quinta-feira, 5 de maio de 2011

O SERVIÇO PÚBLICO DE TELEVISÃO


Que as televisões chamem verdadeiros especialistas para comentarem os principais temas da actualidade, parece-me recomendável.
Neste contexto, faz todo o sentido que a comunicação social recorra ao comentário de gente especializada, para nos esclarecer quanto ás consequências do nosso pedido de ajuda externa.
Assim como me parece lógico que se convidem jornalistas, especializados, para comentarem esse mesmo tema, porquanto lhes incumbe informar, com objectividade e isenção. Sabemos nem sempre é assim, mas isso é um outro tema...
Obrigatório, digo eu, é pedir aos representantes dos partidos políticos que analisem e debatam o tema, contribuindo para ajudar os portugueses nas suas escolhas, com a vantagem de ficar claro que se trata de análises políticas, numa perspectiva partidária.
Mas entregar a análise e o comentário a supostos "especialistas", que não passam de políticos encapotados, só pode ser considerado deplorável, ainda que, reconhecendo que a situação me incomoda, não possa deixar de admitir que é uma opção e um direito que assiste ás televisões privadas,.
O mesmo não posso dizer, naturalmente, no que respeita ao serviço público de televisão, que é pago com o dinheiro dos contribuintes, a quem incumbe garantir a qualidade e isenção da informação prestada.
Mas não é isso que se tem estado a passar, assistindo-se ao triste espectáculo de alguns jovens, a coberto das suas licenciaturas, aproveitarem para fazer política partidária, com o maior despudor, como se de verdadeiros especialistas se tratasse.
E, nos canais públicos de televisão, este comportamento é lastimável!

Sem comentários:

Enviar um comentário