quarta-feira, 31 de agosto de 2011

REDUÇÃO DA DESPESA PÚBLICA: QUE MEDIDAS?


Foi apresentado, pelo Governo, o documento de estratégia orçamental.
Garantia de mais impostos e muita imprecisão, relativamente ás medidas para redução da despesa pública.
Aparentemente, vamos ter que esperar pela apresentação do Orçamento para 2012, para ficarmos a conhecer as medidas que o Governo afirmou poder anunciar até ao final do mês de Agosto.
Para quem dizia estar preparado para governar e saber, perfeitamente, onde cortar, na despesa pública, o resultado não é muito animador...

terça-feira, 30 de agosto de 2011

E PORQUE NÃO, UM REFERENDO?


Alberto João Jardim já nos habituou a dizer tudo o que lhe vem à cabeça, sabendo que não corre o risco de que lhe venham a pedir contas.
No seu partido, nenhuma liderança se atreve a enfrentá-lo, com receio de que se percam os preciosos votos do PSD-Madeira.
Os diferentes Governos e Presidentes da República tudo lhe aceitaram, e aceitam, em nome não se sabe muito bem de quê.
A verdade é que, se muitas das "graças" de Alberto João não passam disso mesmo, existem posições com as quais não é possível pactuar, sem pôr em causa a autoridade do Estado.
Vem isto a propósito das recentes declarações do Presidente do Governo Regional, a pretexto da Zona Franca da Madeira, reacendendo a hipótese de independência da ilha.
Como de costume, não vi, nem ouvi, reacções ás declarações de Alberto João, mas quero referir que, como português, considero que talvez seja tempo de se fazer um referendo sobre a independência.
Por conta da insularidade, a Madeira vive, há décadas, à conta dos dos continentais, e vai sendo tempo de exigir a Alberto João Jardim que assuma as suas responsabilidades...

EM PENALTIS NOS...DESENTENDEMOS


Quando ainda falta o jogo do FCPorto, para se encerrar a terceira jornada da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, já é possível retirar algumas conclusões, sobre as três principais equipas portuguesas.
O SLBenfica surge bastante mais forte, do que no início da época passada, e alguns dos reforços já demonstraram ser um uma mais-valia.
Os benfiquistas parecem ter motivos para encarar a época com confiança...
O FCPorto iniciou a época como de costume. Sem grande consistência, mas a beneficiar dos favores das arbitragens, algo que se está a tornar uma "tradição", no início de cada campeonato...
O SportingCP começou muito mal, com as novas contratações a tardarem em demonstrar o seu valor.
Para além disso, ao abrir uma guerra com a arbitragem, cuja finalidade não se vislumbra, o Sporting parece mais interessado em desviar as atenções do que em procurar resolver os problemas internos, que transparecem desta "mini-crise".
Não quero, com isto, dizer que o Sporting não tem razão, pelo contrário, tanto mais quando comparemos os critérios com os utilizados nas arbitragens dos jogos do FCPorto.
E devo confessar que, depois das grandes penalidades marcadas, a favor do FCPorto, nos jogos com o Guimarães e o Gil Vicente, temo que se tenha aberto o precedente para tornar a questão dos penaltis num dos grandes temas do futebol luso, até ao final da época.
Oxalá eu me engane...

sábado, 27 de agosto de 2011

"OS MÁIORES", FORAM "ROUBADOS"...


O FCPorto perdeu a supertaça europeia, para o Barcelona.
Adeptos e dirigentes queixam-se do árbitro, logo eles que, após o jogo com o Gil Vicente, classificavam os árbitros como "verdadeiros heróis"...
Excepção feita a esse detalhe, é forçoso reconhecer que o FCPorto tem razão.
Não se admite que a escolha do árbitro designado para apitar a final não tenha recebido o acordo, prévio, do Sr Pinto da Costa.
Um desrespeito inadmissível, contrário ás boas práticas do futebol cá do burgo.
Se tivessem escolhido o árbitro que apitou o jogo com o Gil Vicente, vá que não vá, já que esse está perfeitamente identificado com as regras, métodos e processos que envolvem os jogos do FCPorto...
Com esse, não só teriam sido marcados os dois penaltis, que o FCPorto reclama, como não teria havido expulsões. E o golo do Messi teria sido anulado por fora-de-jogo!
Assim se teria feito justiça, o FCPorto teria ganho o jogo, e sido consagrado como a melhor equipa do mundo, tal como tantas vezes tem sucedido com muita das conquistas obtidas cá no burgo...
É uma vergonha, já não há respeito!
O FCPorto, que jogou de igual para igual com o Barça e num campo lavrado, que prejudicou a exibição da sua superior técnica individual, pode bem queixar-se da UEFA e do árbitro.
O facto de ter andado o tempo todo à procura da bola e não ter criado oportunidades de golo, não tem importância nenhuma, nem retira mérito à sua brilhante exibição.
Pena que correr, tanto tempo, atrás da bola seja frustrante como o caraças...

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O MEU BEM-ME-QUER !


Nasceu uma flor no meu jardim.
Nada mais natural, dir-me-ão vocês, que sabem que nos jardins costumam nascer flores.
Só que esta não é uma flor de adorno, não foi plantada, muito menos regada, apenas surgiu, do nada, no meio da relva.
Não sei como se chama, mas sei que parece um malmequer, pelo que decido designá-la como tal.
Um malmequer pequenino, frágil, pétalas de um amarelo vivo, que contrastam com o verde escuro da relva onde surgiu, que os raios solares ajudam a realçar.
Fiquei a admirar o meu malmequer por momentos, seduzido pela sua beleza simples.
Afinal, aquele malmequer, que em breve desaparecerá, por acção da minha jardineira, é bem o espelho do mundo em que vivemos e do ciclo a que se convencionou chamar de ciclo da vida.
Frágil, como todos os bebés, e sem os devidos cuidados depressa desaparecerá, para dar lugar a novos malmequeres e contribuir para enriquecer a terra de onde brotou.
Belo, como tudo o que é pequenino, guarda a frescura e a vitalidade da juventude, mas nunca será considerada uma planta de adorno. Nasceu torto, no local errado, e como diz o ditado, o que nasce torto...
Também assim sucede com a vida de milhões de seres humanos, que nasce torta, em locais e hora errados, uma cruz que irão carregar, na esmagadora maioria dos casos, ao longo de uma vida de sobrevivência, até que o ciclo se complete.
Pena que isso não leve o Homem a usar a sua suprema inteligência para preservar e respeitar a Natureza, e os outros Homens...
Pararmos, por momentos que fosse, para apreciarmos as maravilhosas belezas que a Natureza nos proporciona, quotidianamente, parece estar fora dos nossos propósitos, e é pena, porque aprendíamos mais sobre a Vida.
E tal como sucederá com o meu malmequer, também nós, mais tarde ou mais cedo, iremos ceder o nosso lugar a outros homens, integrando e completando o ciclo.
Pensei em tudo isto e quedei-me a olhar o meu malmequer.
Tive a tentação de o arrancar da relva, para o guardar, mas resisti. Existem situações em que matar plantas e animais pode ser equiparável a um assassinato.
E decidi, também, que não ia contar-lhe as pétalas, como fiz tantas vezes, quando era criança, pois tenho a certeza que, neste caso, depois da reflexão que me proporcionou, este é, seguramente, um Bem-Me-Quer!
O meu Bem-Me-Quer!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O MELHOR FILHO DO MUNDO


O meu filho comemora, hoje, o seu 32º aniversário.
Acontecimentos recentes impedem que este dia possa ser celebrado como eu gostaria, mas confio que melhores dias virão...
Desculpa-me, querido filho, se não consigo escrever mais nada, mas tu sabes bem o que me vai na alma...
Parabéns, Frederico, e Obrigado por tudo.

domingo, 14 de agosto de 2011

ERROS DE ARBITRAGEM E OS FAVORES DO COSTUME


Com a entrada em acção de Sporting e Porto, no campeonato nacional de futebol, surgiram os primeiros problemas com a arbitragem.
O Sporting, voltou com o velho hábito de se queixar das arbitragens, sendo que, se tem razão quanto ao golo mal anulado, "esqueceu-se" que Jeffren deveria ter sido expulso, na primeira parte, por agressão, o que influiu, naturalmente, na subsequente evolução do jogo.
Quanto a um penalti não assinalado, por mão na bola, tudo depende do critério do árbitro, pelo que só teria razão se houvesse diferenças de critério.
Já quanto ao Porto, a conversa é outra.
Olegário Benquerença assinalou grande penalidade, contra o Guimarães, por falta, que existiu, na grande área.
Aparentemente, tudo bem. Só que cabe perguntar o seguinte:
-Quantas faltas semelhantes já foram feitas, na sequência da marcação de cantos, em jogos arbitrados por Benquerença? E quantas grandes penalidades assinalou?
Arrisco-me a dizer que esta é a primeira...
E são estas situações que legitimam que se fale de habilidades de arbitragem...
O Porto lá ganhou mais um jogo, que não merecia, e começa o campeonato com os favores do costume.

sábado, 13 de agosto de 2011

OU ENTRA MOSCA, OU SAI IMPOSTO


O Ministro da Finanças deu mais uma conferência de imprensa original:
Ele fala, os outros ouvem!
Apesar de saber que não teria direito a "abrir o bico", a comunicação social esteve presente, em força.
Afinal, aguardava-se o anúncio de importantes cortes na despesa pública, e este governo não mente. Mentiroso era o outro.
E ficámos a saber que o Governo decidiu limitar a progressão de carreiras nas forças armadas e na GNR, e tivemos direito ao anúncio de mais um aumento, desta vez da taxa do IVA, na electricidade e no gás natural.
Afinal, parece que aquela regra da redução do deficit assente em 2/3 na redução dos gastos do Estado, e 1/3 nos impostos, terá sido "mandada ás malvas" em 2011, uma vez que, face à necessidade de corrigir os desvios orçamentais, "ir ao bolso da rapaziada" assegura resultados mais rápidos.
Ficámos ainda a saber que, o "desvio colossal" de que falava o primeiro ministro é, afinal, proveniente da fraca cobrança de impostos, da acção do "resistente" Alberto João Jardim e de mais prejuízos no BPN, que deram um jeitão, para ajudar a "justificar" a integração dos fundos de pensões da banca na Segurança Social...
Quanto aos senhores da "troika", voltaram a vir dar ordens e a dizer como se faz, dando-se ao luxo de anunciar medidas, em clara usurpação dos seus poderes, que são da responsabilidade do Governo.
Enfim, a coisa promete...
Entretanto, e enquanto escrevia este post, chegou ao meu conhecimento a existência de um movimento, no Facebook, para impedir o Ministro das Finanças de abrir a boca.
É que sempre que ele abre a boca, "ou entra mosca, ou sai imposto"...

JESUS VOLTOU A "LER" MAL O JOGO, E O BENFICA EMPATOU


Para não variar, o Benfica iniciou o campeonato com um empate, num jogo em que esteve a ganhar por 2-0.
Quem viu o jogo, pressentia que o Benfica corria o risco de sofrer o empate, mas Jorge Jesus não se apercebeu.
"Um empate com sabor a derrota", disse o treinador do Benfica no final do jogo, mas nem sequer se deu ao trabalho de esgotar as substituições possíveis, para tentar alterar a situação.
A época está a começar e não quero ser pessimista, mas sou forçado a reconhecer, com base na experiência passada, e no comportamento do treinador, que este empate não augura nada de bom.
E também não gostei, confesso, da fácil "adaptação", e aceitação, do treinador, a mais um resultado desfavorável.
Jesus parece ter gasto toda a ambição no seu primeiro ano, ao serviço do Benfica, e basta compararmos o discurso actual com o de então, para percebermos que a ambição parece ter desaparecido...
Oxalá eu me engane, mas assim "não vamos lá".

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O "RESISTENTE"


Se existissem dúvidas quanto ao motivo pelo qual a Madeira deu mais um contributo para o agravamento do deficit, Alberto J Jardim veio esclarecer:
Era preciso resistir!
E resistir, é tudo o que Alberto J Jardim tem feito, desde que chegou ao poder, na Madeira:
Resistir à tentação de gastar "à tripa-forra"!
Infelizmente, nunca conseguiu, sempre gastou o que tem e o que não tem, e os restantes portugueses já se habituaram a suportar os custos dos desmandos despesistas do presidente do Governo Regional, com a complacência dos diferentes governos e presidentes da república.
Até Quando?

BENFICA ABRE O CAMPEONATO NACIONAL DE FUTEBOL


O meu Benfica inicia, hoje, a sua participação no Campeonato Nacional de Futebol 2011/12, defrontando o Gil Vicente, fora de casa.
Do campeonato, que agora se inicia, espero maior competitividade, para bem do futebol português, e um comportamento exemplar, por parte de todos os intervenientes, em matéria de "fair-play". Seria muito bom que assim fosse...
Do meu Benfica espero uma excelente época, a condizer com a qualidade do plantel, indiscutivelmente melhor do que os dos últimos anos, e desejo que seja desta que quebramos o enguiço dos maus resultados no início do campeonato.
Tenho a secreta esperança de que o Benfica possa fazer uma época fantástica.
Aguardemos...

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

CONTINUEM A MIMAR OS MENINOS...


O actos de vandalismo a que temos assistido, no Reino Unido, têm motivado diferentes comentários e análises.
Curiosamente, na esmagadora maioria dos casos, os analistas tendem a atribuir a culpa à sociedade, porquanto se tem revelado incapaz de garantir emprego e de integrar, adequadamente, os jovens envolvidos.
Eu, que sou menos elaborado e não tenho formação específica em sociologia, acredito que se trata de um caso de falta de educação e formação, com culpas para paizinhos e professores, que não souberam, ou não quiseram, dar umas valentes palmadas nos meninos, no momento próprio.
"De pequenino se torce o pepino", diz o ditado popular, e os actos de vandalismo praticados por estes energúmenos, que demonstram um claro desrespeito por tudo e por todos, são o resultado da falta de uns belos bofetões, no momento adequado.
Liberdade e Democracia, quando não acompanhadas pela necessária Responsabilidade, e Responsabilização, pelos actos de cada um, só pode dar nisto.
Podem as sociedades continuar a mimar os meninos e a ser complacentes com as suas faltas de educação, mas depois não se queixem...

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

AGREDIR O ÁRBITRO...


Com o clima que se vive no futebol português, não é de estranhar a recente agressão ao árbitro de futebol, Pedro Proença.
Lamentavelmente, já nem quando estão fora dos relvados os árbitros estão a salvo de alguns energúmenos, que usam o futebol como pretexto para mostrarem o seu lado mais selvático.
Aparentemente, o agressor é um associado do Benfica, pelo que, na qualidade de sócio do Clube, aqui deixo a seguinte sugestão:
1. Que os dirigentes do SLB confirmem se o agressor é, ou não, sócio do Clube;
2. A confirmar-se a notícia, que seja aberto um processo disciplinar, nos termos dos Estatutos do Clube;
3. Que seja aplicado a esse associado um castigo exemplar, de modo a deixar bem claro que estes comportamentos não são toleráveis.
É este o comportamento que gostaria de ver, por parte dos dirigentes do meu Clube...

AGRADEÇO, RECONHECIDO


Quero agradecer as mensagens e os telefonemas recebidos, pedindo desculpa pela eventual demora na resposta.
Espero que compreendam que a disposição nem sempre é a melhor.
Que me perdoem aqueles que gostariam de me visitar, a quem fico grato, mas, se tudo correr bem, como espero, não faltarão oportunidades para nos vermos, num contexto bem mais agradável.
Tanto quanto percebo, as coisas estão a evoluir bem, mas aguardo o final desta primeira fase de tratamentos, em meados de Setembro, para poder ter um diagnóstico médico.
Quanto ao resto, tudo bem.
Aqui deixo um grande abraço para todos, com o meu agradecimento e reconhecimento, fazendo votos para que tudo vos esteja a correr como desejam.