domingo, 29 de novembro de 2009

DESCARTÁVEIS ?...

http://www.youtube.com/watch?v=JpOB4xkpjgQ

As declarações da Drª Rauni Kilde, ( http://www.youtube.com/watch?v=JpOB4xkpjgQ ), polémicas á parte, não podem deixar de causar alguma preocupação, ao cidadão comum.
Preocupação pelo seu conteúdo, e pela pouca importância que lhe tem sido atribuída, como se de algo normal se tratasse, o que, aliás, sempre sucede com todas as opiniões contrárias á existência de uma pandemia...
Talvez porque as crenças da senhora a "qualificam" como "louca", aos olhos da sociedade contemporânea, qualquer verdade inconveniente é, fácilmente, ridicularizada...

Na edição, "online", de 23 de Outubro, na secção de Ciência, do DN, pode ler-se : ( http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspxcontent_id=1399657&seccao=SaFAde )

"Entre as muitas teorias que têm surgido sobre o novo vírus da gripe A (H1N1), a de Rauni Kilde, ex-directora clínica da província finlandesa da Lapónia, é inédita: defende que a OMS mente nas estatísticas que apresenta e que as “elites” estão concertadas para reduzir a população mundial a dois terços.
Numa entrevista que circula na Internet há algumas semanas, a médica Rauni Kilde (informações biográficas abaixo), questionada sobre a gripe A, declara que a informação que existe sobre o novo vírus H1N1 é “autêntico lixo”. Kilde é peremptória: “Não é a gripe suína que é perigosa, são as vacinas”.
Numa entrevista de quase sete minutos, Kilde começa por dizer que a humanidade desconhece os efeitos dos alimentos transgénicos ou da utilização dos telemóveis na saúde, e que tudo se resume a uma estratégia concertada das “elites” para reduzir a população mundial a pelo menos dois terços ou “até em cinco mil milhões” de pessoas.
"Eliminar a próxima geração"
Segundo Rauni Kilde, “por detrás de tudo está a diminuição da população mundial” e o objectivo é “colocar milhões nos bolsos de quem difunde [as vacinas]”.
A médica fala em Donald Rumsfeld, que foi director da Gilead Sciences, Inc., a empresa detentora da patente do medicamento Tamiflu, e que tem sido apontado como detentor de acções da empresa.
Kilde acredita que as recomendações para vacinar primeiro grávidas e crianças têm como propósito “eliminar a próxima geração”.
A médica refere-se ainda à epidemia de uma variante da gripe suína que surgiu na década de 70, nos Estados Unidos da América, que envolveu uma grande campanha de vacinação. Kilde refere que os EUA "deixaram a vacinação após três semanas porque havia muita gente a morrer e com danos neurológicos" e que "se asseguraram de que as pessoas não são compensadas pelos danos sofridos".
"Campanha de medo"
"Os Governos estão a lançar uma propaganda de medo nos 'mass media'. Todos os media dizem que vai ser terrível. É propaganda e as pessoas assustam-se", defende Rauni Kilde, sustentando ainda que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estará a obrigar as pessoas a serem vacinadas "à força" e que a organização só terá activado o alerta de uma pandemia de nível seis para esse efeito. "Vê-se em qualquer país do mundo: as pessoas não estão doentes", declarou.
Rauni Kilde acredita ainda que a OMS divulga números "falsos" e que quem sai beneficiado desta "estratégia" são as grandes farmacêuticas.
Plano e recomendações do Ministério da Saúde Português
Sem olhar às teorias divulgadas, a OMS continua preocupada em avaliar a evolução do vírus e, em Portugal, a primeira fase de vacinação contra a gripe A começa segunda-feira com 54 mil doses disponíveis. As doses serão administradas a um número restrito de pessoas dentro do grupo A de vacinação contra a gripe, o primeiro de três identificados pelas autoridades.
Nesta primeira fase de vacinação são considerados prioritários os profissionais de saúde, grávidas nos segundo e terceiro trimestres de gestação com patologia associada e titulares de órgãos de soberania e profissionais que desempenhem funções consideradas essenciais para o funcionamento do país.
As vacinas, explicou a ministra da Saúde Ana Jorge, vão chegar a Portugal quinzenalmente e estas primeiras 54 mil doses serão distribuídas pelas cinco regiões de saúde, sendo esperado que até chegar um novo lote de vacinas estas estejam já todas ministradas.
O Ministério da Saúde e a Direcção-Geral da Saúde definiram que estes grupos-alvo de vacinação correspondem a 30 por cento da população.
Segundo a ministra, as estimativas apontam para vacinação de 360 mil pessoas no grupo A, um milhão no B e os restantes no C, até perfazer três milhões. A vacinação de todo o grupo A há deverá demorar mais de um mês.
Portugal adquiriu seis milhões de doses de vacina contra a gripe A (H1N1) para a vacinação de três milhões de pessoas.
Cada pessoa deverá levar duas doses da vacina, sendo a segunda administrada com um intervalo mínimo de três semanas.
Em relação aos órgãos de soberania, Ana Jorge não especificou quem é considerado imprescindível, mas já no que respeita aos profissionais de saúde a ministra referiu que podem ser, por exemplo, os profissionais dos cuidados intensivos, os que desenvolvem uma técnica única que mais ninguém faz, assim como os que garantem o funcionamento da Linha Saúde 24.
Quem é Rauni Kilde?
Nascida em 1939, na Finlândia, Rauni-Leena Luukanen-Kilde formou-se em medicina. Figura controversa, foi directora clínica da região finlandesa da Lapónia e retirou-se em 1986, depois de um acidente de automóvel em que diz ter sido raptada por extraterrestres. Desde então, tem escrito vários livros e artigos sobre OVNIS, como “Os meus cem encontros com extraterrestres” e vive na Noruega.
A UFO-Norway (associação norueguesa para estudo dos OVNIS) fez um comunicado, disponível na Internet, em que se demarca totalmente da visão de Kilde sobre os Objectos Voadores Não Identificados e a acusa de assumir uma postura de “desinformação” face ao fenómeno.
Uma das suas teorias mais polémicas é a de que a circulação sanguínea nos extraterrestres ocorre de forma horizontal; Kilde também defende que os Estados Unidos têm um programa de implantação de microchips em recém-nascidos para controlo cognitivo das mentes dos cidadãos."

Extraterrestres à parte, o que diz a Drª Kilde, tem muito em comum com o que pensam alguns de nós, digo eu, e todos sabemos como "desapareceu", de um dia para o outro, a "pandemia" da "gripe das aves", depois de terem sido gastos milhões em vacinação...
Quantas pessoas morreram, em resultado da gripe das aves ? E quantas morreram de gripe comum ? Quem beneficiou com isso ?
Porque foi o Tamiflu recomendado para combater esta "pandemia" ? A "gripe suína" apresenta as mesmas características da "gripe das aves" ?
O que explica a enorme quantidade de recusas, entre a comunidade médica e de enfermagem, em aceitar a vacinação ? Serão razões de saúde ? Falta de confiança na vacina ?
A pouca relevância dada, pela comunicação social, a todas as declarações que contradizem a OMS, e a versão oficial de "pandemia", não pode deixar de causar apreensão, sobretudo quando, qualquer trabalho de investigação, sério, sobre o que se passou com a "gripe das aves" terá de suscitar um significativo número de dúvidas e interrogações...
Tratando-se de um problema de saúde pública, não merecem, os cidadãos, que se esclareçam, cabalmente, todas as dúvidas ?
Será que existe algum fundamento, ainda que parcial, nas declarações desta médica finlandesa, que ninguém quer investigar, a sério, para não perturbar a venda das vacinas ?
Para algumas indústrias, como a da guerra, os seres humanos são tratados como descartáveis, e as experiências com seres humanos, para efeitos comerciais, não são uma novidade...
Quem nos garante que não é o que está a acontecer, com a indústria farmacêutica, a propósito desta "pandemia" ?

sábado, 28 de novembro de 2009

TENACIDADE E CORAGEM


A revista Veja (http://veja.abril.com.br/) desta semana, publica uma entrevista com o actor canadiano Michael J Fox, a quem foi diagnosticada a doença de Parkinson, há 18 anos.
É verdadeiramente admirável o modo como algumas pessoas conseguem lidar com a adversidade, como é o caso de Fox.
Numa entrevista notável, cuja leitura, vivamente, recomendo, o actor termina dizendo:
"(...) Assim é a vida. Para tudo o que queima, há algo que cura."
Para nós, que, pelo menos aparentemente, estamos bem de saúde, a afirmação pode parecer um lugar comum, mas na boca de quem luta, diariamente, contra uma doença terrível, as palavras assumem outro significado...
Vivemos como se fossemos imortais, o pior é que nos comportamos como tal, e só quando confrontados com a adversidade ganhamos a verdadeira dimensão da transitoriedade da vida...
Vale a pena ler a entrevista de Michael J Fox, e dedicar algum tempo a reflectir sobre o seu conteúdo...

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A NOVA LÍNGUA PORTUGUESA...



A minha amiga Cremilde Cabau fez-me chegar este, excelente, "Novo Dicionário", que não resisto a reproduzir, esperando que vos possa fazer rir, tanto quanto me fez a mim.
E "prontos", lá vai...

*PORQUE O SABER NÃO OCUPA LUGAR!!!!*

Novo Dicionário de Língua Portuguesa

*Alevantar *O acto de levantar com convicção, com o ar de 'a mim ninguém me come por parvo!... alevantei-me e fui-me embora!'.
*Aspergic*Medicamento português que mistura Aspegic com Aspirina.
*Assentar*O acto de sentar, só que com muita força, como fosse um tijolo a cair no cimento.
*Capom*Porta de motor de carros que quando se fecha faz POM!
*Destrocar*Trocar várias vezes a mesma nota até ficarmos com a mesma.
*Disvorciada*Mulher que se diz por aí que se vai divorciar.
*É assim.*Talvez a maior evolução da língua portuguesa. Termo que não quer dizer nada e não serve para nada. Deve ser colocado no início de qualquer frase. Muito utilizado por jornalistas e intelectuais.
*Entropeçar*Tropeçar duas vezes seguidas.
*Êros *Moeda alternativa ao Euro, adoptada por alguns portugueses.
*Falastes, dissestes.*Articulação na 4.ª pessoa do singular. Ex.: eu falei, tu falaste, ele falou, TU FALASTES.
*Fracturação*O resultado da soma do consumo de clientes em qualquer casa comercial. Casa que não fractura... não predura.
*Inclusiver*Forma de expressar que percebemos de um assunto. E digo mais: eu inclusiver acho esta palavra muita gira.
Também existe a variante 'Inclusivel'.
*Mô*A forma mais prática de articular a palavra MEU e dar um ar afro à língua portuguesa, como 'bué' ou 'maning'. Ex.: Atão mô, tudo bem?
*Nha*Assim como Mô, é a forma mais prática de articular a palavra MINHA. Para quê perder tempo, não é? Fica sempre bem dizer 'Nha Mãe' e é uma poupança extraordinária.
*Númaro*Já está na Assembleia da República uma proposta de lei para se deixar de utilizar a palavra NÚMERO, a qual está em claro desuso. Por mim, acho um bom númaro!
*Parteleira*Local ideal para guardar os livros de Protuguês do tempo da escola.
*Perssunal*O contrário de amador. Muito utilizado por jogadores de futebol. Ex.: 'Sou perssunal de futebol'. Dica: deve ser articulada de forma rápida.
*Pitaxio*Aperitivo da classe do 'mindoím'.
*Prontus*Usar o mais possível. É só dar vontade e podemos sempre soltar um ‘prontus’! Fica sempre bem.
*Prutugal*País ao lado da Espanha. Não é a Francia.
*Quaise*Também é uma palavra muito apreciada pelos nossos pseudo-intelectuais. Ainda não percebi muito bem o quer dizer, mas o problema deve ser meu.
*Stander*Local de venda. A forma mais famosa é, sem dúvida, o 'stander' de automóveis. O 'stander' é um dos grandes clássicos do 'português da cromagem'.
*Tipo* Juntamente com o 'É assim', faz parte das grandes evoluções da língua portuguesa. Também sem querer dizer nada, e não servindo para nada, pode ser usado quando se quiser, porque nunca está errado, nem certo. É assim... tipo, tás a ver?
*Treuze* Palavras para quê? Todos nós conhecemos o númaro treuze.

sábado, 21 de novembro de 2009

IDEAIS...

Os confrontos entre argelinos e egípcios, a propósito das eliminatórias do campeonato do mundo de futebol, merecem alguma reflexão.
Interessante como o futebol pode ser fonte de conflitos sérios, ou de "reconciliação nacional", como foi o caso, com o apuramento das Honduras.
Afinal, num caso, como no outro, estamos perante a transferência das frustrações, e problemas, do quotidiano, para um simples jogo de futebol.
Tal como alguns condutores transferem, para o modo como conduzem as suas viaturas, os seus problemas, e frustrações diárias...
Mas, voltando ao futebol, não resisto a pensar que todo este exaltamento só pode estar relacionado com a ausência de outros ideais, que reduziriam o resultado de uma partida de futebol, mesmo quando se trata do apuramento para um campeonato do mundo, á sua verdadeira dimensão.
Em Portugal, no tempo do Salazarismo, também muitos portugueses embriagados com a clubite aguda, se afastaram da discussão dos problemas do país, e eram muitos...
Dirão, alguns, que é normal esse empolgamento, já que o futebol provoca paixões e arrasta multidões, mas eu continuo a pensar que seria melhor os povos colocarem essa força, e essa paixão, na defesa de nobres ideais, e dos interesses dos seus países...!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O ADVOGADO JUDEU...

Esta é a anedota mais recente que recebi, e que considero excelente:

Uma instituição de caridade nunca tinha recebido qualquer doação de um dos advogados mais ricos da cidade que, por sinal, era judeu. O director da instituição decidiu ele mesmo ir falar com o advogado:
- Temos informação de que o senhor ganha mais de seis milhões de euros por ano e mesmo assim nunca fez sequer uma pequena doação à nossa instituição. O senhor gostaria de contribuir agora com qualquer coisinha?
O advogado respondeu-lhe:
- Por acaso a sua pesquisa apurou que a minha mãe está muito doente e que as despesas médicas são muito superiores à sua pensão de reforma?
- Ah, não! - murmurou o director.
- Ou que o meu irmão mais novo é cego e desempregado? continuou o advogado.
- O director nem se atreveu a abrir a boca.
- Ou que o marido da minha irmã morreu num acidente e deixou-a sem nenhum tostão e com cinco filhos menores para criar, sendo que um deles sofre de trissomia do cromossoma 21? Perguntou o advogado judeu já com ar de indignação.
O director já a sentir-se humilhado, balbuciou:
- Não fazia a mínima ideia desta situação...
- E a sua pesquisa apurou que meu pai é diabético, cardiopata e que está na cadeira de rodas há mais de dez anos?
- Não, senhor...
- E foi, por acaso, verificado que eu tenho dois sobrinhos surdos-mudos? perguntou o judeu.
Silêncio do director.
- Além do mais - disse o advogado - vocês já sabem que o meu irmão mais velho abriu falência e perdeu todos os seus bens?
- Não, não fazia ideia - respondeu o director totalmente envergonhado com o papelão que estava a fazer.
- Pois então, disse o advogado:
SE A ELES EU NÃO DOU UM CÊNTIMO, PORQUE DIABO IRIA DAR A VOCÊS?

CARLOS QUEIROZ

O apuramento de Portugal, para a fase final do Campeonato do Mundo de Futebol 2010, deve-se a Carlos Queiroz, e seus colaboradores, para além dos jogadores, naturalmente.
Queiroz é, a meu ver, um eterno mal-amado, constituindo um exemplo do modo como, infelizmente, é mais fácil obter o reconhecimento profissional no estrangeiro, do que em Portugal...
Goste-se, ou não, substituir Scolari não era tarefa fácil.
Alguns jogadores influentes da era Scolari estavam em final de carreira, a renovação era inevitável, e uma selecção precisa de tempo para se tornar numa equipa.
Portugal não começou bem a fase de apuramento, Queiroz fez muitas experiências, e tinha de as fazer, nem sempre foi bafejado pela sorte, mas o seleccionador nunca deixou de acreditar e motivar os seus jogadores.
Os jogos com a Bósnia demonstraram, apesar de nem sempre bem jogados, que Queiroz está a transformar a selecção nacional numa equipa, que conseguiu, até, ultrapassar a adversidade da ausência de Cristiano Ronaldo, com sucesso.
Estou confiante numa boa participação portuguesa no Mundial, quero dar os meus parabéns a todos, e desejar, as maiores felicidades para o futuro.
Portugal merece !
E Carlos Queiroz também !

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

AMIZADES



Dizia-me, há tempos, um amigo, que me acha teimoso, demasiado senhor da minha opinião, que falo demais, e acabo por pagar por isso...
A propósito de alguns acontecimentos, recentes, dei comigo a pensar nessa nossa conversa, não podendo deixar de reconhecer a razão que lhe assiste.
Na verdade, tenho os defeitos que esse amigo me apontou, e mais alguns, que, generosamente, não referiu, sendo que, agora, ao lembrar essa nossa conversa, dei comigo a pensar sobre o que é legítimo esperarmos de um amigo:
Que nos defenda, em público, e nos critique, em privado, ou o contrário ?
Que seja leal, honesto, frontal,e crítico, no melhor sentido do termo, ou que, pelo contrário, nos diga o que sabe que gostamos de ouvir, ainda que pense o contrário?
Sempre fico agradecido aos meus amigos, por todas as suas críticas, justas, mesmo quando não estou de acordo com elas.
Só que, aceitar as críticas é uma coisa, e agir em conformidade é outra, bem diferente, pelo que sei que vou continuar a ser falador, ás vezes demais, teimoso, e opinativo, sem receio de que as minhas opiniões possam desagradar, desde que esteja convicto da razão que me assiste.
Sei o que é ser bafejado pelo sucesso, e pelo insucesso, e aprendi, sempre, mais com este do que com aquele...
E como sou orgulhoso, raramente me arrependi do que fiz, nem mesmo das asneiras, que sei que irei continuar a fazer, neste processo de aprendizagem, permanente, que é a vida.
Numa introspecção, benevolente, direi que as minhas qualidades superam os meus defeitos, mas aceito que outros assim não pensem.
Afinal, como diz o ditado, "presunção e água benta, cada um toma a que quer..."
E eu tenho a presunção, e o orgulho, de ser escravo das minhas amizades, dispensando, contudo, todas as que se inspiram nos ares de Peniche...








A LUTA...

A comunicação social diz-nos que o sr dr Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof, acha que a suspensão da avaliação dos professores é fundamental, e se declara pronto para a luta.
Como não sou muito dotado, intelectualmente, e não só, dei comigo a pensar sobre o que pretende, de facto, o sr dr Mário Nogueira .
Um regime sem avaliação dos professores ?
Um sistema educativo onde a culpa pelos maus resultados morra, sempre, solteira ?
Uma carreira profissional para os professores, segundo a qual, independentemente dos resultados, a evolução na carreira seja garantida ?
Apresentou a Fenprof algum modelo alternativo ?
Não conheço o sr professor Mário Nogueira, a não ser pelas suas intervenções televisivas, que me fazem agradecer a Deus, sempre, o facto de o meu filho não estar em idade escolar !
O que fazia o sr dr Nogueira antes de ser sindicalista ?
Era bom professor ?
Reconhecido na sua escola ?
O que o levou a dirigente sindical ? A sua capacidade de liderança, como professor, ou a sua ligação ao partido comunista ?
Ao defender a suspensão do modelo de avaliação, o que propõe o dr Nogueira em troca ? Nada ?
A luta para a qual se diz preparado, tem como finalidade o quê ?
Melhor sistema educativo ?
Melhores professores?
Ou vida mais facilitada para alguns, que admito sejam bastantes, dos professores que representa, e pouco, ou nada, fazem, em prol da educação dos seus alunos ?
Ou será que se trata, apenas, de uma questão política, que pouco, ou nada, tem a ver com os verdadeiros interesses da classe que, supostamente, representa, e muito menos, com os interesses dos alunos ?
Do alto dos meus 55 anos, atrevo-me a dizer que, a melhor coisa deste sistema são, apesar de tudo, os alunos, que conseguem aprender alguma coisa num sistema onde todos parecem preocupados em defender, apenas, os seus próprios interesses...
Felizmente que, hoje, ao contrário do meu tempo, a aprendizagem, e o conhecimento, estão ao alcance de todos, através da internet, e qualquer aluno, aplicado, pode, até, dispensar a qualidade interpretativa do professor, quando exista, para preparar um exame final.
Confesso que me cansam os drs Nogueiras deste mundo, que ainda não entenderam, ou não dão disso provas, que as fronteiras do conhecimento ultrapassaram, há muito, as salas de aula.
Os professores dos nosso tempo terão de ter capacidades diferentes das que eram requeridas há uma dezena de anos, como os sindicalistas de hoje precisam de se adaptar ao mundo em que vivem...
É por isso que a avaliação dos educadores da juventude portuguesa não pode ser suspensa e que os dirigentes sindicais actuais, com mentalidade passadista, estão condenados ao insucesso.
Por mais que estejam preparados para a luta...

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

AINDA O TABAQUINHO...



A imagem, acima, foi retirada da revista Veja, edição de 8 de Abril de 2009, e ilustra bem o destino que alguns governos dão aos impostos cobrados sobre o tabaco.
Ontem, na página do jornal Sol, na internet, podia ler-se:

"(...)O projecto de directiva prevê um aumento da taxa mínima sobre o tabaco que deve ser aplicada na UE, anunciou hoje a presidência sueca da União, actualmente em exercício.
«É muito mais do que uma questão fiscal, é também uma questão se saúde pública», afirmou o comissário europeu para os Assuntos Fiscais, Laslo Kovacs, em conferência de imprensa.
Actualmente, os impostos sobre o tabaco (sobre o consumo) devem representar pelo menos 57 por cento do preço do maço de 20 cigarros e pelo menos 64 euros por mil cigarros.
Espera-se agora aumentar o imposto para os 60 por cento do preço do maço e para os 90 euros por mil cigarros, até 2014.
O compromisso autoriza um período de transição até 1 de Janeiro de 2018(...)".

Fumador, assumido, e não arrependido, sinto-me "confortado" por este meu hábito, decretado como anti-social, estar a contribuir para financiar a saúde de terceiros, muitos deles, provavelmente, ferrenhos opositores do cigarrinho...
E mais "confortado" fico quando sou informado, pelo senhor comissário europeu, que o novo agravamento fiscal, é uma questão de saúde pública...
A saúde pública defende-se pelo preço ? É uma teoria curiosa...
Porque não ilegalizam o consumo do tabaco, já que, a acreditar nos novos arautos da defesa da saúde pública, é causa de todos os males de que padece o ser humano ?
Aí sim, ficava defendida a saúde pública ! E, já agora, aproveitavam para liberalizar as drogas leves, como muitos defendem...
Só que o aumento do preço pode, até, ser mais do que uma questão fiscal, mas o dinheirinho dá um jeitão...
Mas se a preocupação é com a saúde pública, porque não aprova a comunidade uma directiva que aumente, na mesma proporção, imposto/preço de venda, os impostos sobre as empresas cuja actividade liberta dióxido de carbono, e metano, principais causadores do efeito de estufa ?
Ou será que este não é um dos principais problemas de saúde pública, e não só, de que o mundo padece ?
Limitar direitos individuais é, sempre, mais fácil, do que mexer com interesses de grupos económicos, mesmo quando se trata de defender a saúde pública...
Os impostos que já pago, pelos dois maços de cigarros que consumo, diariamente, deixam-me de consciência tranquila, quanto á minha contribuição para a defesa da saúde pública, cobrindo, amplamente, quaisquer encargos que eu possa vir a causar ao sistema, público, de saúde, tanto mais que contribuo para um sistema privado.
Será que os senhores comissários, e os grupos de pressão anti-tabaco, podem dizer o mesmo ?
Tenho sérias dúvidas...

PS: Como a pecuária é responsável por 16% da poluição mundial, e o gado bovino, e ovino, pela produção de gás metano, porque não criam os senhores comissários, um imposto sobre as vacas, e ovelhas ?

terça-feira, 10 de novembro de 2009

INCOERÊNCIAS...


Com a transformação do futebol num dos maiores negócios do mundo, é cada vez maior o número de pessoas que defende o recurso ás imagens televisivas, como auxiliares das equipas de arbitragem, para defesa da verdade desportiva.
É uma prática aceite noutros desportos, com sucesso, pelo que se torna difícil entender a resistência da FIFA, ao recurso á tecnologia...
Ingénuamente, tenho admitido que a própria FIFA acredita na sua"versão oficial", segundo a qual o recurso ás imagens acabaria por provocar vários tempos mortos, reduzindo a beleza do jogo.
Ainda que, ninguém, de boa fé, possa aceitar que os resultados desportivos sejam desvirtuados, por erros de arbitragem, com as consequências que todos conhecemos, quando existem meios para o evitar, tenho-me esforçado para acreditar que, por detrás da recusa, não estão razões que a razão desconhece...
Mas as minhas dúvidas aumentaram, substancialmente, quando, pela primeira vez, assisti a um "tempo técnico", durante um jogo de futebol, decidido pelo árbitro, devido ao calor, para os jogadores, e equipa de arbitragem, se refrescarem.
Foi uma paragem de dois minutos, a meio da primeira parte do jogo entre o Fluminense e o Palmeiras, no domingo passado, que foi compensada, no fim do tempo regulamentar, e que, para minha surpresa, é autorizada pela FIFA.
Não que me pareça uma má ideia, pelo contrário, mas como aceitar que um jogo possa ser interrompido para os intervenientes se refrescarem, e recusar uma pausa, bem menor, para garantir que uma decisão do árbitro não fere a verdade desportiva ?
Ou será que, para os senhores da FIFA, existem, mesmo, razões que a razão desconhece...?

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O MURO...

Foi há 20 anos que começou a ser derrubado o Muro de Berlim, ou Muro da Vergonha, como alguém lhe chamou, 28 anos após a sua criação.
Lembro-me que estava em Londres, onde vivia nessa época, quando recebi a notícia e vi as primeiras imagens na BBC.
Foi um momento de grande emoção, e alegra, vivido com a ingenuidade dos meus 35 anos, acreditando na vontade dos Homens em fazer a Paz, e construir um Mundo melhor.
Desde então, o Mundo mudou muito, mas nem por isso se tornou mais pacífico...
As democracias ocidentais aperfeiçoaram o seu conceito de "diplomacia económica", em nome da qual fecham os olhos a crimes e horrores, enquanto os Estados Unidos, em nome da democracia e dos direitos humanos, alargaram a guerra ao Iraque, instabilizando, ainda mais, aquela região do globo...
A eleição de Obama, constitui motivo de esperança, no sentido do abrandamento das tensões mundiais, envolvendo os Estados Unidos, mas é muito difícil conseguir-se a Paz, quando a indústria da Guerra continua a ser uma das mais importantes, senão mesmo a mais importante, neste nosso mundo globalizado...
O Muro começou a cair há 20 anos, a Europa reorganizou-se, surgiram novos países, a Alemanha reunificou-se, e reforçou o seu peso na Europa, mas os conflitos entre povos europeus também não diminuíram...
O sonho da Paz no Mundo continua tão distante como há 20 anos.
Mas talvez que a Guerra seja uma inevitabilidade, e só com a morte seja possível atingir a Paz verdadeira...

domingo, 8 de novembro de 2009

O PARADIGMA DO SPORTING...VISTO POR UM BENFIQUISTA


Desde há muito que me convenci que, o paradigma do Sporting Clube de Portugal é... o Sport Lisboa e Benfica.
Na verdade, desde o tempo do Sport Lisboa, que viria a estar na origem do actual Benfica, que o Sporting aferiu a sua prestação futebolística em função do posicionamento do seu principal rival.
Só que, se isso era, perfeitamente, admissível, até finais da década de 70, atendendo á hegemonia que o Benfica evidenciava, com a ascensão de um Porto até aí quase inexistente, tudo se alterou, sem que o Sporting desse mostras de se ter apercebido...
Com o Futebol Clube do Porto a dominar o panorama futebolístico nacional, o que seria normal é que os sportinguistas, adeptos e dirigentes, desejando a liderança do seu clube, passassem a considerar os azuis e brancos o seu principal rival, como acabou por suceder com a maioria dos benfiquistas.
Tanto mais que, foi essa rivalidade, entre os dois maiores clubes portugueses, que os dirigentes do Porto souberam, habilmente, explorar, e capitalizar, a seu favor, para conquistarem, e garantirem, a hegemonia...
Só que, perante um Benfica debilitado, por gestões desportivas desastrosas, e não só, o Sporting foi incapaz de estabelecer como principal objectivo destronar o Porto da liderança, antes se contentando em ganhar os "duelos da segunda circular".
E, nessa linha, a prioridade passou a ser "o segundo lugar", o qual deu acesso, directo, durante muitos anos, á milionária Liga dos Campeões, e permitiu, simultâneamente, satisfazer os adeptos, e enfraquecer, teoricamente, o principal adversário.
Muitos benfiquistas também pensaram assim...
Por isso, o paradigma Benfica pareceu funcionar, mas o Sporting está, agora, a sentir as consequências, correndo o sério risco de que se comece a deixar de falar de "três grandes", no futebol nacional...
Ser campeão tornou-se numa segunda prioridade, e esse foi, a meu ver, um erro estratégico, do qual o Sporting demorará muito a recuperar. E a situação será tanto pior quanto se prolongue o excelente momento, desportivo, que o Benfica atravessa...
Perguntarão os meus amigos, benfiquistas :
Mas o que é que deu a este gajo para se preocupar com os problemas do Sporting, agora que nós estamos, claramente, na "mó de cima" ?
E a isso eu respondo que, é bom que aprendamos com a experiência alheia...
Para mim, desde que se tornou hegemónico, no futebol português, o Futebol Clube do Porto passou a ser o meu principal rival, como benfiquista.
O Sporting permanece um rival de sempre, que muito respeito, mas nunca me sentirei satisfeito, desportivamente, com uma classificação inferior ao primeiro lugar, e sem a recuperação da hegemonia que o Benfica já teve.
E tenho para mim que, enquanto os adeptos, e dirigentes, do Sporting não mudarem de paradigma, o seu clube irá de crise em crise, até á crise final...
Mas porque acredito que o futebol português precisa de clubes fortes, para se poder afirmar na Europa, e no Mundo, não quero que o meu Benfica seja Campeão, perante rivais fraquinhos...
Foi o "explodir" da crise, esta semana, e depois de ver o Sporting empatar com o Rio Ave, que me fez escrever estas linhas, que tinha na cabeça há algum tempo.
O paradigma Benfica, só tem enfraquecido o Sporting, ainda que os seus adeptos, e muitos dirigentes, possam não estar de acordo comigo...
PS: Com a derrota perante o Marítimo, o Futebol Clube do Porto "deu" ao meu Benfica a possibilidade de ganhar uma vantagem preciosa. Ganhar á Naval é, agora, ainda mais importante.

sábado, 7 de novembro de 2009

DE VOLTA Á DIVISÃO PRINCIPAL


O Clube de Regatas Vasco da Gama acaba de assegurar a subida á Série A do futebol brasileiro, ao vencer o Juventude, no Maracanã, perante mais de 81.000 espectadores.
O Vasco tem, ainda, a possibilidade de se sagrar campeão da Série B, o que pode vira a acontecer, já no próximo jogo.
Parabéns a todos os vascaínos ! Força Vasco !

ABANDONOS...

Que me perdoem os meus amigos, sportinguistas, mas não resisti a publicar esta imagem, que acabei de receber, via e-mail, de um amigo benfiquista.
Apesar da brincadeira, que revela uma enorme imaginação, e do meu benfiquismo, devo reconhecer que considero importante que o Sporting consiga ultrapassar, rapidamente, esta crise, para bem do futebol português.
E quero realçar o comportamento de Paulo Bento, no momento da saída, revelador da nobreza do seu carácter e da sua integridade.
O futebol português precisa de Homens como Paulo Bento, e daqui lhe desejo as maiores felicidades, formulando o desejo de que volte depressa.

"O CRIME" DE SER GORDO



Longe vão os tempos em que um pacato cidadão podia viver a sua vida em paz, sem que o Estado o "obrigasse" a ser saudável, segundo parâmetros pré-definidos.
Hoje, a cedência aos interesses de diversos grupos de pressão está na moda, e é em nome da nossa saúde que são aprovadas diversas proibições, algumas delas totalmente inaceitáveis, em democracia.
Desta vez, a notícia chega-nos de Inglaterra, e está reproduzida no jornal i, com uma criança recém-nascida retirada aos pais, porque a mãe cometeu o "crime" de ser obesa.
E não deixa de ser curioso que, até a terminologia se adaptou aos novos tempos...
Já não há pessoas gordas, agora só existem obesos.
Resolvido o problema dos fumadores, pela via de legislações absurdas, de um fundamentalismo indigno de países democráticos, é agora a vez dos gordos, perdão, dos obesos.
E eles que se cuidem...
Proponho, pois, que seja dada a conhecer, a todos os cidadãos, a relação peso/altura, máxima, que os pais terão de ter, para que possam procriar, sem correrem o risco de que lhes seja retirada a custódia dos seus filhos.
Tanto mais que, as autoridades espanholas já tiveram um comportamento semelhante, como nos conta o jornal i, e a coisa corre o risco de alastrar, já que noutros países, como Portugal, essa possibilidade está, legalmente, consagrada.
E eu acredito que a complacência das opiniões públicas, e publicadas, para com as diversas manifestações de fundamentalismo, em nome na nossa saúde, representa um sério risco para os nossos direitos, enquanto cidadãos...

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

PORTUGAL

Um dos mais importantes guias turísticos do mundo, o "Lonely Planet's Best in Travel 2010" recomendou uma visita a Portugal, que incluiu entre os 10 principais destinos de visita obrigatória.
Entre várias referências positivas, com realce para a gastronomia e os vinhos, o guia refere Portugal como um destino apelativo, inovador na oferta e apostado na modernidade.
Num momento em que as manchetes são dominadas por notícias deprimentes, é reconfortante ver Portugal citado pelos melhores motivos...

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

NO DENTISTA...


Ontem foi dia de dentista. Um sofrimento...
Tenho a felicidade de ter um excelente dentista, sempre preocupado em minimizar a dor associada ao tratamento.
Só que não é possível evitar a dor ligada á injecção da anestesia, o momento mais difícil da minha visita.
Não é a broca, nem o som que produz, um "zeeeee...", que se transforma num enervante "zimmm...", que me atormenta, mas sim o momento da aplicação da anestesia.
O contacto da agulha com a gengiva, deixa-me sempre nervoso, e faço os possíveis por pensar em tudo, menos nisso, enquanto fecho os olhos e cerro as mãos contra o braço da cadeira.
Admito que possa ser absurdo, até porque a dor é, perfeitamente, suportável, mas é superior a mim...
Mas o motivo deste escrito, tem a ver com o que me aconteceu no fim da consulta, depois de uma hora e meia de boca aberta, quanto eu já respirava de alívio, e procurava assegurar-me de que a metade da boca anestesiada continuava no seu lugar...
O Dr Alexandre, surpreendentemente, virou-se para mim e atirou:
Perdoe-me o que lhe vou dizer, mas o seu comportamento durante a consulta, não é de homem, mas de mulher !
Estranhei, e perguntei:
Como assim, doutor ?
Ao que ele retorquiu:
É que vc tem um comportamento impecável. e suporta o tratamento sem reclamação ou queixume, coisa que os homens, em regra, não fazem.
As mulheres aguentam melhor a dor e são, em geral, as melhores pacientes, daí a minha afirmação.
Agradeci, enquanto levava a mão á parte da cara anestesiada...
Sorri, e fiquei a pensar que nunca o meu ego se sentira tão satisfeito por uma comparação com o sexo oposto.
E dirigi-me á farmácia, para comprar o analgésico que me receitou...

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O CRUCIFIXO


Começo com uma declaração de interesse:
Sou agnóstico, em matéria de convicção religiosa, ainda que tenha sido educado segundo os princípios da religião católica, o que era absolutamente normal no meu tempo.
Talvez por isso me sinta á vontade para dizer que, considero incompreensível que o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem tenha condenado o estado italiano por violação da liberdade religiosa.
Em causa estava a queixa de uma mãe italiana, pelo facto de a escola que a sua filha frequentava exibir um crucifixo na sala de aula, coisa que o governo italiano considerou natural, e o tribunal agora condenou.
Em Portugal, existe, desde 2005, uma lei que proíbe a exibição de símbolos religiosos nas escolas públicas, mas não é difícil imaginarmos que não esteja a ser cumprida, sobretudo nas escolas do interior do país, onde a presença da igreja católica é mais acentuada.
A minha geração estudou com o crucifixo na sala de aula, que se tornou uma tradição, e nem por isso nos tornámos católicos, apesar da existência de uma disciplina de Religião e Moral, de frequência obrigatória, essa sim, sem nenhum sentido.
A presença de um crucifixo, nas escolas públicas, pode não ser politicamente correcta, mas tenho a certeza que não faz mal a ninguém...