dos seus interesses.
E é preciso ser-se mesmo muito burro para contribuir para o financiamento de parte das responsabilidades do Estado para com os que o discriminam, dos estudos e campanhas tendentes à sua própria humilhação e não esboçar, sequer, uma reacção.
Para os que fumam muito, aproveito para esclarecer que QI é a abreviatura para Quociente de Inteligência, que é suposto medir a nossa capacidade cognitiva e agora se "demonstrou" ser menor entre os fumadores. Não se pode ter tudo...
Ainda assim, eu, fumador, não resisto a citar uma quadra desse grande poeta popular, António Aleixo:
Sei que pareço um ladrão
Mas há muitos que eu conheço
Que não parecendo o que são
São aquilo que eu pareço.
Sem comentários:
Enviar um comentário