quinta-feira, 30 de abril de 2009

JOAQUIM AGOSTINHO


Quando passam 25 anos desde a sua morte, quero aqui deixar a minha homenagem a esse excelente ciclista, e desportista, que foi Joaquim Agostinho.

OBRIGADO

No momento em que o meu Amigo Armando Pinheiro passa à situação de reforma, por completar 65 anos, quero, aqui, expressar-lhe o meu agradecimento, por todos os anos que passámos juntos.
Tenho para mim que a Amizade não se agradece, desfruta-se, e eu espero poder continuar a desfrutar da Amizade do Pinheiro, por muitos e bons anos.
Felicidades!
Até Sempre Amigo !

terça-feira, 28 de abril de 2009

FELIZMENTE, ACABOU !


A imagem fala por si...!
Que me perdoem os amantes das touradas, mas fiquei muito feliz com a decisão da Assembleia Municipal do meu Concelho.
Sintra merece !
As touradas são uma barbaridade, não tão grande como em Espanha, onde se "picam" os toiros, mas, mesmo assim, continuam a ser uma barbaridade-
Proibir as touradas, no concelho de Sintra, é uma atitude nobre, ao melhor nível da estirpe sintrense.
Para os amantes deste espectáculo, se quiseram manter alguma coisa, sugiro que mantenham a pega de caras.
Ao menos, aí, existe alguma "nobreza", e igualdade entre os contendores...

SAUDADES...


28 Abril 2009 - 00h30
Barreirense: Clube tem défice anual de 380 mil euros
Futebol sénior está em risco,
O futebol sénior do Barreirense está em risco de acabar, disse ontem, ao CM, o presidente do clube do Barreiro que no final desta temporada vai descer da III Divisão para os distritais.
Na próxima assembleia geral (11 de Maio), Manuel Lopes vai informar os sócios de que nos últimos sete anos, as despesas têm "ultrapassado largamente" as receitas, situação que coloca em risco o futebol e o basquetebol, as "únicas" modalidades com "praticantes seniores".
"Em 2008, o orçamento para o futebol, tudo incluído, foi de 265 mil euros e tivemos receitas de 56 mil, que apenas deram para pagar os salários aos 24 jogadores da equipa principal.
Se contarmos com todas as modalidades, o Barreirense teve um prejuízo de 380 mil euros. Nos últimos anos, os défices têm vindo a ser pagos com o dinheiro angariado com a venda de património em Junho de 2006: 7,7 milhões de euros."
O líder directivo do ‘histórico’ do Barreiro, que tem 3700 sócios pagantes (as quotas variam entre 1 e 3 euros), adiantou, ainda, que o clube tem mais de 900 atletas e frisou que da autarquia apenas recebe 123 mil euros por ano. "É um apoio fundamental para a formação", observou, assegurando que deixa a liderança do clube a 11 de Maio e que não irá fazer parte de qualquer comissão de gestão.
Octávio Lopes
(Notícia do Correio da Manhã, "online" de 27 de Abril de 2009)
Confesso que nem sei o que dizer...
O meu falecido amigo, Manuel Galrinho Bento, guarda redes de classe mundial, que se transferiu do Barreirense para o meu Benfica, deve estar a dar voltas na campa...
Mas a minha pergunta é a mesma de sempre:
Como podem, os dirigentes dos clubes, gastar muito mais do que as receitas de que dispõem ?
Esperam receitas de onde ? E a que título ? Donativos municipais ? Governamentais ?
Só espero que os associados salvem o Barreirense, se não como clube de futebol profissional, que se mantenha como clube amador, que não é vergonha nenhuma !
Vergonha é dever e não pagar !!
Mas, infelizmente, como dizia o meu avô, "quem não tem vergonha, todo o mundo é seu..."
O meu amigo Bento, e o Barreirense, mereciam melhor...

segunda-feira, 27 de abril de 2009

O CÃO DE OBAMA





Estes são os "cartoons" publicados no jornal americano, "The Providence Journal", da autoria de Mike Peters, e que a edição "online" do jornal Expresso, de hôje, publica , devidamente traduzidos, relativos ao cão de água português, do Presidente Obama.
Não sei, apesar da raça, qual a nacionalidade do cachorro, mas, se nasceu em Portugal, rezo para que tenham cuidado, com os passeios nos jardins da Casa Branca, ou ainda seremos acusados de "exportar" a febre da carraça para os Estados Unidos...


GRIPE SUÍNA...


A designada gripe suína está a fazer estragos, falando-se já de risco de pandemia.
Depois das vacas, "loucas" e das aves, temos,agora, os porcos...
Interessante, no entanto, é que, segundo o director-geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Bernard Vallat, a denominação "gripe suína" usada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é inapropriada, porque o vírus não foi, até agora, encontrado em animais.
Faço votos para que, tal como aconteceu com as aves, sejam mais "as vozes do que as nozes"...
Depois da "gripe financeira", só nos faltava importarmos a "gripe suína", dos Estados Unidos...

"SOLIDARIEDADE"...


Bruno Alves, que é um dos capitães de equipa do Futebol Clube do Porto, referiu, no final do jogo com o V. Setúbal , que tinha falado com o seu ex-colega Pepe, que lhe deu "força" e que ele iria "superar esta fase", pois é "um jogador de classe mundial".
Até aqui, tudo bem, pois compreende-se a solidariedade com o amigo e colega de profissão, apesar da gravidade dos actos cometidos por Pepe.
Mas Bruno Alves acrescentou que, "o que lhe aconteceu, pode acontecer a qualquer um de nós", referindo que, ele próprio teve "uma situação parecida" que acabou por ultrapassar.
E isto é que é inadmissível, que o atleta profissional Bruno Alves, considere que, agredir, bárbara e injustificadamente, um colega de profissão, pode acontecer a qualquer um, porque, também já lhe aconteceu a ele.
Alguém deveria explicar ao atleta Bruno Alves que, agredir um colega de profissão, do modo como Pepe o fez, só pode acontecer a quem está desequilibrado, e precisa de ajuda médica.
E se Bruno Alves já passou por situação semelhante, talvez também fosse bom recorrer aos serviços de um especialista...

domingo, 26 de abril de 2009

QUEM SABE, NUNCA ESQUEÇE


Ronaldo, que os brasileiros conhecem como "Ronaldo Fenómeno", agora ao serviço do Corinthians, continua a demonstrar que, mesmo "gorducho", quem sabe nunca esquece.
Marcou mais dois golos, um deles um "golaço", um magnífico "chapéu" ao guarda-redes, na primeira partida da final do Campeonato Paulista, contra o Santos, que o Corinthians ganhou por 3 a 1, na Vila Belmiro.
Apesar da idade, Ronaldo continua a demonstrar que está aí para as curvas...

sábado, 25 de abril de 2009

CRISTIANO RONALDO



Em mais um jogo, extraordinário, da Liga Inglesa de Futebol, o Manchester United venceu o Tottenham por 5-2, com dois golos de Cristiano Ronaldo, que assumiu a liderança da lista dos marcadores.

Com esta vitória, o Manchester prepara-se para renovar o título de campeão, igualando o Liverpool em número de conquistas, com a maior justiça, tendo em Cristiano Ronaldo a sua principal figura.

25 DE ABRIL



Apesar de tão maltratado, o dia 25 de Abril é inesquecível, para a minha geração.

Curioso que, sempre que me lembro da data, o meu pai surge como figura central.

Na verdade, foi ele quem me avisou que algo se estava a passar, após ter recebido um telefonema do Guimarães, um colega nosso, que era "caixa" no saudoso Banco Português do Atlântico.

Acontece que, o 25 de Abril ocorreu quando os bancários estavam em greve, e nunca mais vou esquecer as palavras do meu pai :

" Queres ver que há "bronca", por causa da greve ?"

Afinal havia "bronca" sim, mas por melhores e mais nobres motivos.

A Liberdade chegara, finalmente, após mais de meio século de ditadura e Portugal iniciava uma profunda transformação que, apesar dos altos e baixos, deve ser motivo de orgulho para os portugueses.

EXEMPLAR


Pepe, jogador do Real Madrid, foi castigado com 10 jogos de suspensão, por agredir dois colegas de profissão.
Um castigo rápido e exemplar, que é o maior de sempre, aplicado a um jogador do Real Madrid.
Pena que em Portugal a justiça desportiva não adopte idêntico procedimento...

sexta-feira, 24 de abril de 2009

TELMA MONTEIRO


Parabéns a Telma Monteiro, pela conquista da medalha de ouro, no campeonato europeu de judo.
Uma vitória que também é benfiquista, de uma atleta determinada, que demonstrou que o insucesso em Pequim, foi um mero acidente de percurso.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

A GREVE NÃO COMPENSA...

Segundo a edição, "online", do jornal Expresso:

"(...)O presidente do Grupo Desportivo Ericeirense, cujos bens estão a ser penhorados por dívidas do clube, decidiu hoje suspender a greve de fome até 30 de Junho, ficando à espera que as entidades o ajudem a encontrar uma solução alternativa.
"Ele suspende a greve de fome até 30 de Junho", revela Lurdes Mano Silva, mulher do dirigente, que hoje de madrugada deu entrada na urgência do Hospital São José, em Lisboa, depois do seu estado de saúde se ter agravado ao fim de nove dias de greve de fome.
Até 30 de Junho, António Mano Silva vai aguardar que Governo e Câmara Municipal de Mafra possam ajudá-lo a encontrar soluções que permitam ao clube pagar as dívidas, sem que os seus bens pessoais sejam penhorados. Contactada pela Lusa, a Câmara de Mafra voltou a não prestar quaisquer esclarecimentos.
O dirigente do Ericeirense já teve alta hospitalar, com a promessa de ficar em casa de amigos em Lisboa, sob vigilância médica. António Mano Silva tinha iniciado a greve de fome às 11h do dia 14, como forma de pedir ao Governo e à Câmara Municipal de Mafra, que, considera, "foram parte dos problemas" do clube, que sejam agora "parte da solução".(...)

Ainda bem que Mano Silva decidiu colocar um ponto final (?) na sua greve de fome, para bem dele e alegria dos seus familiares e amigos.
Infelizmente, antevia-se este desfecho, que, a meu ver, não poderia ser diferente, ou corríamos o risco de, em pouco tempo, termos metade do país desportivo em greve de fome, para as Câmaras, e o Estado, liquidarem as dívidas dos clubes.
Felizmente que imperou o bom senso, mas se alguma lição podemos, e devemos, retirar deste caso é que, é tempo de os dirigentes desportivos, aos diferentes níveis, se capacitarem que não devem aceitar um endividamento, dos seus clubes, superior ao que podem pagar, sob pena de se verem envolvidos em situações muito desagradáveis.
É assim em todo o lado, porque haveria de ser diferente no futebol ?



VIOLÊNCIA

A propósito da lesão do futebolista Hulk, no jogo com o Estrela da Amadora, a F.C. Porto-Futebol SAD, emitiu o seguinte comunicado :

23-04-2009 FUTEBOL
Comunicado da F.C. Porto – Futebol, SAD

Na sequência da grave lesão sofrida por Hulk no decorrer da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, vem o Conselho de Administração da F.C. Porto – Futebol, SAD alertar para a gravidade dos seguintes factos:
1 – Os árbitros não protegem os jogadores que sofrem em todos jogos inúmeras e sistemáticas faltas violentas. Esta incompreensível complacência, que não é admissível nas provas organizadas pela UEFA e pela FIFA, não só desprestigia o futebol enquanto espectáculo, como também prejudica seriamente os seus melhores executantes;
2 – Esta inaceitável passividade dos árbitros, que encoraja a insistência dos infractores, não tem merecido qualquer sanção por parte dos órgãos disciplinares competentes. A justiça desportiva, de resto, tem-se demitido de actuar em casos idênticos e que já penalizaram, no passado, Anderson por seis meses e Lisandro Lopez por dois, e que agora privaram Hulk de disputar a fase decisiva da época;
3 – A F.C. Porto – Futebol, SAD já tinha protestado de forma veemente, concretamente depois do encontro com o V. Guimarães. A perseguição a Hulk, ainda assim, prosseguiu e atingiu cirurgicamente os seus objectivos.
Porto, 23 de Abril de 2009
O Conselho de Administração da F.C. Porto – Futebol, SAD


Naturalmente que, os dois primeiros pontos do comunicado não podem senão merecer a concordância de todos os desportistas, com a ressalva do, ridículo, recurso à lesão de Andersson, na imagem, que não é jogador do Porto há mais de dois anos.
Mas não deixa de ser interessante que os Clubes, e SAD's, todos, sem excepção, só se lembrem de emitir estes comunicados quando o infortúnio bate à porta de um dos seus jogadores.
Infelizmente, cenas de violência desportiva são o que de mais recorrente existe no nosso futebol, não se compreendendo, nem a passividade das equipas de arbitragem, nem o alheamento das autoridades desportivas.
É urgente que se termine com a actual complacência, para com as faltas violentas, que são cometidas, nos relvados portugueses, por jogadores de todos os clubes, sem excepção.
Mas não posso terminar este "post", sem uma pergunta:
O que quer dizer a Administração da SAD do Porto com o ponto 3 do comunicado ? A "perseguição" a Hulk "atingiu cirurgicamente os seus objectivos" ? Por parte de quem ?
É muito triste que, no nosso futebol, mesmo, quando estão cheios de razão, os nossos dirigentes não consigam explicar os seus motivos sem o recurso à insinuação e à suspeita.
Com estes dirigentes, será que o nosso futebol pode ser diferente ?

quarta-feira, 22 de abril de 2009

CABRAL, E NÓS


Neste dia, em que se celebra mais um aniversário da descoberta, oficial, do Brasil, dei comigo a pensar no modo como nós, portugueses, nos relacionamos com os povos dos restantes países de língua oficial portuguesa.
Por um qualquer motivo, ou vários, temos, para com esses povos, um comportamento que varia entre o paternalismo e a sobranceria, raramente nos lembrando que, apesar da língua comum, na terra deles somos estrangeiros.
Do Brasil, por exemplo, que é uma das maiores potências mundiais, os portugueses conhecem as praias, os jogadores de futebol, as telenovelas, as mulatas, naturalmente, sabem que é rico em recursos naturais, e pouco mais. E é pena !
Mas quando conseguem amealhar uns tostões para umas férias, em regra, passadas no nordeste brasileiro, logo tomam a nuvem por Juno, e, regressados a casa, passam a dar opiniões, quando não a sentenciar, sobre o povo, os seus hábitos e até a economia.
Esquecem, em regra, "detalhes", como a dimensão, a diversidade, o caldo de culturas e tradições, que fazem a grandeza desse país, mas isso não os condiciona no "rigor" das suas avaliações.
Não creio que seja necessário dar exemplos, pois estão à vista de todos...
É minha convicção que, ao contrário do que sucedia há algumas décadas, são os portugueses quem tem maior preconceito, relativamente aos brasileiros, talvez pelo substancial aumento da colónia emigrante no nosso país, ainda que, sem nenhum motivo que o justifique, tanto mais que somos um país de emigrantes.
Devo confessar que, ver um Brasil democrático, pujante, melhorando as condições de vida do seu povo, e assumindo importância crescente, na economia mundial, me deixa extremamente satisfeito, pelos brasileiros e por nós, portugueses, a quem se deve, entre muitas outras coisas, a não fragmentação do país, como sucedeu com as ex-colónias espanholas.
E fico a pensar se a melhor forma de honrarmos a herança dos descobrimentos não é estreitarmos o relacionamento com todos os países de língua portuguesa, no estrito respeito pelos seus povos e seus costumes...

VIOLÊNCIA


O que será que passou pela cabeça de Pepe, para ter aquele comportamento, absurdamente, agressivo ?
As imagens são arrepiantes...
Não existe justificação possível para o que se passou, e espero que Pepe seja, exemplarmente, castigado.

terça-feira, 21 de abril de 2009

FANTÁSTICO




Sem palavras...
Sem fôlego.....
Simplesmente...impressionante !
Quem não viu, não sabe o que perdeu.
Jogadores, árbitros, dirigentes, todos deveriam ser obrigados a ver o maravilhoso espectáculo de futebol que o Liverpool e o Arsenal nos proporcionaram esta noite.
O jovem Arshavin foi a figura do jogo, ao marcar os quatro golos do Arsenal, mas o jogo, meus caros, o jogo, merece figurar na galeria dos melhores de sempre.
Ainda alguém duvida que o campeonato inglês é o melhor do mundo ?

segunda-feira, 20 de abril de 2009

COMPASSO DE ESPERA

Comunicado
O Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, após analisar o resultado da Assembleia Geral de 17/04/2009, informa os seus associados que não vai solicitar a realização de qualquer Assembleia Geral até ao próximo acto eleitoral, cuja marcação dependerá do calendário desportivo da equipa de Futebol Sénior no Campeonato Nacional de Clubes da 1ª Liga.Pretende-se assim que os associados se pronunciem de forma clara no acto eleitoral, pelas opções programáticas, que as lista concorrentes venham a apresentar para o futuro do Clube.A bem do Sporting Clube de Portugal
O Conselho Directivo
20/Abr/2009

É este o comunicado publicado no sitio oficial do Sporting Clube de Portugal.
Independentemente das questões clubísticas, quero saudar a decisão, que remete para o próximo acto eleitoral as opções programáticas. Assim deveria ser sempre !
Aos sócios cabe, agora, a responsabilidade de analisarem as diferentes opções, que possam vir a perfilar-se, e decidirem o que pretendem, para o futuro do seu clube.
Penso que o Conselho Directivo do Sporting deu um bom exemplo, e uma grande prova de bom senso, o que é, infelizmente, raro, no futebol português.

OBAMA




Elogiar o Presidente Obama tornou-se, hoje em dia, um lugar comum, e é bom sinal.

E eu, confesso, já tive, várias vezes, a "tentação" de escrever aqui alguns elogios, seja a propósito da postura do Presidente, desde que tomou posse, ou do comportamento, e elegância, daquele casal, que, a meu ver, faz mais pela imagem externa do Estados Unidos do que mil discursos bem escritos.

As recentes decisões, de diminuir as restrições às visitas e remessas, por parte de cidadãos americanos, a Cuba, constituem o motivo deste "post", mais para partilhar dúvidas do que para dar opiniões.

Sei bem que muitos gostariam que Obama terminasse, imediatamente, o bloqueio que foi imposto à ilha, em nome dos melhores princípios, e práticas, democráticos, e eu, que pouco, ou nada, sei de política externa, estou tentado a acompanhá-los nessa "exigência".

Mas, depois de uma pequena reflexão sobre este tema, assaltou-me uma dúvida, que aqui quero expressar:

Com esta sua política de distendimento, progressivo, o seu discurso claro, e nada arrogante, não estará Obama a criar um verdadeiro problema a Raul de Castro, e a Fidel ?

Não se sentirão eles mais "ameaçados" por este tipo de medidas, e comportamento?

Não será esta política gradualista a melhor forma de "obrigar" Cuba a ir introduzindo as transformações, democráticas, que o povo cubano anseia, e merece ?

Eu não tenho as respostas, mas uma coisa é certa:

Cada dia admiro mais o Presidente Barack Obama e a sua mulher, Michelle.

O conceito de "soft power", popularizado pelo académico Joseph Nye, que defende a persuasão através de iniciativas não militares, encontrou, a meu ver, neste casal, o seu melhor símbolo.

VAMOS POR PARTES...!!


(...)Luís Filipe Vieira reiterou o compromisso de não permitir que os destinos do clube caiam nas mãos de "aventureiros" que "de vez em quando teimam em aparecer" e garantiu que a sua "estratégia" será a de "unir" e "mobilizar".
"Podemos aceitar o caminho daqueles que fomentam a divisão, o cinismo, o pessimismo, mas, se o fizermos, temos que ter a noção que não iremos a lado nenhum. Ou, como eu vejo o futuro, podemos escolher um caminho de responsabilidade nos projectos, de estabilidade, de crescimento e consolidação de tudo quanto já foi feito. É assim que encaro o futuro do Benfica", sublinhou o presidente benfiquista. "A lição dos seis anos que levo à frente do Benfica é esta: o Benfica nunca beneficiou da acção de alguns aventureiros que de vez em quando teimam em aparecer. A estratégia de alguns, já se viu, é dividir. A nossa é unir, mobilizar, é continuar a lutar por melhorar todos os dias", acrescentou, assumindo de forma implícita a responsabilidade de se manter à frente dos destinos do clube.
Luís Filipe Vieira aproveitou para recordar alguns dos méritos da sua presidência, sem nunca esquecer algumas alfinetadas a todos os que representam "um passado não muito distante". "Ao contrário de um passado não muito distante, temos as contas equilibradas, um modelo empresarial profissionalizado, condições físicas únicas, equipas a discutir os títulos nas mais diversas modalidades, um canal de televisão e uma credibilidade que ninguém de boa fé poderá negar. Continuamos a ter muitos desafios pela frente, mas são felizmente bem diferentes daqueles que enfrentámos no passado. O que hoje precisamos é de seguir por este caminho", observou Vieira.(...)
( Edição do jornal Record "online", de 19 de Abril )
Pois bem, vamos por partes:
1. Luís Filipe Vieira faz bem em dizer que não quer o Clube nas mãos de aventureiros. Eu também não !
Só que, quando o presidente do Benfica era um aventureiro, ele nada fez para defender o Benfica, pelo contrário, esteve ao lado de Pinto da Costa, comemorando as nossas desventuras...;
2. Unir e mobilizar os benfiquistas é coisa que Luís Filipe Viera não quer, nem nunca quis, antes se comportando como um verdadeiro eucalipto, para utilizar uma expressão simpática, que seca tudo em sem redor, e escolhendo sempre terceiros como responsáveis pelos seus insucessos;
3. Ao falar de "divisão e cinismo", Luís Filipe Vieira só pode estar a pensar em si próprio, porque ele personifica, desde que assumiu a presidência do Clube, o que de pior existe nessa matéria;
4. Luís Filipe Vieira não vê o futuro, ao contrário do que diz, porque as suas ideias e opiniões mudam, em função da última pessoa com quem conversou, e não tem nenhuma estratégia de futuro que não seja a de "navegar à vista", cavalgando as oportunidades do momento, pensando, exclusivamente, em si próprio;
5. Luís Filipe Vieira, não quer unir, ao contrário do que afirma, antes querendo dividir, para reinar, e esse tem sido o seu comportamento, como presidente do Benfica;
6. Luís Filipe Vieira não "leva" 6 anos de Benfica, ao contrário do que afirma, mas 8, uma vez que esteve dois anos como director-geral da SAD do Benfica, responsável pelo futebol. Até entendo o "esquecimento", mas convirá que não tenhamos memória curta...;
7. O "equilíbrio das contas" está por provar, e se o termo de comparação continuar a ser a "gestão" de Vale e Azevedo, estamos, mesmo, muito mal...;
8. O Benfica não tem um "modelo empresarial profissionalizado", ao contrário do que afirma Luís Filipe Vieira, mas antes um conjunto de "gestores", principescamente remunerados, ao serviço das "ideias" do actual presidente. Gestão profissionalizada e remunerada são coisa diferentes...;
9. Luís Filipe Vieira deveria envergonhar-se, quando fala do canal de televisão do Benfica, na sua forma actual, que está transformado num mero órgão de propaganda, ao seu serviço. Embora isso não me surpreenda, pois tive ocasião de conhecer a sua "visão" sobre o tema, a propósito do Jornal do Benfica...;
10. A CREDIBILIDADE do BENFICA é indiscutível, sempre foi, mesmo quando foi servido por gente que não merecia credibilidade nenhuma !
A credibilidade do actual presidente do Benfica será "julgada" no próximo acto eleitoral, por muito que isto possa desagradar-lhe...;
Termino, dizendo, apenas, o seguinte:
Luís Filipe Vieira, ao longo de 8 anos, ao serviço do Benfica, fez coisas boas e más, e o contrário é que seria anormal. Infelizmente, demasiadas coisas más, mas a vida é assim mesmo. Só não erra quem não faz, e eu não o condeno por isso.
O que Luís Filipe Vieira não tem o direito é de desrespeitar, ou ofender, outros benfiquistas, que se preocupam com o Clube tanto, ou mais do que ele, de faltar à verdade, de reclamar para si coisas que nunca fez, de recorrer à demagogia para justificar os seus insucessos...
Não quero ser indelicado, e sempre procurei não o ser, com o presidente do meu Clube, mas não posso deixar de referir que, Luís Filipe Vieira conseguiu, ao ser eleito presidente do Benfica, pela primeira vez, um facto absolutamente inédito na, Gloriosa, História do Clube:
Ter um presidente que era sócio dos três maiores clubes de Portugal !
Só que eu nunca acreditei que, após a eleição, Luís Filipe Vieira não cancelasse, imediatamente, a sua inscrição nos outros dois...
Infelizmente, o Benfica já não é o que era, mas ainda existe muita gente com memória....

"QUANDO EU ESTOU AQUI..."


Para os mais jovens, o título deste "post" é o nome de uma canção, maravilhosa, de Roberto Carlos, que comemora, hoje 68 anos.
Que me perdoem os meus sobrinhos, e até o meu filho, mas eu sou um "foleiro" e um romântico incorrigível, pelo que, não poderia esquecer o Roberto neste momento.
Para além de um enorme cantor, Roberto Carlos constitui um verdadeiro exemplo de como lidar com a adversidade, já que, com 6 anos de idade, devido a um acidente ferroviário, teve de amputar parte de uma perna. Só que isso não o impediu de ser uma criança feliz, que jogava futebol, na baliza, devido à deficiência, e de ter, com apenas 11 anos, o seu programa na rádio local.
O dia de hoje marca, também, os seus cinquenta anos de carreira, porque o cantor, "esquecendo" tudo o que fez anteriormente, decidiu considerar como momento zero da sua carreira, a sua estreia na "boate" Plaza, em Copacabana.
Filho de um relojoeiro e de uma costureira, Roberto Carlos marcou várias gerações, com canções como " O Calhambeque", "Detalhes", "Emoções", "Como É Grande o Meu Amor por Você", e tantas outras...
A imagem acima, do "show" com Caetano Veloso, outro "grande" da música brasileira, bem como este pequeno "post", são o símbolo da minha gratidão para com Roberto Carlos, e a sua capacidade de nos fazer sonhar, através da música...
Roberto, eu estou aqui ! Parabéns!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

SAD's RICAS, CLUBES POBRES ?



Já aqui escrevi que, acompanho, com atenção, o que se tem estado a passar no Sporting Clube de Portugal.

Apesar do meu benfiquismo militante, isso não me impede de querer perceber as transformações que ocorrem nos "concorrentes", bem pelo contrário.

Aliás, considero um erro, grave, se os dirigentes do meu Clube, não seguirem, atentamente, o que se está a passar, não só no que respeita às eventuais decisões, a aprovar na AG desta noite, como também, e sobretudo, quanto às diferentes opiniões, e pontos de vista, sobre a estratégia mais adequada.

Isto apesar de, infelizmente, a margem de manobra, no Benfica, já ser muito pequena...

A entrevista de José Roquette, ao jornal "A Bola", e de Nobre Guedes e Isabel Trigo Mira, ao jornal "Record", devem merecer a atenção de todos aqueles que gostam, não só de futebol, mas também, e sobretudo, dos seus Clubes.

Não querendo, naturalmente, intrometer-me numa polémica que não me diz respeito, não posso deixar de considerar, no mínimo, "curioso" que, tendo as SAD's sido constituídas a partir dos clubes, com capital realizado em espécie, transferido desses mesmos clubes, a preços que, nem sempre, correspondiam ao seu verdadeiro valor de mercado, estejamos a assistir, poucos anos passados, a um cenário caracterizado por SAD's ricas e clubes pobres.

E a situação é ainda mais "curiosa" se nos lembrarmos que, as SAD's recebem, dos clubes, mais de 75% das receitas das quotas dos associados, os quais têm cada vez menos direitos e pagam, cada vez mais, para assistirem a um jogo de futebol do seu clube do coração.

Para quem, como eu, não admite a hipótese de o Clube ser completamente esvaziado, em benefício da SAD, e dos verdadeiros "desmandos" da sua administração, este debate assume particular interesse. Até porque, o aparecimento das SAD's acabou por criar uma situação muito particular, que é a de, os "deficits", sucessivos, acabarem sempre, ou quase sempre, por serem financiados através do recurso à venda, do pouco que resta, do património dos clubes, a essas mesmas SAD's, para que estas possam aumentar o seu endividamento.

E quando o património dos clubes se esgotar ?

Será que o próximo passo é o de as SAD's pedirem ao clubes que aceitem abdicar das poucas receitas de que dispõem, para financiar, parcialmente, o seu ecletismo, em benefício de equipas de futebol construídas sem critério, e de gestores profissionais pagos principescamente ?

Todos sabemos, e eu não o ignoro, que o futebol é a actividade motora dos clubes, agora através das SAD's, fazendo todo o sentido que se lhe consagre a maioria das receitas obtidas.

Mas o ecletismo também tem um valor, desprezado, é certo, por muita gente, até porque movimenta pouco dinheiro, mas nem por isso pode ser considerado desprezível, muito pelo contrário...

Certo é que, existem sempre alternativas para a resolução de qualquer problema e, até agora, a avaliar pela posição das administrações das SAD's, e dos seus banqueiros, parece que só a venda do património dos clubes, para "cobrir" o endividamento das SAD's, é a solução.

E é estranho, ou talvez não, que não se debatam soluções alternativas...

O debate está, a meu ver, longe de ter terminado, mas será importante conhecermos a posição dos sportinguistas acerca deste tema...

A RENOVAÇÃO


Nuno Gomes e o Benfica estão em negociações, para a renovação do contrato, que liga o jogador ao Clube.
Pena que este assunto se venha arrastando, mas este parece ser o método negocial dos actuais dirigentes do Clube, porque o Benfica precisa de Nuno Gomes.
Repito, o Benfica precisa de Nuno Gomes !
Para além de ser um excelente jogador, que não um goleador, o Nuno é benfiquista, é o capitão da equipa e constitui um exemplo, para todos os que chegam, do que deve ser o comportamento de um verdadeiro profissional de futebol.
Pena que muitos benfiquistas percam mais tempo a comentar os golos que ele não marca, do que a analisar o seu modo inteligente de jogar, as oportunidades e os espaços que cria, para ele e para os outros...
Não sei se a passagem do "dossier" para as mãos do presidente do Clube é, ou não, um bom indício, mas espero que este assunto se resolva, rapidamente.
O Benfica precisa de referências e o Nuno é, inquestionavelmente, uma delas.
A renovação, que o Benfica tanto precisa, também passa pela renovação do contrato com Nuno Gomes.

EM GREVE DE FOME...



O presidente do Grupo desportivo União Ericeirense, Mano Silva, está em greve de fome.

O motivo para a greve é a execução de penhoras, sobre os seus bens, por dívidas do clube à Banca, no valor de dois milhões de euros.

Mano Silva acusa a Câmara Municipal de Mafra, e o Governo, de não terem atribuído, ao Clube, o estatuto de utilidade pública desportiva, que lhe teria permitido a abertura de um espaço de jogo do bingo, cujas receitas permitiriam honrar as dívidas.

Não conheço os detalhes, mas vou aguardar, com a maior curiosidade, o desfecho deste caso...

quinta-feira, 16 de abril de 2009

BOA CAMPANHA

O Futebol Clube do Porto foi eliminado da Liga dos Campeões.
Um golo, fabuloso, de Ronaldo, afastou os campeões nacionais da prova.
Fica o registo de mais uma boa campanha, internacional.

terça-feira, 14 de abril de 2009

UM HINO AO FUTEBOL !




Quem, como eu, viu o jogo dos quartos-de final da Liga dos Campeões, entre Chelsea e Liverpool, pode considerar-se um privilegiado.
Seguramente, um dos melhores jogos de futebol que vi ,na minha vida.
Passou o Chelsea, como podia ter passado o Liverpool, que, ao intervalo, ganhava por 2-0. O resultado final, 4-4, diz tudo.
Um verdadeiro hino ao futebol de ataque, este jogo teve de tudo: Emoção, Correcção, Entrega e uma excelente Arbitragem.
Parabéns a todos os intervenientes. Pena que uma das equipas tivesse que ficar pelo caminho...
Ficou claro porque é que a Liga Inglesa é, neste momento, a melhor Liga do Mundo.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

OS MAIS VALIOSOS


A revista Forbes acaba de publicar a lista dos clubes mais valiosos do mundo (www.forbes.com).
Sem surpresa, o Manchester United lidera o "ranking", seguido do Real Madrid e do Arsenal.
Entre os 25 primeiros, surgem o Celtic e o Glasgow Rangers, clubes que, disputam um dos chamados "campeonatos menores", o mesmo sucedendo com o Olympique Lyonnais e o Olympique Marseille.
Será, que o facto de sermos um pequeno país é uma justificação para os "deficits", crónicos, dos nossos clubes ? O exemplo escocês parece contrariar essa opinião.
Ou será que o problema reside no modo como está "organizado" o nosso futebol ?
Acredito que, precisamos rever o modelo subjacente ao nosso futebol profissional e prometo voltar, em breve, a este assunto.

ATÉ QUANDO ?


Desilusão, deve ser a palavra que melhor caracteriza o estado de espírito dos benfiquistas.
O sonho da vitória no campeonato, esfumou-se, e a participação na Liga dos Campeões está cada vez mais distante.
Infelizmente, não se pode dizer que seja algo de inesperado, porquanto as recentes exibições não prenunciavam nada de bom...
Para que tudo possa ficar na mesma, o treinador será despedido, assistiremos a inúmeras mudanças no quadro de jogadores e o actual presidente virá assegurar que seremos campeões, no próximo ano...
Até quando, estarão os benfiquistas dispostos a dar mais crédito ao actual presidente ?
A política desportiva do Benfica precisa de ser, radicalmente, alterada, e será bom que, nas eleições que se aproximam, os sócios não tenham memória curta...

domingo, 12 de abril de 2009

PÁSCOA FELIZ

Aos meus leitores e Amigos, quero deixar os meus votos de uma Páscoa Feliz !

sábado, 11 de abril de 2009

NÃO, OBRIGADO !


Esta verdadeira "cruzada" contra o tabaco, e os fumadores, incomoda-me, e muito !
Iniciada nos Estados Unidos, sempre os paladinos da defesa da "moral" e dos "bons costumes", a legislação anti-fumo propagou-se, rapidamente, pela Europa, alastrando-se, mais recentemente, à América Latina e à África. E cada nova peça legislativa é mais radical do que a anterior.
Não questiono os malefícios do tabaco, naturalmente, os quais são lembrados aos consumidores em todas as embalagens, e, muitas vezes, acompanhados de imagens capazes, por si só, de provocar um ataque cardíaco, a quem for mais impressionável.
Mas não aceito, confesso, que se pretenda proibir o fumo em todos os lugares públicos, como sucedeu na Irlanda, por exemplo, ignorando, em absoluto, os direitos dos fumadores.
Passar de uma situação onde se podia fumar em qualquer local, até nos hospitais, para outra em que não se pode fumar em local nenhum, evidencia um radicalismo absurdo, e mais não faz do que, sob o pretexto de acautelar os interesses dos não fumadores, limitar os direitos dos fumadores. E, por muito que isto incomode os anti-tabagistas, os fumadores têm direitos.
Fumar é, em Portugal, e até nos Estados Unidos, uma actividade lícita, e é por isso que o tabaco pode ser vendido, e consumido, livremente. Nesse sentido, qualquer legislação que pretenda proibir, na prática, o consumo do tabaco, contraria os direitos e liberdades constitucionalmente definidos.
Ao não terem coragem para assumir a proibição do fumo, e até a criminalização do consumo de tabaco, e a sua venda, enquanto continuam a beneficiar das, crescentes, receitas em impostos, os governos revelam uma hipocrisia sem limites.
Em nome da defesa da minha saúde, e dos restantes consumidores, o governo prefere aumentar os impostos a proibir o consumo, e para agradar aos que não fumam, vai limitando os locais onde posso desfrutar o prazer de fumar um cigarrinho, num total desprezo pelos meus direitos, como fumador.
É sempre fácil restringir liberdades individuais, e quando o pretexto é a preservação da saúde,
tudo fica mais fácil...
Mas no que me diz respeito, dispenso esse excesso de zelo do Estado, até porque, o dinheiro que pago em impostos, associado aos meus maçinhos de tabaco, excede, amplamente, os encargos, actuais e futuros, que o Estado terá com a minha saúde.
E é por isso que, aos cuidados dos governos, eu digo: NÃO, OBRIGADO !

sexta-feira, 10 de abril de 2009

PERDOAI-LHES SENHOR...


(...)"Na verdade, o Benfica não joga como quero, algumas exibições perto do que quero e outras muito longe. O motivo deste facto é a soma de muitas coisas, mas não é o momento de falar.(...)
( Edição "Online" do jornal Record de 10 de Abril de 2009 )
O meu Benfica não pára de me surpreender !
Agora é o treinador que diz que a equipa não joga como ele quer.
Eu nem queria acreditar no que estava a ler !
Se o treinador não consegue que a equipa jogue como ele quer, de quem é a culpa ?
E se existem "muitas coisas" que impedem a equipa do Benfica de jogar como o treinador quer, mas "não é o momento de falar", o que leva o treinador a mencionar, publicamente, a sua existência ?
Claro que a saída "anunciada" de Quique Flores, não ajuda o seu trabalho. Ninguém respeita um técnico que está de saída e já se percebeu que o actual presidente do Benfica resolve os seus insucessos desportivos com o despedimento dos treinadores.
Até com o seu "amigo" Jesualdo Ferreira foi assim...
Mas não posso deixar de me interrogar quanto ao papel de Rui Costa, no meio de tudo isto. Não tem nada a dizer ?
A conclusão, óbvia, das declarações do treinador do Benfica, é que não tem condições para continuar. E se é esse o caso, alguém lhe devia pedir para se abster deste tipo de comentários, até ao final da época desportiva.
Mas, infelizmente, no Benfica actual, nada surpreende.
Em plena Quaresma, é caso para dizer:
Perdoai-lhes Senhor... !

quarta-feira, 8 de abril de 2009

HINOS AO FUTEBOL



Penso que só existe uma palavra para definir os jogos dos quartos-de-final da Liga dos Campeões: Excelente!
Na verdade, todos os jogos tiveram emoção, foram bem jogados e terminaram com resultados surpreendentes, talvez com a excepção do confronto entre o Villareal e o Arsenal, embora o clube espanhol pudesse ter conseguido, pelo que jogou, uma surpreendente vitória.
Excelente comportamento do Porto, já referido neste blogue, e surpreendente a derrota do Liverpool.

CREDIBILIDADE...


Hermínio Loureiro revela-se preocupado com o futuro do futebol, afirmando que, hoje em dia, ninguém defende o futebol. E considera que a sua “missão de credibilizar o futebol está parcialmente cumprida”.
(...)Para o dirigente a moderação salarial é o lema e salienta que o futebol é vítima de “um excesso de perseguição fiscal”.
Já sobre a final da Taça da Liga, Hermínio Loureiro defende que “os erros de arbitragem não podem associar-se a corrupção e suspeição”. E surpreende ao dizer que a presidência da Liga não o preenche. (...)

( Edição "Online", do DN Desporto, de 8 de Abril de 2009 )

Devo confessar que, os dirigentes do nosso futebol não param de me surpreender.
Se Hermínio Loureiro considera que, a "missão de credibilizar o futebol está, parcialmente, cumprida", terei que concluir por uma de duas possibilidades:
Ou o Presidente da Liga não está a referir-se ao nosso futebol, ou o seu conceito de credibilidade não é igual ao meu.
Dirigentes, e treinadores, falando de corrupção na arbitragem, clubes abandonando a direcção da Liga pelo mesmo motivo, clubes com receitas televisivas hipotecadas por vários anos, com endividamento excessivo, com salários em atraso, demasiados jogos de má qualidade, preços elevados dos bilhetes, estádios vazios, enfim, se isto não descredibiliza, totalmente, o nosso futebol, então não sei o que mais será preciso...
Até surpreende que, com tanta "credibilidade", ninguém defenda o futebol, como reconhece o presidente da Liga, apesar de ser o desporto mais popular em Portugal, e se existe um "excesso de perseguição fiscal", acho que a maioria dos portugueses ainda não deu por isso...
Hermínio Loureiro terá, decerto, os seus motivos, para considerar que a Liga "não o preenche", e terá, provavelmente, encontrado mais obstáculos à sua actuação do que antecipava, mas faz muito mal em acreditar o seu legado será muito diferente da pobre herança que recebeu, como transparece da sua entrevista.
A Liga precisa de um presidente que se considere "preenchido" pela função, que tenha ideias , claras, sobre o que é preciso fazer para transformar o nosso futebol, e que esteja disposto a empenhar-se, totalmente, para o conseguir. Contra tudo e contra todos !
Mas, pelos vistos, o melhor é esperarmos, sentados..


DESCULPAS DE MAU PAGADOR....



Sem rodeios, Luisão afirma que é justa a punição ao portista Lisandro, por simular uma grande penalidade no encontro com o Benfica no Estádio do Dragão, até porque a equipa da Luz pode sofrer com esse erro.
"Está a valer o campeonato, até hoje. Esse lance acabou por nos penalizar bastante. Quando ao castigo, só posso dizer que está nos regulamentos", afirmou o central, em entrevista à Sport TV.
( Edição "Online" do Jornal Record, de 7 de Abril de 2009)
Qualquer análise, isenta de "clubite aguda", ao lance a que Luisão se refere, permite concluir que não existiu grande penalidade. Eu, que assisti ao jogo, também entendi assim.
Quanto ao castigo, que a Liga decidiu aplicar, parece que está regulamentado, e, se assim é, fez bem. Isto independentemente de se tratar, ou não, do primeiro caso em que se aplica o Regulamento. Para tudo, existe uma primeira vez...
Mas não deixa de ser importante que, a partir de agora, e a bem da verdade desportiva, seja aplicado o mesmo critério, para todos os jogadores que, deliberadamente, tentem enganar o árbitro.
A não ser assim, seria grave, como é grave o modo, completamente aleatório, como a Liga tem aplicado os "sumaríssimos".
A falta de critério, na aplicação das penas, ajuda a descredibilizar o futebol, e os seus dirigentes terão de ter consciência disso.
Dito isto, confesso que li as declarações de Luisão com enorme preocupação, tanto mais que ele é um dos capitães de equipa, do meu Benfica.
Será que Luisão acredita, mesmo, que esse erro "está a valer o campeonato" ?
Sinceramente, eu espero que não !
É que, a não ser assim, isso quer dizer que a teoria da "desculpabilização", tão cara ao actual presidente do Benfica, e a muitos do seus dirigentes, está a "fazer escola", já se alastrou à equipa de futebol, não sendo de esperar que daí possa vir algo de bom, bem pelo contrário.
O que Luisão, os seus companheiros e a equipa técnica têm de compreender, e quanto mais rápido melhor, é que, o Benfica está no terceiro lugar porque pratica um futebol de péssima qualidade, o empenho dos jogadores nem sempre foi o melhor e os adversários, neste caso, Porto e Sporting, têm sido mais consistentes e regulares.
E se os jogadores do Benfica ainda "sonham" com o segundo lugar, já que o primeiro parece estar cada vez mais distante, é bom que se convençam que vão ter que correr mais e jogar mais e melhor.
Tudo o resto, são "desculpas de mau pagador" !

Parabéns


Parabéns ao Futebol Clube do Porto, pela excelente exibição em "Old Trafford".
Uma exibição personalizada, disputando o jogo pelo jogo, que muito orgulhou os seus adeptos e todos os desportistas portugueses.
Aqui ficam os meus votos das maiores felicidades para o segundo jogo !

terça-feira, 7 de abril de 2009

UM PAÍS DE EMIGRANTES

" O Emigrante" - Pintura de José Malhoa

Amplamente divulgado, o estudo "Emigração: A Diáspora dos Portugueses", realizado por Adriano Albino, empresário português de 78 anos, também ele um emigrante, para o Brasil, concluiu pela existência de mais de 31 milhões de portugueses, e luso descendentes, até à terceira geração, espalhados pelo Mundo.
Para um País que conta com pouco mais de 10 milhões de portugueses residentes, é um número impressionante, e, independentemente da metodologia utilizada, várias são as conclusões que poderíamos retirar.
Por mim, prefiro deixar aos especialistas a análise do fenómeno, mas reforço a certeza de que, se existe, no Mundo, um País com a obrigação de acolher, condignamente, os imigrantes, esse País chama-se Portugal !
Somos um País de Emigrantes !
E é por isso que se tornam incompreensíveis, aos meus olhos, alguns comportamentos, vindos de vários quadrantes da sociedade portuguesa, para com as comunidades imigrantes, que vivem, e trabalham, em território nacional, e que muito contribuem para o nosso desenvolvimento.
Só lamento que, a divulgação deste e de outros estudos, não venha acompanhada de alguma pedagogia...

E SE A MODA PEGA ?

Depois do Sporting Clube de Portugal, agora foi a vez de o Boavista Futebol Clube abandonar a direcção da Liga de Clubes.
Na edição "online" do DN Desporto, pode ler-se:
"No Porto a direcção do Boavista reuniu e decidiu abandonar a direcção da Liga de Clubes. “É um sinal de protesto. Sempre disse que continua até considerar que a verdade desportiva estava a ser alterada. E está. O Boavista está a ser empurrado para baixo”, disse Álvaro Braga Júnior antes da reunião."
Curioso que, Boavista e Sporting, se tenham decidido pelo abandono, porque se consideraram prejudicados pelas arbitragens, eles que, como todos os chamados "grandes", tantas vezes foram beneficiados...
E se, os chamados "pequenos", em regra prejudicados, decidissem deixar de participar na Liga ?
Pobre futebol português...

PARABÉNS AO INTER


O Sport Club Internacional, também conhecido por Internacional de Porto Alegre, ou, simplesmente, por Inter, comemorou o seu centenário no passado dia 4 de Abril.
Curioso que o Inter surgiu porque os irmãos, Henrique e José Poppe Leão , juntamente com seu primo, Luiz Madeira Poppe, não foram aceites, como sócios, pelos dois clubes da cidade, o Grémio, seu grande rival até hoje, e o Fussball Porto Alegre. O motivo da recusa, imaginem, foi o facto de não terem ascendência germânica...
Assim nasceu um fantástico clube brasileiro, várias vezes campeão estadual, três vezes campeão nacional, vencedor da Copa Libertadores da América em 2006, ano em que se sagrou, também, Campeão Mundial de Clubes.
Equipando de vermelho, como o meu Benfica, o Inter é um dos clubes da minha simpatia.
Aqui ficam os meus Parabéns e votos das maiores felicidades para o futuro.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

AS ELEIÇÕES NO BENFICA



Para os mais incrédulos, quero afirmar que a imagem acima não é uma "montagem", mas a reprodução de um cartaz da última campanha eleitoral, do actual presidente do Sport Lisboa e Benfica.

O que se passou a seguir, dispensa comentários...

Segundo os Estatutos do Clube, as eleições terão de ter lugar entre os próximos dias 24 e 31 de Outubro, datas cuja escolha, confesso, nunca consegui entender.

Defendo, desde muito, que as eleições deveriam ter lugar na primeira quinzena do mês de Junho, de modo a permitir que a Direcção eleita possa fazer os ajustes que considera necessários, no futebol do Clube, antes do início da nova época desportiva. E nem o facto de ter sido criada uma SAD para o futebol altera esta minha convicção, porquanto, o Sport Lisboa e Benfica é o principal accionista da SAD, o que "exige" que as posições que os seus representantes assumem, nesta, resultem de deliberações tomadas pela Direcção do Clube.

Sei bem que não nunca foi assim que as coisas funcionaram, mas deveria ser !

Entendo ser tempo de se corrigirem várias coisas que estão mal, incluindo esta, e o actual presidente do Clube tem nas mãos essa possibilidade, demonstrando que não está agarrado ao Poder, solicitando ao presidente da Mesa da Assembleia Geral que antecipe as eleições.

Seria uma forma de minorar o prejuízo provocado pela não revisão dos Estatutos, a qual, apesar do compromisso, que assumiu em Assembleia Geral, nunca cumpriu.

A modernização do Sport Lisboa e Benfica, passa, também, pela adequação dos seus Estatutos a uma nova realidade, e, qualquer que seja a nova Direcção eleita, tem a obrigação, e o dever, de proceder, rapidamente, à sua revisão, nos termos previstos.

É urgente que se mudem práticas e procedimentos no Sport Lisboa e Benfica, sob pena de " O Benfica na Europa dos Campeões" continuar a ser uma miragem...

domingo, 5 de abril de 2009

AFINAL, DEUS DORME...


Tal como se esperava, Pinto da Costa foi ilibado no " Caso Envelope", tal como o arbitro Augusto Duarte. Luís Filipe Vieira, qual "Paladino", apressou-se a comentar (edição "online" do jornal Record) :

(...)"Ficou mesmo a ideia de que a honradez não é necessária e que os valores éticos e a verdade são dispensáveis. Alguns até podem querer festejar tal sentença, mas não podem esperar ser reconhecidos como gente séria e honesta, porque isso todos o sabemos - mesmo os que redigiram a sentença - eles não o são. Podem tentar absolver essas pessoas, mas não tenham dúvidas que a História já os condenou."(...).

Por mim, nada de surpreendente...

Afinal, as personagens limitaram-se a cumprir o guião da "Parábola":

Naquele tempo, andava o pai do "Sacerdote", Augusto Duarte, por "maus caminhos".

Incapaz de regenerar o progenitor, o "Sacerdote" solicitou os bons ofícios do "Bispo", Pinto de Sousa, para conseguir uma entrevista com "Papa", Pinto da Costa.

Tudo natural !

Afinal, "Papa é Papa", consegue "favores divinos" que não estão ao alcance de outros membros da "Igreja", não sendo de estranhar que, na sua infinita bondade, tenha aceite receber o "Sacerdote", na sua residência, acompanhado do "Bispo", e prometido interceder, na recuperação do progenitor tresmalhado.

Se houve, ou não, uma "contribuição" para o "Sacerdote", é um "religioso segredo", mas "Santa Carolina", também presente, garantiu que sim, acrescentando que se destinava ao pagamento da "missa", encomendada pelo "Papa".

Bem vistas as coisas, tudo de acordo com os princípios da "Igreja". O "Papa" não diz missa, manda dizer...

Também não foi possível apurar, se a "encomenda da missa" era por antigos devaneios do progenitor, ou se também se destinava a prevenir "pecados" futuros, assim como nada foi dito quanto à possibilidade de o "Papa" poder ter recorrido aos "bons serviços" do "Sacerdote" na realização de outras "missas"...

Sabe-se, contudo, que o "Bispo", que promoveu o encontro e a tudo assistiu, estava acusado de manipular a classificação dos "Sacerdotes", havendo até quem diga que por influência do "Papa", mas isso são as "más línguas", ao serviço do "vermelho" Satanás...

Testemunha no processo, o "Cardeal", António Mortágua, profundo conhecedor do funcionamento da "Igreja", admitiu que se pagava para a realização de "missas", embora dois mil e quinhentos Euros fosse muito pouco, para se dizer uma"missa Papal".

"Quinhentinhos" ? Nem pensar ! "Só se fosse para o aquecimento"...

Antigo integrante do "Conclave", com fortes aspirações a "Papa", o "Paladino" Luís Filipe Vieira, apressou-se a condenar o "pagamento das missas" e o excesso de influência do "Papa" nos assuntos da "Igreja", declarando, com a solenidade exigida, que "a História já os condenou". Não referiu Deus, mas deve ter sido um lapso...

Para contrariar o ditado popular, Deus dormia uma sesta enquanto tudo isto decorria...

Valha-nos Deus !




sábado, 4 de abril de 2009

AINDA NA "VEJA" DE HOJE...




Um artigo, assinado por Duda Teixeira e Carolina Romanini, intitulado "Quanto mais caro melhor", exemplifica, na perfeição, a perseguição movida aos fumadores, nos dias que correm.
Fiquei a saber que existem, no Mundo, 1300 milhões de fumadores, num artigo onde se afirma que "(...)os fumantes custam fortunas aos sistemas de saúde pública(...) e que "(...)Parece claro que, um dia, o cigarro será lembrado como uma esquisitice do passado da humanidade(...)".
Mas também registei que, no Brasil, os impostos ligados ao tabaco ascendem a 7000 milhões de Reais, destinados à Previdência Social, à Saúde e ao Seguro-Desemprego.
E não deixa de ser curioso que, no seu zelo, os articulistas não refiram quanto custam os "fumantes" brasileiros ao sistema de saúde público, nem se são, ou não, contribuintes, líquidos, para o sistema...
E eu, que sou fumador, não resisto a perguntar, porque será que, com tanto ódio ao fumo e ao tabaco, não advogaram a proibição da sua venda ? Será com medo da perda de receitas, que a todos beneficiam ?
No que me respeita, dispenso todos os que, a pretexto de se preocuparem com a minha saúde, me querem privar da minha liberdade e de um direito que me assiste.
Ah, e a propósito, fiquei também a saber que, "no mercado brasileiro de cigarros" trabalham 2,4 milhões de pessoas, mais do que na construção civil...!
Pena que continue a ser tão fácil limitar os direitos individuais, em sociedades democráticas, ao sabor de modas anglo-saxónicas...





Na mesma edição da "Veja", uma crónica da escritora, brasileira, Luft Lya, da qual destaco:

(...) para serem respeitados, pai e mãe devem impor alguma autoridade, fundamento da segurança dos filhos neste mundo difícil, marcando seus futuros relacionamentos pessoais e profissionais. Mal-amados, mal-ensinados, jovens abrem caminho às cotoveladas e aos pontapés.
Mal pagos e pouco valorizados, professores se encolhem, permitindo abusos inimagináveis alguns anos atrás.(...).

Lá, como cá....!

BACALHOEIRO


Inaugurado há três meses, no Tatuapé, (www.bacalhoeiro.com.br) o restaurante português "Bacalhoeiro" recebe, na edição, de hoje, da revista "Veja São Paulo", um destaque muito especial (página 61 da revista).
Com a cozinha confiada aos cuidados do "chef" Francisco Everaldo da Silva, que se notabilizou ao serviço dos principais restaurantes portugueses em São Paulo ( Antiquarius, A Bela Sintra e Trindade ), assumem, naturalmente, relevo particular, os nove pratos do "fiel amigo".
É sempre uma felicidade ver notícias de empreendimentos lusos, pelos melhores motivos.
Para más notícias, já chega a crise...

BELENENSES


A vitória da "Briosa" sobre o "Belém", deixa o clube da Cruz de Cristo em muito maus lençóis, na Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
Simpatizante, que também sou, da "Briosa", não consegui ficar indiferente a mais esta derrota, porquanto uma parte importante da minha família é, e sempre foi, apoiante do Clube de Futebol Os Belenenses.
E foi no Estádio do Restelo que tive ocasião de partilhar, com o meu Pai, momentos, inesquecíveis, de futebol.
Confesso que desejo que o Clube consiga ultrapassar este momento difícil, e evitar a despromoção. Os dirigentes e a equipa técnica merecem, e a memória do meu Pai também !
Fico a torcer !

HOMENAGEM


Faleceu, no passado dia 28 de Março, o famoso compositor francês Maurice Jarre, com 84 anos.
Jarre venceu três Óscares, pelas suas composições para os filmes, "Lawrence of Arabia", "Doctor
Jivago" ( o magnífico " Tema de Lara" ) e "A Passage to India".
Ainda que com atraso, aqui fica o registo, e a minha homenagem.

AINDA A CARLSBERG CUP...


Como sempre sucede, com os principais eventos cá do burgo, passada a "tempestade", seguem-se as "anedotas".
Um amigo, fez-me chegar, por "mail", esta, que não resisto a reproduzir:

Noticia de Ultima Hora

Já foi decidido pelo Tribunal, a polémica questão sobre a Taça da Liga. À semelhança do caso "*Esmeralda*", o Tribunal decidiu que o Sporting pode visitar a Taça:
Às Segundas, Quartas e Sextas, tendo ainda um Fim-de-semana, de 15 em 15 dias.

Em tempo de crise, sabe sempre bem um pouco de humor...