terça-feira, 28 de dezembro de 2010

NA TERRA DOS EUCALIPTOS: UM MAGNÍFICO DOIS MIL E ONZE

NA TERRA DOS EUCALIPTOS: UM MAGNÍFICO DOIS MIL E ONZE: "Um enorme bjo e abraço para todos os que me são queridos! Este é para vocês!Desejo-vos a todos um fantástico 2011!"

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O MEU NATAL




Mais um Natal que passou, este com a particularidade de ter sido dominado por uma crise de que todos falam, mas muito poucos deram mostras de levar a serio.
Salvo melhor opinião, pareceu-me que a utilização da palavra Crise superou a daquelas que são de uso mais tradicional, durante a quadra natalícia, como Paz, Amor, Fraternidade ou Solidariedade, e foi pena, apesar de não ignorar o abismo existente entre o discurso e a prática...
Apesar disso, a avaliar pelas notícias, gastou-se tanto, ou mais, em presentes, do que em anos anteriores, utilizando-se as mais esfarrapadas desculpas para justificar esse pendor consumista que parece caracterizar os portugueses.
Mas, enfim, como costuma dizer-se, haja saúde...
No que me diz respeito, talvez tenha sido um dos melhores Natais dos últimos anos, apesar da crise, pois consegui reunir, em minha casa, a maioria dos familiares mais directos, coisa que já não sucedia há muitos anos.
Bem sei que foi no dia 22 de Dezembro e não a 24, como manda a tradição, mas o importante foi termos voltado a estar todos juntos, uma pratica que tenho intenção de manter, enquanto tiver vida e saúde.
Deixei de gostar do Natal, confesso, de forma progressiva, na proporção directa do desaparecimento daqueles que me eram queridos, cuja lembrança se torna ainda mais viva durante a quadra natalícia, a que se aliaram outras vicissitudes em que a vida é fértil.
Este ano, contudo, ao conseguir juntar a família, não só senti que honrei a memória dos que partiram, como voltei a experimentar o verdadeiro espírito de Natal...
Uma das fotografias que coloquei acima, é uma singela homenagem aos meus pais e avós, todos já desaparecidos, bem como a todos os familiares e amigos, já falecidos.
Todos continuam presentes, na minha memória, com particular destaque para o meu tio Carlos Alberto, e todos recordo, com enorme saudade.
A outra foto é dedicada à minha irmã, aos meus tios, aos meus sobrinhos e aos meus primos, a quem agradeço a presença e a possibilidade que me deram de voltar a reviver o Natal de outros tempos. Bem-hajam!
Quanto à minha noite de Natal, desde que passada na companhia do meu filho, é sempre excelente, e este ano não fugiu à regra.
Mas quero agradecer à minha irmã, ao meu cunhado Armando, e aos meus sobrinhos, Bernardo, Constança e Zé Maria, terem-nos honrado com o prazer da sua companhia e boa disposição, como bem ilustra a fotografia.
Se algo esteve menos bem, em matéria culinária, aqui ficam as minhas desculpas, com a promessa de que irei empenhar-me para fazer melhor, no futuro.
Uma nota final, de agradecimento ás minhas hérnias, que apesar do seu comportamento pouco cristão, nada a condizer com a quadra, souberam dar-me um relativo descanso, durante a preparação da reunião familiar do dia 22, e da noite da consoada...

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

MENSAGEM DE NATAL



Com votos de um Feliz e Santo Natal, para todos vós, na companhia de todos os que vos são queridos, deixo-vos este belíssimo poema de Ary dos Santos, que merece leitura e reflexão.
Um abraço de Amizade para todos



Tu que dormes a noite na calçada de relento
Numa cama de chuva com lençóis feitos de vento
Tu que tens o Natal da solidão, do sofrimento
És meu irmão amigo
És meu irmão
E tu que dormes só no pesadelo do ciúme
Numa cama de raiva com lençóis feitos de lume
E sofres o Natal da solidão sem um queixume
És meu irmão amigo
És meu irmão
Natal é em Dezembro
Mas em Maio pode ser
Natal é em Setembro
É quando um homem quiser
Natal é quando nasce uma vida a amanhecer
Natal é sempre o fruto que há no ventre da Mulher
Tu que inventas ternura e brinquedos para dar
Tu que inventas bonecas e comboios de luar
E mentes ao teu filho por não os poderes comprar
És meu irmão amigo
És meu irmão
E tu que vês na montra a tua fome que eu não sei
Fatias de tristeza em cada alegre bolo-rei
Pões um sabor amargo em cada doce que eu comprei
És meu irmão amigo
És meu irmão
Natal é em Dezembro
Mas em Maio pode ser
Natal é em Setembro
É quando um homem quiser
Natal é quando nasce uma vida a amanhecer
Natal é sempre o fruto que há no ventre da Mulher

Ary dos Santos

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

PLURALISMO E RIGOR, NA INFORMAÇÃO...


O Relatório da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, referente ao ano de 2009, foi apresentado, ontem, no Parlamento, e mereceu ampla cobertura mediática.
O destaque foi, como era de esperar, para o tempo a que cada um dos partidos teve direito, nas notícias da RTP, e o pluralismo da informação, com particular relevo para o espaço dedicado, ou não, ao PSD.
Com base no referido relatório, o PSD voltou a queixar-se de sub-representação, nos vários canais da RTP, e vai chamar ao Parlamento o director de informação da estação pública de televisão.
Para exemplificar o que pretendo dizer, centro-me no artigo publicado na página do Jornal de Notícias, na Internet, sob o título "PSD continua subrepresentado na RTP".
(http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Media/Interior.aspx?content_id=1735741)
Começo por dizer que o PSD faz muito bem em queixar-se e pedir esclarecimentos ao director de informação da RTP, tanto mais que, José Azeredo Lopes, o presidente da ERC, reconhece como "sistemática a violação (por parte da RTP) de uma regra essencial" do pluralismo.
Aguardo, pois, as justificações do director de informação da estação, que me merece o maior respeito e credibilidade, para poder formular um juízo de valor, definitivo, sobre esta questão, tanto mais que Bloco de Esquerda e PCP parecem ter sido os principais beneficiados, e não o partido do Governo, como poderíamos ser levados a crer.
Mas o que mais me impressionou, apesar de não ter merecido grande relevo mediático, foi a denúncia do Conselho Regulador da ERC, no que diz respeito à qualidade do jornalismo que se faz em Portugal.
A dado passo do artigo do JN, acima mencionado, pode ler-se:

Jornalismo vulnerável

À margem da apresentação do relatório de regulação de 2009, o conselho regulador da ERC denunciou o que Azeredo Lopes apelida de "depauperação lenta, mas segura, da classe jornalística" que "se ressente na qualidade do produto jornalístico".
De acordo com a análise, existe uma "proletarização e nalguns casos a sub-proletarização do jornalismo por vários factores conjugados, como "a evolução tecnológica, o processo de concentração dos meios em Portugal, a redução de efectivos e a crise económica que atinge de frente os grupos de comunicação social".
"Isto não vem dar uma estocada final no jornalismo, mas vem dar uma estocada forte na possibilidade de um jornalismo em sentido pleno", declarou Azeredo Lopes, realçando as dificuldades dos grupos de comunicação em financiar a actividade jornalística e impondo condições salariais, ou de outra natureza, que "empurram o jornalismo para situações sociais e económicas de subproletarização".

Como leitor, e eleitor, não posso deixar de ficar preocupado.
Depauperação da classe jornalística, que se ressente na qualidade do produto jornalístico? Estocada forte na possibilidade de um jornalismo em sentido pleno?
São afirmações contundentes, sobre aquele que é considerado como o quarto poder, que merecem reflexão e não podem ser encaradas de ânimo leve.
O referido Conselho Regulador tem o dever, e a obrigação, de ser mais explícito para connosco, consumidores do produto jornalístico e por ele influenciados, quanto ao que quis dizer, exactamente, com a sua denúncia.
É que não é só na RTP que é preciso assegurar o pluralismo, e o rigor na informação...

O FUNDO, NO FUNDO...


Futuros despedimentos serão pagos com desconto nos salários

Este é o título do artigo, assinado por Margarida Peixoto, que podemos ler na página do Diário Económico, na Internet (http://economico.sapo.pt/noticias/futuros-despedimentos-serao-pagos-com-desconto-nos-salarios_106880.html).

Face ao título, seria natural que a jornalista nos desse alguns detalhes sobre a operação que foi desenhada pelo Governo, visando a criação de um Fundo, para fazer face, parcialmente, aos custos com despedimentos.
Surpreendentemente, e apesar do título, não só isso não acontece, como, a este propósito, é dito o seguinte:

"O Governo quer as empresas criem um fundo para financiar os despedimentos que será alimentado através de um desconto na massa salarial, anunciou ontem a ministra do Trabalho. No final de uma reunião do Conselho de Ministros especialmente longa - durou cerca de seis horas - o Executivo apresentou um pacote de medidas para tornar a economia mais competitiva, sem deixar para trás o objectivo de cortar o défice orçamental."(...)

Desde logo, anota-se a falta de cuidado na redacção, pois o Governo não "quer as empresas criem", mas sim, quer que as empresas criem, mas enfim, acontece...
Ora, que me conste, a ministra não afirmou esse propósito, nos termos em que a jornalista lhe atribui, mas eu, que não tenho procuração da ministra, ou de quem quer que seja, para defender a solução encontrada, ou qualquer outra, posso ajudar a explicar.
Mas não sem, antes, acrescentar que, na madrugada de hoje, na RTP-N, a pretexto da revista de imprensa, dos jornais de hoje, um outro jornalista, e comentador, cujo nome não recordo, aproveitou o título da notícia para nos dizer que iríamos assistir ao absurdo de os trabalhadores passarem a efectuar descontos para assegurarem o dinheiro para o seu despedimento, o que funcionaria, em seu entender, uma espécie de "seguro".
Assim se vai fazendo o jornalismo em Portugal...
Vamos por partes:

1. O Governo anunciou a intenção de criar um Fundo, para financiar, parcialmente, futuros despedimentos, sem explicitar o modo como seria financiado, pois tem a intenção de discutir este projecto, em sede de concertação social;
2. As associações patronais acolheram favoravelmente, em princípio, esta iniciativa, tendo as centrais sindicais optado, a meu ver bem, por um prudente silêncio;
3. A criação de um Fundo desta natureza só fará sentido se for financiado pela entidade patronal, sem qualquer contribuição dos trabalhadores, como facilmente se percebe, e nunca a ministra referiu o que quer que fosse, em sentido contrário;
4. Claro que, para que o Fundo possa ser constituído, e atingir objectivo pretendido, será necessário incentivar as empresas nesse sentido, concedendo-lhes algum benefício;
5. Sucede que esse benefício, ou muito me engano, só poderá ser concedido por via da isenção fiscal, ou seja, até ao limite que vier a ser definido, as empresas beneficiarão de um crédito fiscal, total ou parcial, sobre montante que alocarem a esse Fundo.

Se for este o processo, e não vejo que possa ser outro, as empresas encontrarão no crédito fiscal a motivação para a constituição do referido Fundo, os trabalhadores não terão qualquer encargo adicional com o mesmo, nem faria sentido, e o Estado abdica de uma parte da receita para tentar assegurar uma maior flexibilidade, em matéria de despedimentos, e contratações.
Naturalmente que, como o Estado somos todos nós, serão os contribuintes quem acabará por financiar, ainda que de forma indirecta, o referido Fundo, mas essa é uma outra questão, e um outro debate.
O que não me parece razoável é que, com base nas notícias que se conhecem, se construam títulos de jornais tendentes a induzir em erro a opinião pública. E menos ainda quando se trata de um jornal especializado em questões económicas, que tem a obrigação de contribuir para o esclarecimento dos seus leitores, em vez de os baralhar, ainda mais.
A menos que exista uma intenção, deliberada, de criar embaraços ao Governo, como se os que existem não fossem suficientes, e a pretexto do referido Fundo tentar contribuir para afundar, ainda mais, a sua credibilidade...

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

AS REGRAS DOS HOMENS...


Este é o texto de uma mensagem de correio electrónico que recebi, do meu filho, e que, pela sua imensa graça, não resisto a partilhar.
Na verdade, depois de receber, inúmeras vezes, "As Regras das Mulheres", é tempo de das a conhecer as regras dos homens.
Por respeito ao autor, cujo nome desconheço, optei por dar a conhecer o texto tal como o recebi, em inglês.
Divirta-se...


The Man Rules
At last a guy has taken the time to write this all down

Finally , the guys' side of the story.
( I must admit, it's pretty good.)
We always hear " the rules"
From the female side....

Now here are the rules from the male side.

These are our rules!
Please note.. these are all numbered "1 "
ON PURPOSE!


1. Men are NOT mind readers.
( FIRST & FOREMOST RULE)

1. Learn to work the toilet seat.
You're a big girl. If it's up, put it down.
We need it up, you need it down.
You don't hear us complaining about you leaving it down.

1. Sunday sports, It's like the full moon
or the changing of the tides.
Let it be.

1.. Crying is blackmail.

1. Ask for what you want.
Let us be clear on this one:
Subtle hints do not work!
Strong hints do not work!
Obvious hints do not work!
Just say it!

1. Yes and No are perfectly acceptable answers to almost every question.

1. Come to us with a problem only if you want help solving it. That's what we do.
Sympathy is what your girlfriends are for.

1. Anything we said 6 months ago is inadmissible in an argument.
In fact, all comments become Null and void after 7 Days.

1. If you think you're fat, you probably are.
Don't ask us.

1. If something we said can be interpreted two ways and one of the ways makes you sad or angry, we meant the other one

1. You can either ask us to do something
Or tell us how you want it done.
Not both.
If you already know best how to do it , just do it yourself.

1. Whenever possible, Please say whatever you have to say during commercials..

1. Jan van Riebeeck did NOT need directions and neither do we.

1. ALL men see in only 16 colors, like Windows default settings.
Peach, for example, is a fruit, not A color. Pumpkin is also a fruit. We have no idea what mauve is.

1. If it itches, it will be scratched.
We do that.

1. If we ask what is wrong and you say "nothing," We will act like nothing's wrong.
We know you are lying, but it is just not worth the hassle..

1. If you ask a question you don't want an answer to, Expect an answer you don't want to hear.

1. When we have to go somewhere, absolutely anything you wear is fine... Really .

1. Don't ask us what we're thinking about unless you are prepared to discuss such topics as Rugby
or Cricket or Motorsports.

1. You have enough clothes.

1. You have too many shoes.

1. I am in shape. Round IS a shape!

1. Thank you for reading this.
Yes, I know, I have to sleep on the couch tonight;
But did you know men really don't mind that? It's like camping.

Pass this to as many men as you can - to give them a laugh.

Pass this to as many women as you can - to give them a bigger laugh.

domingo, 12 de dezembro de 2010

ESTUDOS DE OPINIÃO?


"FMI, volta, estás perdoado."
Foi este o título escolhido pelo semanário Expresso, para nos apresentar as conclusões do inquérito da Eurosondagem, para o Expresso, SIC e Rádio Renascença, realizado entre os dias 2 e 7 deste mês.
As perguntas, colocadas aos inquiridos, foram as seguintes:
1. Acha que Portugal vai ter que pedir ajuda à União Europeia e ao FMI, para enfrentar a actual crise?
2. Portugal deve pedir ajuda internacional ou resolver os seus problemas internamente?
3. A ajuda internacional pode ajudar-nos a sair mais rapidamente da crise?
4. A situação do país ficará melhor, ou pior, com a ajuda internacional?
5. Portugal devia sair da zona euro e voltar a ter moeda própria?
Das 1.310 tentativas de entrevistas, foram validadas 1.032, porquanto 21,2% dos inquiridos não aceitaram colaborar neste estudo de opinião, como se pode ler na ficha técnica.
Através da leitura do jornal, ficamos a saber que 46,4% dos inquiridos é favorável ao pedido de ajuda, sugerido na primeira pergunta, percentagem que passa a 47,1% na resposta à segunda.
Ou seja, 0,7% dos inquiridos acham que devemos pedir ajuda a uma outra entidade, que não o FMI ou a União Europeia. Talvez estivessem a pensar no Banco Mundial...
Já quanto às terceira e quarta perguntas, verifica-se que 50,1% dos inquiridos entende que, ajudado, o país sairá mais rapidamente da crise, sendo 50,8% de opinião que a situação do país ficará melhor, se recorrer à ajuda internacional.
Ou seja, numa interpretação directa dos resultados, apesar de mais de 50% dos inquiridos entenderem que Portugal sai mais rapidamente da crise, e fica melhor, se ajudado internacionalmente, apenas 47,1% acham que o país deve pedir ajuda.
Convenhamos que parece existir alguma incoerência entre as respostas, que não vejo retratada nas conclusões...
E sem pretender ser desmancha prazeres, ou contrariar os adeptos da vinda do FMI, atrevo-me a perguntar se todos os inquiridos teriam noção das implicações subjacentes ás perguntas que lhe foram colocadas.
E porque sou um céptico e entendo que é preciso ter muito cuidado com as conclusões destes estudos de opinião, sobre matérias tão sensíveis, permito-me sugerir que a Eurosondagem contacte os mesmos entrevistados e os convide a responder, apenas, a três perguntas:
1. Sabe o que é o Fundo Monetário Internacional?
2. Conhece as exigências do FMI, para intervir na Grécia e na Irlanda? Gostaria de as ver aplicadas a Portugal?
3. Em que medida considera que um pedido de ajuda, ao FMI, melhoraria a situação do país?
Que me perdoem, se estou enganado, mas só depois de conhecer o resultado das respostas, dos mesmo entrevistados, a estas perguntas, é que acreditarei que, como nos diz o Expresso, os "portugueses dizem que José Sócrates deve recorrer à ajuda externa e que o Fundo Monetário Internacional é bem-vindo".
Até que isso suceda, a minha conclusão não pode deixar de ser diferente...

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

CORRUPTOS, NA TERCEIRA PESSOA...


Informa-nos o Barómetro Global da Corrupção, da organização não governamental Transparência Internacional, que 83% dos portugueses são de opinião que a corrupção aumentou, em Portugal, nos últimos três anos, contra apenas 3% que consideram que terá havido uma redução.
Curiosamente, apenas em quatro dos países incluídos no Barómetro, Papua New Guinea, Roménia, Senegal e Venezuela, a percentagem de inquiridos que acredita no aumento da corrupção, se revelou superior aos 83%.
O Barómetro (http://www.transparency.org/policy_research/surveys_indices/gcb/2010), apresenta conclusões interessantes, das quais me permito destacar que, "8 em cada 10 inquiridos pensa que os partidos políticos são corruptos, ou muito corruptos, enquanto metade deles considera que a acção do seu governo para parar a corrupção é ineficaz".
Uma outra conclusão, não menos importante, é a de que "nos últimos 12 meses, um em cada quatro dos entrevistados afirmou ter subornado uma de nove instituições e serviços, em áreas como a saúde, a educação, ou autoridades fiscais".
Relativamente aos 24 países europeus analisados, verifica-se que 73% dos cidadãos considera que a corrupção aumentou, nos últimos três anos, enquanto na América do Norte essa percentagem é de 67%.
Para os portugueses, e segundo o mesmo inquérito, partidos políticos, parlamento, empresas e poder judicial, por esta ordem, lideram a lista dos sectores mais afectados pela corrupção, seguindo-se, ao mesmo nível, a polícia e os funcionários públicos.
De realçar que, apenas 10% dos portugueses inquiridos consideram eficaz a acção do Governo, na luta contra a corrupção, contra 75% que a qualificam de ineficaz.
Se se tratasse de matéria menor, a conclusão, simplista, a tirar seria a de que a maioria da população mundial acha que cada vez há mais gente a "gamar", pela via do suborno. E que uma esmagadora maioria dos portugueses considera ter aumentado o número de compatriotas que se dedicam a essa actividade.
Mas o assunto é sério e merecia, a meu ver, uma análise mais aprofundada, e um tratamento noticioso mais cuidado, embora não esteja convencido que isso venha a suceder...
E porque não sou entendido nestas matérias e recuso as análises demasiado simplistas, sobre um assunto tão complexo, limito-me a deixar umas perguntas, que me ocorreram após a leitura do estudo:
Quantos serão, dos 83% de portugueses que acreditam que a corrupção aumentou, os que se baseiam em experiência própria? E, desses, quantos denunciaram a situação?
Ou será que a sua opinião se baseou, apenas, no que ouvem dizer?

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

DITOS E MEXERICOS, DIPLOMÁTICOS


A divulgação dos conteúdos de telegramas diplomáticos, pela Wikileaks, tem sido o centro das atenções mediáticas e causado diversos embaraços.
Mas mais do que comentar a decisão de Julian Assange, penso que importa reflectir sobre as consequências da sua atitude, que tem merecido os mais diversos comentários na comunicação social e deixou diversas diplomacias ocidentais em polvorosa.
Na verdade, e a menos que me tenha escapado alguma notícia verdadeiramente importante, aparte umas quantas considerações menos abonatórias acerca de alguns lideres mundiais, o conteúdo dos telegramas não contém nada de verdadeiramente importante, ou comprometedor, no que respeita à actividade diplomática dos EUA.
E quem esperava grandes divulgações, em matéria de segurança e espionagem, tem motivos para ficar decepcionado, digo eu.
Até no que respeita ás considerações menos abonatórias sobre alguns lideres europeus, não se pode dizer que existam grandes novidades, já que o conteúdo dos telegramas se limita a reflectir o que pensa a grande maioria dos cidadãos sobre os sujeitos.
Ou será que, para dar apenas um exemplo, depois de tudo a que temos assistido, alguém discorda da falta de criatividade da senhora Merkel e da sua incapacidade para decidir, rápida e adequadamente, em momentos de crise?
Porque se trata de telegramas diplomáticos, atrevo-me a dizer que, o mais chocante, pelo menos para muitos portugueses, terá sido o facto de a linguagem utilizada ter muito pouco que ver com os punhos de renda que associamos, por norma, aos diplomatas. Mas quanto ao resto, nada de anormal.
Em termos de importância, tudo leva a crer que a montanha pariu um rato e aquilo que o Wikileaks publicou, e continuará a publicar, não passa de ditos e mexericos, diplomáticos...

domingo, 5 de dezembro de 2010

ME ARDE O OIO...



Com o início do mês de Dezembro, e o aproximar da quadra natalícia, todos nos recordamos da famosa canção "We Are The World", interpretada por um conjunto de músicos famosos, que incluia, entre outros, Michael Jackson, Ray Charles, Diana Ross, Bob Dylan e Stevie Wonder.
A divertida adaptação brasileira, que aqui vos deixo, dessa bela canção, não sendo, seguramente, tão famosa como o original, merece ser divulgada. Mesmo por alguém que, como eu, é um fumador, militante.
Neste domingo, marcado por chuva e frio, espero que esta canção possa ser um raio de sol e boa disposição e o início de uma excelente semana, para todos, com muito humor.

HÁ PETRÓLEO...EM PENICHE?


As áreas ao largo de Portugal onde a Petrobras pensa que pode haver petróleo e gás são grandes o suficiente para que a empresa classifique o projecto como sendo de "alto prémio".

"Se essas formações efectivamente vierem a revelar-se reservatórios e se contiverem hidrocarbonetos então são grandes o suficiente para constituir um resultado que nós chamamos de 'alto prémio'", disse à Lusa o director-geral da Petrobras em Portugal, José Freitas.
A empresa está a fazer avaliações em águas profundas em quatro blocos ao largo de Peniche (juntamente com a Galp e a Partex) e em três blocos ao largo do Alentejo (aqui só com a Galp).

Esta é parte da notícia, de hoje, do DN, na sua página, na Internet, http://dn.sapo.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1727852 sob o título "Extrair petróleo em Portugal é projecto de 'alto prémio'".
Mergulhados num mar de más notícias, presumo que possa saber bem aos portugueses o aparecimento, nem que seja de vez em quando, de novidades como esta.
Claro que nada está confirmado, mas a simples possibilidade de o país poder vir a ver reduzida a sua enorme factura energética é, ou deveria ser, motivo de esperança...
Já lá vão muitos anos, quando das primeiras crises petrolíferas, o saudoso Raul Solnado "anunciou-nos" descoberta semelhante, no quintal de Juvenal da Costa, um motorista de táxis, residente no Beato, na revista "Há Petróleo no Beato", segundo a qual o ouro negro teria brotado, a jorro, quando da colheita de uma alface, e viria resolver as aflições financeiras, não só do Juvenal e da família, como do país.
Não era verdade, mas tinha imensa graça.
Quem sabe não nos estará destinada, umas décadas depois, uma verdadeira descoberta do precioso líquido, desta vez não no Beato, mas em Peniche, ou no Alentejo...

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

E ESTA?


Venda de ligeiros de passageiros cresce quase 20% em Novembro. No acumulado do ano, a subida é de 36%

"As vendas de automóveis ligeiros de passageiros aumentaram 19,2% em Novembro face a igual mês do ano passado, de acordo com os dados ontem divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (Acap).".

Assim começa o artigo do Diário de Notícias, de hoje, intitulado "Aumento do IVA provoca corrida à compra de carros".
Para um país em crise, digamos que não está mal, tanto mais que este aumento das vendas vem em sentido contrário ao ocorrido na União Europeia, que registava, em termos acumulados, no final do mês de Outubro, uma quebra de 16,6%, face a 2009.
Sem querer retirar conclusões fáceis, ou apressadas, sobre estes números, limitar-me-ei a dizer que confirmam aquilo que, desde há muito, venho observando nas estradas portuguesas.
A avaliar pelo parque automóvel, ninguém diria que Portugal é um país em crise, e que a classe média tem sido sujeita a dificuldades crescentes, nestes últimos anos.
Com a escassez de crédito e os enormes sacrifícios que têm vindo a ser pedidos aos portugueses, fica difícil entender...

CONDOLÊNCIAS


Ontem, morreu Ernâni Lopes, um dos grandes economistas portugueses, que foi, também, ministro, diplomata, e professor.
Tive ocasião de o conhecer e de com ele manter breves conversas, em várias ocasiões, que apenas serviram para reforçar o profundo respeito e admiração que tinha por ele.
Nenhum elogio que eu possa fazer acrescentaria o que quer que fosse a tudo o que vem sendo dito e escrito, a seu respeito, desde o anúncio da sua morte.
Nesse reconhecimento, limito-me a expressar a minha gratidão por todos os momentos de atenção que me dispensou e o desejo de que descanse em paz.
À sua enlutada família, manifesto o meu pesar e deixo as minhas condolências.