terça-feira, 31 de março de 2009

RESCALDO DE UM CONGRESSO



Já aqui tinha escrito que aguardava, com expectativa, as conclusões do congresso do Sporting Clube de Portugal, sendo que, será na assembleia geral, marcada para o dia 17 de Abril, que ficaremos a conhecer quais as recomendações que serão aprovadas.
Com a curiosidade de quem quer saber, um pouco mais, sobre as transformações propostas para o seu "rival de sempre", assisti, com a maior atenção, à entrevista que o Sr Engº Aguiar de Matos deu ao Sr Fernando Correia, na TVI24.
Sucede que, a um dado momento da entrevista, me senti como se estivesse a ver um filme em repetição. Afinal, salvo pequenas adaptações, eu já conhecia o modelo...
Privilegiar a SAD, para o futebol, transferindo recursos do Clube, sem as adequadas contrapartidas, desvalorização do papel dos sócios, em favor dos accionistas, permitir que, o Clube, possa deixar de ser o accionista maioritário da SAD, porque impossibilitado de acompanhar um futuro aumento de capital, tudo isto eu já vi, e vivi, no meu Sport Lisboa e Benfica.
Infelizmente, no meu Clube, os sócios acabaram por aceitar tudo isto, de forma acrítica, e não é de estranhar que o actual presidente esteja a preparar, com a conivência dos seus pares, a transferência do próprio estádio para a SAD, ao abrigo do mesmo princípio.
E não resisti a pensar que o Sporting, a avaliar pelo que vi, e ouvi, vai no mesmo caminho. E isso não é bom ! Nem para o Sporting, nem para o desporto português !
O ecletismo dos nossos principais clubes permitiu, durante décadas, alargar a prática desportiva a vastíssimo numero de jovens. E foi por isso mesmo que lhes reconheceram o estatuto de "instituições de utilidade pública desportiva" e o Estado, lhes concedeu os correspondentes benefícios, de que se destacam a cedência de terrenos, onde se construíram os estádios e pavilhões.
Os mesmos estádios que alguns pretendem, agora, entregar aos accionistas das SAD's.
Abandonar o ecletismo, a pretexto do reforço do futebol, não é, a meu ver, aceitável, mesmo reconhecendo que, como me dizem alguns amigos, "os tempos são outros". Pois são, mas eu não aceito que se sacrifique o ecletismo do meu Benfica, por uma, ou várias, contratações futebolísticas milionárias, de rendimento, quase sempre, duvidoso.
Os sócios do Sporting Clube de Portugal que se cuidem...

segunda-feira, 30 de março de 2009

CARTÃO VERMELHO

Aproxima-se o final da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e começam a surgir, na comunicação social, os nomes dos "potenciais" reforços para os principais clubes portugueses.
Confesso que não fui verificar como tem sido, em anos anteriores, mas, este ano, começou cedo.
Como benfiquista, de há muito que me habituei, infelizmente, a esta verdadeira "novela", que só termina quando a nova época já se iniciou, com os resultados que estão à vista.
Sei muito bem que a preparação de uma época desportiva requer tempo, e muito trabalho, pelo que é natural que, técnicos e dirigentes, definam, atempadamente, as escolhas e estratégias dos respectivos clubes.
Mas sempre me admirei que, no caso do Benfica, sendo o seu actual presidente sempre tão lesto, a acusar de desestabilização quem ousa expressar opiniões diferentes das suas, pouco tenha feito, se é que fez alguma coisa, para evitar esta situação, num momento crucial da época desportiva. E eu acredito que, o aparecimento, na comunicação social, de sucessivos nomes de "potenciais reforços", pode ser um factor de instabilidade para alguns jogadores.
Dir-me-ão, os mais crédulos e bem intencionados, que as coisas são assim mesmo, que são os empresários dos jogadores quem passa as notícias para os jornais, que no Benfica, devido à sua grandeza, fica mais difícil guardar segredo, enfim, que pouco, ou nada, há a fazer para evitar este estado de coisas. Até pode ser que sim, mas eu, pura e simplesmente, não acredito.
São demasiados nomes, demasiadas situações, demasiadas coincidências...
E também não me esqueço que, sobretudo no passado recente, esta questão dos chamados "reforços" tem servido para desviar as atenções dos péssimos resultados desportivos, ao mesmo tempo que se criam expectativas para um futuro melhor, mas sucessivamente adiado.
Por tudo isto, aqui deixo o meu "cartão vermelho", para os dirigentes da SAD do Benfica e para o seu actual presidente.

UMA CAMPANHA TRISTE !


Quando iniciámos o apuramento para o Campeonato da Europa, talvez que a maioria dos portugueses pensasse que eram "favas contadas".
Realizados que são cinco jogos, e após o empate, de ontem, com a Suécia, o primeiro lugar é quase uma impossibilidade, e Portugal precisa ganhar todos os jogos, para poder aspirar a qualificar-se.
Naturalmente que, como é norma no futebol nacional, Carlos Queiroz foi "eleito" principal culpado, pelo desaire.
Não quero aqui defender o seleccionador nacional, nem ele necessita, mas devo lembrar que, na última década, pouco se fez para preparar o futuro da nossa selecção principal, com as consequências que estão à vista.
Salvo melhor opinião, se não voltarmos ao modelo, iniciado com Carlos Queiroz, de darmos maior importância às selecções mais jovens, receio que que não se repitam, tão cedo, as excelentes prestações dos últimos anos.

sábado, 28 de março de 2009

ALFREDO FARINHA

Morreu Alfredo Farinha, um grande jornalistas desportivo.
Lembrei-me das divergências que tivemos, a propósito de Vale e Azevedo, mas isso serviu apenas para provar a velha máxima : " Errar é Humano ".
À família, e ao jornal " A Bola", onde trabalhou, deixo as minhas condolências.
Que descanse em Paz !

sexta-feira, 27 de março de 2009

O DIA MUNDIAL DO TEATRO

Neste dia em que se comemora o Dia Mundial do Teatro, lembrar Amélia Rey Colaço é lembrar aquela que foi a mais importante personalidade do nosso Teatro, no século passado.
Recordo-me da sua fantástica interpretação em " As Árvores Morrem de ", era eu menino, que muito contribuiu para aumentar o meu gosto pelo Teatro.
Nascida em Lisboa, a 2 de Março de 1898, funda com o seu marido, Robles Monteiro, em 1921, a companhia "Rey Colaço-Robles Monteiro", que acabou por revelar muitos dos maiores nomes do nosso Teatro, dos quais quero destacar, entre muitos outros, Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho.
A sua companhia veio a ser extinta em 1988 e a actriz veio a falecer no dia 8 de Julho de 1990.
Talvez com um pouquinho de nostalgia, quedei-me a pensar :
Porque será que se tão pouco teatro, na televisão portuguesa ?

O SPORTING EM CONGRESSO

Começa, hoje, o congresso do Sporting Clube de Portugal, iniciativa que, apesar do meu benfiquismo militante, quero, vivamente, saudar.
Em tempos de tanta agitação, é bom que os nossos clubes encontrem tempo para analisarem, e debaterem, não só os seus problemas, como também o actual estado do futebol português, e possam apresentar novas ideias, e propostas, para a sua melhoria.
Confesso que, gostei de ouvir o presidente do Sporting referir que, o debate de ideias é saudável, e que é natural que existam opiniões, e sensibilidades, diferentes, quanto ao modelo de gestão, e à estratégia, mais adequados, em vez de apelidar de "abutres" aqueles que dele discordam...
Recordei-me, com saudade, do tempo em que também era assim no meu Sport Lisboa e Benfica, cuja tradição democrática sempre foi reconhecida. Mas "a tradição já não é o que era"...
Desejo, sinceramente, que, deste Congresso do nosso " velho rival" possam sair decisões, e conclusões, importantes, para o Sporting, e para o futebol português, para bem de ambos.
Os desportistas, e os amantes do futebol, agradecem.

A "CARTA ANÓNIMA"...

Ficámos a saber, pelo Bastonário da Ordem dos Advogados, que a "carta anónima" que está na origem do "caso Freeport" tem, afinal, autor conhecido e terá sido "encomendada" por inspectores da PJ, após reunião com jornalistas, e políticos ( ver Boletim da Ordem dos Advogados nº 52 Abril 2009, www.oa.pt ).
O Bastonário veio esclarecer, em entrevista subsequente, à estação de televisão SIC, que o seu intuito não é o de apoiar José Sócrates, mas apenas o de apoiar a verdade, relatando factos.
Goste-se, ou não, do estilo do actual Bastonário da Ordem dos Advogados, goste-se, ou não, de José Sócrates, e do seu estilo, o que acabamos de saber é, em meu entender, demasiado grave para poder ser ignorado.
Aguardo, com uma enorme curiosidade, a evolução dos acontecimentos...

Em tempo : Entretanto, o "anónimo" autor da carta, Zeferino Boal, ex-autarca do CDS/PP, já veio "esclarecer" que, Marinho Pinto está a ser "porta-voz" do ex-inspector da PJ, Elias Torrão, que foi condenado, por violação do segredo de justiça, no âmbito deste caso...

quinta-feira, 26 de março de 2009

VALHA-NOS DEUS...

"Padre recusa-se a baptizar Lucílios
E se um padre, por amor ao Sporting, se recusasse a baptizar Lucílios, como forma de protesto pelo erro de arbitragem cometido por... Lucílio Baptista na final da Carlsberg Cup? Pois é, aconteceu no domingo. Foi na Igreja do Rato, em Lisboa, que o sacerdote João Eleutério se dirigiu à comunidade, no fecho da missa das 12h30, com uma surpreendente comunicação que, depois, os paroquianos e os blogues se encarregariam de amplificar e difundir: "Aproveito para vos anunciar que, enquanto for responsável por esta paróquia, não faço intenções de baptizar nenhum menino chamado Lucílio. Queiram dispor para tais propósitos dos serviços de uma paróquia vizinha." Falando à Lusa, confirmou tudo. "É verdade que sou sportinguista desde sempre e que falei, durante a missa, do resultado vergonhoso da final. Foi uma brincadeira e os paroquianos já sabem que eu gosto do Sporting e gosto de fazer piadas", disse, assegurando, porém, que nenhuma criança ficará por baptizar: "Se não for eu, será outro sacerdote." (...)

Notícia do jornal O Jogo Online, na sua edição de hôje

É sempre de saudar quando um sacerdote demonstra sentido de humor, pelo que a minha reacção, a esta notícia, começou por ser a de um largo sorriso. Só que, após uma leitura mais atenta, o meu sorriso tornou-se num "riso amarelo"....
Notei, então, que, afinal, o Sr Padre Eleutério, em declarações à Lusa, não resistiu em falar de "resultado vergonhoso", e não se tratava de uma piada.
Não me parece adequado que, um sacerdote, que deve constituir um exemplo para os seus paroquianos, possa fazer declarações que apenas contribuem para os dividir, e para alimentar o deplorável espectáculo a que temos vindo a assistir, a propósito da final da taça da Liga.
E não resisti a pensar: Valha-nos Deus....!

terça-feira, 24 de março de 2009

DIA DO ESTUDANTE

A comemoração do Dia do Estudante dará, como é natural, lugar a manifestações de diversa ordem.

Uma delas, a dos estudantes do ensino médio, captou a minha atenção, porquanto os estudantes reivindicam, entre outras coisas, o fim dos exames nacionais, segundo notícia do Rádio Clube Português.

Confesso que, não resisti a pensar:

Se os professores não querem ser avaliados, não é natural que os alunos tambem não queiram ?

Se em vez do Dia do Estudante, se comemorasse o Dia do Ensino, não ficaria nada surpreendido se visse professores, e estudantes, numa manifestação conjunta, contra a avaliação e os exames...

POBRE FUTEBOL...

Escrevi nesta página, logo a seguir à final da Taça da Liga, que o Benfica beneficiara de um grande penalidade inexistente. O meu benfiquismo, militante, não me tolhe a capacidade de análise, muito menos o raciocínio.
Entendi, naquela altura, que não deveria comentar aquele acto, grave, amplamente divulgado pela televisão, do treinador Paulo Bento, fazendo gestos em direcção ao árbitro da partida, chamando-lhe "ladrão". O incêndio que é o futebol nacional, não precisa que lhe adicionem combustível, pensei eu.
As declarações de Paulo Bento, no final da partida, indiciavam o que aí vinha, mas, admiti, o bom senso acabaria por prevalecer, seria uma questão de tempo. Enganei-me !
A dramatização tem vindo em crescendo e culmina agora com a abandono, pelo Sporting Clube de Portugal, da direcção da Liga.
Sejamos claros : O Sporting foi prejudicado e perdeu uma final, por causa de um erro de arbitragem. Mas será que isso justifica este tipo de reacções e comportamentos?
Eu sei o que é o sentimento do adepto, e do dirigente, ao perder um jogo, por um erro da equipa de arbitragem, e creio até que não existe nenhum adepto de nenhum clube que nunca tenha passado por isso. Mas é inevitável perguntar, porque não usam os treinadores, e dirigentes, a mesma veemência, quando são escândalosamente beneficiados, como tambem já sucedeu com o Sporting, noutras ocasiões ?
Que possam existir reacções mais acaloradas, nas horas que se seguem ao jogo, até se entende, mas, insistir e prolongar a polémica e a suspeição não é, a meu ver, aceitável. E não o digo porque se trata do Sporting, até porque, infelizmente, este comportamento generalizou-se, e os dirigentes do meu Benfica não estão isentos de culpas nesta matéria, muito pelo contrário.
O actual estado de coisas no futebol português, só contibui para afastar os adeptos dos estádios e diminuir a já reduzida credibilidade dos intervenientes. E, infelizmente, a imprensa desportiva, ao previlegiar o sensacionalismo e a superficialidade, em detrimento da análise e debate, sérios, sobre o estado do futebol português, está a dar um importante contributo para tudo isto.
É por estas e por outras, que existe muita gente que pensa que, o melhor do futebol é mesmo, a bola e alguns estádios novos....

domingo, 22 de março de 2009

FOOTBALL LEAGUE


Comemora-se, hoje, o 121º aniversário da criação da "Football League", em Inglaterra, país onde o futebol profissional já existia desde 1885.
Trata-se da mais antiga Liga do mundo, criada com 12 clubes, que foi crescendo até atingir 92, em 1952.
Curiosamente, em 1992, a "Football League" deixou de representar 92 clubes, com a cisão dos 20 principais clubes ingleses, que criaram a "Premier League", estando os 72 restantes distribuídos por três divisões, com 24 clubes, cada.
Longe estariam os seus fundadores de imaginar que, um século mais tarde, o futebol seria o desporto mais popular do mundo, e a sua prática, profissional, daria lugar a um dos principais negócios dos nossos dias.
E conhecendo o modo apaixonado como os ingleses vivem o futebol, e o "fair play" com que o praticam, não resisto a tentar imaginar o que pensariam, do futebol do nosso tempo, os seus fundadores...










sábado, 21 de março de 2009

ALCATRAZ


Foi a 21 de Março de 1963, que foi fechada a prisão de Alcatraz, na foto, localizada numa ilha ao largo da baía de São Francisco, que "acolheu" presos famosos, dos quais se destaca Al Capone.
Em 29 anos de funcionamento, nenhum prisioneiro conseguiu fugir, com vida, de Alcatraz.
No entanto, foram os prisioneiros Frank Morris, John Anglin e Clarence Anglin que acabaram por fazer história, no dia 11 de Junho de 1962, ao protagonizarem uma fuga, que veio a inspirar o filme "Escape from Alcatraz", com Clint Eastwood, que estreou em 1967. Ainda hoje continuam dados como desaparecidos.

"O BASÓFIAS" ESTÀ DE VOLTA

O Diário de Coimbra, na sua edição, "on-line" , de hoje, informa-nos do regresso de "O Basófias" ao rio Mondego, após um curto período em França, para reparação e pintura.
" O Basófias", construído à semelhança dos "bateaux mouche", irá retomar os seus passeios turísticos. Informa ainda o jornal que, com início no dia 18 de Maio e até Setembro haverá sessões, diárias de fado de Coimbra.
Um motivo adicional, para uma visita à maravilhosa cidade de Coimbra.

UMA FINAL FRACA

O Benfica ganhou a segunda edição da Taça da Liga, nos pontapés de grande penalidade, tendo o tempo regulamentar terminado com um empate a um golo.
O jogo foi fraco, com a bola muito maltratada, durante a maior parte do tempo, com excesso de faltas, e demasiadas picardias entre os jogadores.
O Sporting marcou primeiro, e o Benfica beneficiou de um erro do arbitro, que assinalou um "penalti" inexistente, para empatar o jogo.
Quim, ao defender três grandes penalidades, acabou por ser a grande figura do jogo.
Mais uma polémica a envolver o árbitro, Lucílio Baptista...

sexta-feira, 20 de março de 2009

OS "BOMBOS DA FESTA"

















Com o eclodir da crise económica, em todo o mundo, rapidamente, governos, partidos, comunicação social e opiniões públicas, se apressaram a eleger os "bombos da festa":

OS BANCOS e A SUPERVISÃO.

Claro que, aos governos, não coube culpa nenhuma, pois não é a eles que incumbe definir as "regras do jogo"...
Também os partidos, a partir dos quais se formam os governos, estão completamente isentos de culpa, pois sempre evitaram o convívio, e nunca de forma íntima, acentue-se, com os banqueiros...
A comunicação social, ainda menos, até porque, todos sabemos, os custos com publicidade, dos bancos, representam, apenas, uma pequena percentagem dos gastos globais, em publicidade, e os meios de comunicação nunca hesitaram em tratar um qualquer banqueiro como se de um cidadão comum se tratasse...
Resta a opinião pública, a qual, não fazendo a mínima ideia do que é isso da supervisão, nem como funciona, atribui a culpa aos bancos, que lhe aumentam a taxa de juro do crédito à habitação, ou a prestação do automóvel, quando "a televisão" diz que a Euribor está a descer.
A pretensão deste modesto escriba, é, apenas, a de colocar à disposição de quem se der ao trabalho de o ler, uma reflexão sobre o tema da crise, numa perspectiva diferente.
Para tanto, proponho que esta análise se submeta ao princípio de uma velha máxima:

" A César o que é de César, a Deus o que é de Deus"

Aceite o príncípio, comecemos por lembrar que, os Bancos são entidades abstractas, pelo que não podem ser responsabilizados por coisa nenhuma! Os banqueiros sim, podem, e devem!
Mas não deixa de ser curioso que se fale muito de Banca e pouco de banqueiros....
E também não será demais recordarmos, que a confiança no sistema financeiro exige, e tem subjacente, que o exercício da actividade financeira esteja confiado a pessoas de inquestionável idoneidade.
Mas o sistema é servido por Homens, com todas as suas qualidades e defeitos , as suas forças e fraquezas, pelo que se torna necessário garantir, em caso de deliberado incumprimento, como a ocultação de informação à entidade supervisora, que as penas a aplicar são severas, e adequadas à gravidade dos casos ( não sei, admito, se a sonegação de informação às entidades de supervisão configura um crime, mas defendo que o seja).
E não menos importante, é reconhecermos que, as culpas dos banqueiros nesta crise, e elas existem, não se esgotam na ocultação da informação, ou num, eventual, enriquecimento ilícito, como parecem ser os casos do BPN e do BPP, o que explica a o seu interesse mediático.

Tomemos, então, outra perspectiva, e recordemos a época em que se começou a falar de "produtos bancários"....
Estavam a surgir os "derivativos", ou "produtos derivados", os "fundos", e os "fundos de fundos", solução que os banqueiros encontraram para aumentarem a rendibilidade dos seus Bancos, melhorarem a retribuição dos accionistas, nalguns casos, eles próprios, e libertarem capital para a concessão dos novos créditos.
No caso dos fundos, e dos fundos de fundos, a colocação de unidades de participação tornou-se prioritária, mas os banqueiros sabiam, como sabem, que a maior parte dos funcionários, que integram as respectivas redes de balcões, não tinha, nem tem, condições para perceber o risco associado a estes produtos, quanto mais para os explicar aos clientes...
Mas era preciso vender, e a formação dos vendedores acabou por se resumir à distribuição de fichas, com as "características de cada produto", precedida, quando possível, de uma reunião com os "chefes dos vendedores" que, no sector financeiro, se designam, normalmente, por "gerentes" ou "directores de balcão".
Garantir que ninguém venderia uma unidade de participação a um cliente, sem saber o que estava a vender, e que nenhum cliente compraria uma unidade de participação de um fundo, sem ser, previamente, esclarecido do risco em que incorria, obrigaria a atrasar, por um longo período, o lançamento desses produtos.
Mas não havia tempo a perder, até porque as exigências com o cumprimento dos rácios estava a aumentar...
Aceite este "risco", por parte dos banqueiros, fixaram-se os "objectivos para a Rede", e um substancial conjunto de ignorantes, nesta matéria, obviamente, passou, de um dia para o outro, a "recomendar" aos seus clientes, que aplicassem as suas poupanças em produtos de risco, que não entendiam ,nem sabiam explicar, mas que tinham a "obrigação" de vender, ou lá se ia o "prémio de produtividade".
A credibilidade que lhes dava o facto de estarem ao serviço de uma instituição financeira encarregar-se-ia do resto...
Este processo, que se iniciou muito antes da eclosão desta crise, e que tantas dores de cabeça já tinha dado, de cada vez que as bolsas tinham um comportamento negativo, foi sendo sofisticado, pelos mesmos banqueiros, e as consequências estão à vista de todos.

Mas, repito, os Bancos, entidades abstractas, não tiveram, nem podiam ter, nada que ver com o que se passou !

Apenas sucede que, acusar um banqueiro de provocar uma crise, ou responsabilizá-lo pelo incumprimento da lei, não faz parte da nossa "tradição".
Obrigação de cumprir a lei, sob pena de pesada sanção, é coisa para pequeno comerciante, para pequeno empresário, enfim, para "pobre", como lembrava Miguel Falabela, naquela notável série, "Sai Debaixo".
A menos que, "a coisa" atinja uma dimensão tão óbvia, que não se torne mais possível ignorar, e, nesse caso, o melhor será permitir ao infractor um tranquilo afastamento, para não "desestabilizar a Instituição". De preferência, com uma reforma a condizer com os serviços prestados !
Só que, no caso vertente, a dimensão da crise obrigava a encontrar encontrar responsáveis !
Os Bancos, ainda que entidades abstractas, serviam, só que não era suficiente...
E mesmo "à mão de semear", para partilhar culpas e desviar as atenções do essencial, estava, a Supervisão, outra entidade abstracta, mas cujas atribuições tornavam fácil o seu envolvimento no processo...!
Afinal, não seria difícil explicar que, era ao organismo de supervisão que incumbia descobrir os banqueiros que lhe ocultavam informação, escondiam os prejuízos em empresas "offshore", vendiam produtos de elevado risco, como se depósitos a prazo se tratassem, ou colocavam, acções e fundos, nas carteiras dos clientes, sem o seu prévio consentimento, ou sem sua expressa autorização.
E, a avaliar pelos resultados, não se enganaram...!
Atrevo-me mesmo a dizer que, uma leitura, desapaixonada, do que se tem vindo a passar, permite concluir que, a culpa não é de quem se apropria do que não lhe pertence, de quem engana, de quem mente, de quem induz os outros em erro, aproveitando-se da sua ignorância!
A culpa é de quem é parvo, e se deixa enganar, porque todos sabemos que "de boas intenções está o inferno cheio", todas as actividades comportam um risco, e "a ignorância da lei, não aproveita a ninguém".
Criada para supervisionar, a Supervisão, deveria "obrigar" os banqueiros a serem sérios, a não mentirem e a comportarem-se de acordo com as exigências, mínimas, da profissão que exercem.
E nem o Governador do Banco de Portugal escapou ! Pelo contrário, tornou-se num dos principais alvos das críticas, mas isso não teve, estou certo, nenhuns motivos políticos...!

Ao ouvir alguns banqueiros, para "sacudirem a água do capote", a propósito do chamado "caso BPN", atribuírem, na Assembleia da República, responsabilidades ao sistema de supervisão, e ao Banco de Portugal, que também as teve, embora longe da dimensão que lhe pretendem atribuir, só me ocorre uma expressão bíblica, para caracterizar tudo isto:

Perdoai-lhes Senhor, que não sabem o que fazem !
E fico a reflectir sobre a origem da expressão, "existem razões que a razão desconhece"...

Mas o importante é que haja "bombos", e que se faça a "festa"....e "seja o que Deus quiser..."!


À CAUTELA...

Pela página da internet do IOL Música, ficámos a saber que o cantor britânico, Elton John, dará um concerto, em Lisboa, no Estádio do Restelo, no próximo dia 27 de Junho.
Num primeiro momento, eu, que gosto de quase todas músicas deste extraordinário cantor, fiquei muito satisfeito com a notícia.
Depois, bem, depois lembrei-me daquele inopinado abandono do palco, no Casino do Estoril, corria o ano da Graça de 2000.
Bem sei que os seus mais acérrimos fãs aceitaram, como boa, a desculpa do excesso de fumo no salão preto e prata, mas eu, confesso, fiquei com a "pulga atrás da orelha", quando, rumores, apontaram, como verdadeira causa do abandono, uma briga com o namorado.
Daí que, não sendo este concerto aconselhável para fumadores, como é o meu caso, (ficar-me-ei pelos CD's, fumando um cigarrinho !) atrevo-me a aconselhar que, antes de comprar o seu ingresso, não só pondere bem a questão do fumo, como também se informe sobre o estado em que se encontra a vida amorosa do artista. Não vá o diabo tecê-las....

O AMARELO DA CARRIS...




Um dos meus fados favoritos, cantado, e imortalizado, por Carlos do Carmo, intitula-se " O Amarelo da Carris".
Lembro, de memória, uma parte da letra:
O amarelo da Carris
Já teve um avô outrora que era o chora
Teve um pai americano
Foi inglês por muito ano
Só é português agora
(...)
Vem isto a propósito da notícia da Lusa, segundo a qual, a Carris, cumpriu, e ultrapassou, em 2008,os objectivos definidos pelo accionista Estado.
Que mais não fosse, neste período de crise e depressão generalizada, a notícia deveria merecer maior relevo, digo eu. Até porque, se as notícias negativas sobre as empresas públicas merecem, sempre, "honras" de primeira página, o mesmo deveria suceder neste caso, até porque se trata de uma empresa que tem vindo a fazer um enorme esforço de recuperação.
Eu, que adoro Lisboa, e os seus eléctricos, fiquei feliz em saber que, a empresa, apesar da conjuntura adversa, no último trimestre de 2008, registou um resultado operacional positivo, superando, em 25,1% o do ano anterior.
Como também fiquei feliz em saber que, e cito o "press release" da empresa, (....)"A CARRIS foi, também, distinguida no ranking anual elaborado pela Rede Euronatura, designado por Índice ACGE, destinado a avaliar as empresas que mais contribuem para o combate às alterações climáticas, tendo alcançado o 1.º lugar no sector de actividade em que se integra" (...).
A preservação e recuperação do "amarelo", claramente, uma das "imagens de marca" da cidade de Lisboa, para portugueses e estrangeiros, é um dos bons serviços prestados, pela Carris, à cidade, e ao País.
E o Ambiente agradece !

O ADEUS...

Terminou o sonho europeu do Sporting Clube de Braga, para esta época.
Infelizmente, não me foi possível assistir ao jogo, pelo que não posso opinar da justeza, ou não, desse afastamento.
Mas o que quero aqui realçar foi a excelente campanha realizada, e endereçar os meus parabéns a dirigentes, equipa técnica e jogadores.

quinta-feira, 19 de março de 2009

O PAPA BENTO XVI....

As recentes declarações do Papa, a bordo do avião que o levaria a Yaounde, nos Camarões, de que, "não se pode resolver o problema(da SIDA ), com a distribuição de preservativos", acrescentando que, "pelo contrário, a sua utilização agrava o problema", não constituem uma novidade. O Papa João Paulo II, figura por quem sempre nutri um carinho muito especial, fez afirmações semelhantes, na Tanzânia, em 1990, o que lhe valeu uma célebre caricatura, com um preservativo na cabeça, que me senti tentado a reproduzir aqui.
Contudo, e porque se tratava de Bento XVI, figura que não me é particularmente simpática, admito, optei por um "cartoon" mais abrangente, que alude a temas particularmente sensíveis, para a Igreja Católica e para este Papa.
Curiosamente, e ao contrário do que possa parecer, a Igreja não tem, sequer, uma tese oficial sobre o uso de preservativo, admitindo-o até, em casos em que, num casal, um dos membros seja seropositivo, mas o verdadeiro objectivo é impedir a proliferação do sexo, com outra finalidade que não a de procriar.
Felizmente que, um número, crescente, de católicos, se tem vindo a afastar das posições mais radicais, e conservadoras, da Igreja, mas a História ensina-nos que as alterações da doutrina
social da Igreja requerem muito tempo. Demoram, mas acabam por ocorrer...!
Até lá, perde a Igreja, e a Humanidade não agradece !

FESTIVAIS...


O festival do pénis, " Tagata Honen Matsuri", que se realiza anualmente, teve lugar no passado dia 15, na cidade japonesa de Komaki.
Como ilustram as imagens acima, a atracção principal é um pénis gigante, transportado num pequeno templo, Mikoshi", e o festival atrai milhares de japoneses e turistas.
Segundo a crença, o símbolo traz sorte às mulheres que querem ter filhos e aos homens que querem casar, o que, pensando bem, não deixa de ser natural...
Pela sua originalidade, o festival mereceu ampla divulgação na internet e nos meios de comunicação social de todo o mundo.
E não fica difícil imaginar, um japonês mais brejeiro, mas educado, exclamando:
Vai para... o " Tagata Honen Matsuri" !

LÁ COMO CÁ....

Ramón Calderón, presidente do Real Madrid, é objecto de um interessante artigo, publicado na página da internet, de hoje, do jornal El Mundo Deportivo, a propósito do contrato que celebrou com a Mediapro, relativamente aos direitos televisivos.
Òscar Zárate, o jornalista que assina o artigo, escreve a determinada altura:
(...)La cuestión es que el 14 de noviembre de 2006, Calderón anunció a bombo y platillo, durante una visita a los peñistas madridistas de Segovia, el 'galáctico' contrato del Madrid con Mediapro. "Vamos a firmar el contrato de televisión más importante en la historia del deporte mundial. El Real Madrid va a percibir 800 millones de euros en siete años", aseguró.
Al día siguiente lo aumentó en 200 'kilos'. "La cifra rondará los 1.000 millones de euros y será el mayor contrato de la historia del deporte profesional. Y estamos hablando de la NBA, de la NFL, de béisbol...". Pero fue capaz de superarse sólo 48 horas después. "Con la firma de este contrato (Mediapro), el Madrid se embolsará más de 1.100 millones de euros. El comprador ya nos ha adelantado unas cifras importantes", confesó.
La realidad es que Calderón infló esa descomunal cantidad. El contrato con Mediapro, suscrito por cinco temporadas (de la 2008-09 a la 2012-13), a razón de 120 millones de euros por temporada, asciende a un total de 600 'kilos'.(...).
Confesso que a comparação com momentos vividos no Benfica, na era Vale e Azevedo, foi imediata e inevitável, e consigo imaginar o que sentem os sócios do Real.
Estão marcadas as eleições, e não resisto a desejar que, em matéria de sucessão, o Real Madrid possa ter mais sorte do que teve o Benfica, ou estará condenado a um longo jejum de êxitos futebolísticos...
O Real Madrid, como o Benfica, merece ter um presidente à altura dos seus pergaminhos!

AGRADECIMENTO


Notícias
2009-02-20Faleceu ex-árbitro Raúl Santos
Raúl da Conceição Santos de 81 anos de idade, sócio nº 18 da APAF, faleceu na passada sexta-feira, dia 13 de Fevereiro. A missa de sétimo dia realizou-se ontem, dia 19 de Fevereiro, pelas 18h30 na Igreja de São Paulo em Lisboa.A APAF associa-se a este luto com votos do mais profundo e sentido pesar que endossa a toda a família e muito em particular aos seus filhos e irmãos.

Acabo de tomar conhecimento dos votos formulados, pela APAF, através da sua página na internet.
Em meu nome, e de toda a família, quero aqui deixar o nosso reconhecido agradecimento à APAF, associação a que o meu pai sempre se orgulhou de pertencer, e desejar à instituição, e a todos os seus membros, as maiores felicidades para o futuro.

NEYMAR

Neymar, assim se chama este garoto de 17 anos, que se estreou como titular pela equipa principal do Santos Futebol Clube, marcando o primeiro golo da sua equipa.
Admirador de Pelé e Robinho, ambos ex-jogadores do Santos, este garoto concentra as atenções do futebol brasileiro e promete vir a dar muito que falar.
Aguardemos...

quarta-feira, 18 de março de 2009

O ESTALO...

"Só me defendi. Dei-lhe um estalo depois de ela me bater. Não me quis explicar porque queria que eu fosse outra vez de castigo para a sala de estudo", explicou ao CM a aluna de 13 anos que agrediu uma professora anteontem na escola EB 2,3 Aires Barbosa, em Esgueira, Aveiro.
"Não tinha o direito de bater na minha filha", continuou a mãe, desempregada, de 32 anos, que tem mais cinco filhos menores. Uma das filhas, com 14 anos, também estuda naquela escola. "Se a professora tivesse carinho pelos alunos isto não tinha acontecido, andava a implicar com ela há três meses", lamentou o pai.
Correio da Manhã, 18 de Março de 2009

A educação está, constantemente, e para mal dos nossos pecados, em evidência, quase sempre pelos piores motivos.
As agressões entre alunos e professores ocupam lugar de destaque na imprensa falada, e escrita, como se de fenómeno novo se tratasse, embora sem a perspectiva crítica que, a meu ver, se impunha.
Sejamos sérios, agressões de alunos a professores sempre houve, do inverso nem se fala, pelo que, o que pode causar espanto não é a sua existência, mas a frequência com que ocorrem.
E mesmo o comportamento de muitos pais, ou "encarregados de educação", ao alhearem-se do comportamento escolar dos filhos, sendo reprovável, não constitui nenhuma novidade.
Pode até nem ser verdade, mas fica-se com a sensação de que é mais importante divulgar, e explorar, o acontecimento, do que em reflectir sobre as causas que lhe estão subjacentes.
E é urgente que se reconheça que a culpa do actual estado de coisas pertence a todos, ninguém está isento.
Os políticos, de todos os quadrantes, para quem a temática da educação parece valer mais como "arma" eleitoral do que como pilar fundamental para o desenvolvimento da sociedade.
Os sindicatos, para quem os direitos adquiridos parecem ter primazia sobre o interesse social, ou sobre o direito dos alunos a um ensino de qualidade.
Os meios de comunicação social, que, preocupados com as tiragens e as vendas, parecem esquecer a sua função informativa, e formativa, atribuindo a estes casos um relevo absolutamente desproporcionado, enquanto tratam pouco, e muitas vezes mal, a temática que lhe está subjacente.
Os pais, a quem cabe um papel importantíssimo, mas que, por diversos motivos, se demitem de o exercer, dando a ideia de querer transferir para a escola a responsabilidade de educar os seus filhos, o que deveria constituir uma das mais importantes missões da sua vida.
Os alunos, a quem o sistema se destina, ou devia destinar, que procuram obter resultados com o mínimo esforço possível, facto que não é novo, ou de estranhar, transportando para a escola a educação recebida, ou falta dela.
Os professores, a quem incumbe transmitir conhecimentos e avaliar o nível dos alunos, que deixam transparecer a ideia de que não quererem ser avaliados, e parecem mais interessados em defender interesses corporativos, do que em contribuir para a melhoria do sistema.
Neste contexto, o que fazer para ultrapassar a situação ?
Talvez que o melhor fosse começarmos por reconhecer que muito mudou, nas últimas décadas, em matéria social, económica e política e que o sistema de educação, terá se saber integrar, adequadamente, essas transformações. Sob pena de não conseguir cumprir, eficazmente, a função a que se destina.
Não é mais aceite, como foi prática corrente, que o professor pregue um belo tabefe ou um par de réguadas a um aluno, porque preferiu conversar com um colega a dar atenção à sua exposição. Como também não é aceite que um adolescente não cumpra um período mínimo de escolaridade, ou que um pai utilize o seu cinto com outra finalidade que não seja a de lhe segurar as calças.
E não é aceitável que, a política de educação não tenha em conta os interesses de todos os intervenientes, ou que a escola não combine a sua função de transmissora de conhecimento com outras actividades, de natureza cultural e desportiva.
São coisas que deixaram de ser socialmente aceites, e ainda bem, digo eu.
Por isso se torna importante que reconheçamos que, as transformações ocorridas, e foram muitas, e a muitos níveis, afectaram, de forma muito significativa, não só os comportamentos como também as relações de força entre as partes envolvidas no processo. E isso terá que ser reflectido num novo modelo escolar.
A fase de transição, em que o sistema se encontra, embora natural, está a durar demasiado tempo, sendo imperioso definir, e pôr em prática, um modelo que, respeitando os interesses das partes, permita cumprir a função essencial de ensinar a pensar e transmitir conhecimento.
É preciso que a educação deixe de ser joguete nas mãos de governo, partidos, professores e sindicatos, e que todos, em conjunto com os pais, concentrem as suas energias na procura das soluções adequadas.
A questão da violência nas escolas, sendo importante, não é, com certeza, o principal problema do nosso sistema educativo, pelo que não deve ser-lhe dada mais atenção do que aquela que, efectivamente, merece.
Quando todos sabemos que os alunos estão, hoje, muito menos bem preparados do que estavam 35 anos, será bom que, a revolução do 25 de Abril, constantemente, invocada para reclamar direitos, seja também evocada para lembrar deveres.

INDÍCIOS...


Um amigo fez chegar ao meu conhecimento este artigo, cuja leitura merece alguma reflexão.
Não tanto pelo que diz, porque mais não faz do que, como diriam os ingleses, "state the obvious", mas pelo que tem implícito. Senão, vejamos:
A fotografia que aparece é a do treinador do Benfica, mas o verdadeiro alvo do artigo é Rui Costa.
E sendo clara a sua responsabilidade, na qualidade de director desportivo da SAD do Benfica, pelos maus resultados da política desportiva definida, a verdade é que existem outros.
E não deixa de ser curioso que, em tão extenso artigo de análise, ao desastre do futebol do Benfica, o nome do presidente não chegue, sequer, a ser referido...
Talvez por isso, veio-me à memória o apoio que o articulista deu à gestão de João Vale e Azevedo. E recordei-me, tambem, que, "o que vende", é apoiar quem está no poder.
Conjugo as duas coisas e não resisto a pensar que, objectivamente, este artigo desresponsabiliza o presidente do Benfica, pelo desastre da política definida para o futebol.
Convenhamos, em ano de eleições, dá um jeitão e "a gerência agradece"...
E, por isso, este artigo constitui, a meu ver, um claro indício do que aí vem :
Responsabilidades? Culpas? Isso é com o treinador e o director desportivo ! Sendo que a "explicação" terá sempre o cuidado de realçar o indiscutível benfiquismo de Rui Costa. Estamos em ano de eleições...
Entretanto, o verdadeiro responsável pelo desastre desportivo dos últimos anos assobia para o ar, esperando, e, no mínimo, permitindo, que outros façam o trabalho por ele.....
Ele até está proibido, pelo médico, de assistir aos jogos....

terça-feira, 17 de março de 2009

ELEIÇÕES NO BENFICA





Quero saudar, ainda que com atraso, o anúncio da candidatura do Dr Bruno Carvalho à presidência do Sport Lisboa e Benfica.

Acrescento ainda que li, com muita atenção, o manifesto que apresentou, e no qual me revejo, como benfiquista e sócio.
Apesar de não ter o prazer de o conhecer, encorajo-o a seguir o rumo que definiu.
O Benfica precisa de voltar a ser um espaço de debate e o futebol português agradece.
Desejo-lhe as maiores felicidades, na luta contra um "aparelho" bem montado e que teima em considerar o Clube como "sua propriedade" . Ai estarão, acredito, os seus principais adversários.
Tenho a convicção de que os benfiquistas não estão contentes com a situação que se tem vivido no Clube, nos últimos anos, e é como benfiquista que quero agradecer-lhe a sua disponibilidade.

SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS !!

VERGONHA NA CARA ?!

" "(...)É que não podemos esquecer que cada um de nós tem um histórico de vida, um registo do que fizemos para trás, e esse registo acompanha-nos, não nos conseguimos livrar dele, não se apaga. Ou será que o sr. Gaspar Ramos já esqueceu que foi a sua gestão no futebol do Benfica que abriu a porta a um senhor de nome Vale e Azevedo, cujas consequências ainda, hoje, estamos a pagar. Nunca vi, ou ouvi, o senhor Gaspar Ramos pedir desculpas pela longa travessia do deserto que o Benfica foi obrigado a fazer em consequência das suas acções. Desconfio sempre daqueles que estão prontos a sacudir a sua responsabilidade, mas ao mesmo tempo estão sempre na primeira linha à espera que alguém falhe para atacar para aparecer. Tenham alguma vergonha na cara!", condenou o director de comunicação encarnado. "

Edição on-line do Jornal Record de 16 de Março de 2009


Assim se referia o actual director de comunicação do Benfica, João Gabriel, a um antigo dirigente do Clube, Gaspar Ramos. Nem queria acreditar no que acabava de ler !
Vamos por partes:
1. Tamanho ataque só é possível com a "conivência" do actual presidente do Clube, ou a seu "mando";
2. O Sr Gaspar Ramos esteve entre aqueles que, desde a primeira hora, se opuseram à gestão fraudulenta de João Vale e Azevedo, tendo sido um dos subscritores de uma providência cautelar que visava impedir a constituição da SAD, com Vale e Azevedo como accionista maioritário;
3. Qual a filiação clubística do actual director de comunicação de Benfica, e onde trabalhava durante o consulado de João Vale e Azevedo? ;
4. O que fez o actual presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, para impedir, ou sequer denunciar, a gestão ruinosa levada a cabo por João Vale e Azevedo? Quando? Em quantas Assembleias Gerais esteve presente ?
5. Foi, ou não, durante a presidência de Luís Filipe Vieira, no Alverca, que vários jogadores saíram do Sport Lisboa e Benfica, utilizando o Alverca como "clube de passagem", tendo como destino ao Futebol Clube do Porto ?
6. Terá sido Gaspar Ramos, e não Luís Filipe Vieira, quem foi, e continua a ser, sócio do Futebol Clube do Porto, com as quotas em dia, desde há 24 anos?


Pensei melhor, e concluí que o director de comunicação do Benfica tem razão:

TENHAM VERGONHA NA CARA !!

Pena que se enganou nos destinatários......

SIMPLESMENTE IMPERDÍVEL


Este livro de Angela Dutra de Menezes, jornalista e romancista brasileira que trabalhou no O Globo e na Veja, deveria ser de leitura obrigatória para portugueses e brasileiros.

Como dizia o jornal O Globo "Nada nem ninguém escapa da escritura bem-humorada: reis, mitos, Igreja, plebe; judeus cristãos ou mouros; portugueses, espanhóis, holandeses, não importa, todos passam pelo crivo e pela sagacidade da escritora(...) Tudo resulta muito divertido,e, nem por isso, menos histórico,mas, sem dúvida, muito mais humano e íntimo".

Agradeço ao meu grande amigo Manuel estes momentos maravilhosos de leitura, ao oferecer-me este livro onde se descrevem os colonizadores, e as descobertas, com um sentido de humor único, e sem ponta de "maniqueísmo".

Já encomendei alguns exemplares para oferecer a alguns amigos.

Como aperitivo, apenas uma citação do Prefácio :


"Hoje convivemos com o "politicamente correcto". Na minha opinião, tentativa perigosa de nos recolonizar.

Não gosto de "politicamente correctos", também não gosto de ONG's. Não gosto de nada pronto. Quero o prazer e o luxo de poder pensar sozinha. Se é para ser colonizada, que seja como já fomos - ao menos sabíamos quem era quem."

E a sua "Receita do Português" é um extraordinário momento de literatura.

Em meu modesto entender, simplesmente fantástico !


Muito Obrigado Manuel !!





"SUPER MÁRIO" VOLTOU

Mário Jardel regressou aos relvados, jogando pelo Ferroviário, clube que disputa o campeonato Cearense, e marcou na estreia, como fez com o Porto e o Sporting. Um "golaço" !

Saúdo o regresso de um dos melhores "artilheiros" de sempre, esperando que tenha "driblado", definitivamente, os problemas com que se defrontou nos últimos anos. Que seja feliz e possa continuar a marcar muitos, e bons, golos, no futebol e na vida !

A foto, retirada de "Arquivos da Colina" (http://www.sovascodagama.blogspot.com/) encabeça um artigo dedicado ao jogador, antes deste seu regresso, que merece uma leitura.

SEM COMENTÁRIOS....


O Presidente da República, Cavaco Silva, considerou esta terça-feira que o mundo inteiro sofrerá com a crise financeira com origem nos Estados e alertou que «quase de certeza vai atingir os portugueses», noticia a Lusa.
IOL - Portugal Diário 17 de Março de 2009

Confesso que, ao ler este artigo, me veio, imediatamente, à cabeça, um velho anúncio da "Pasta Medicinal Couto", onde após um verdadeiro número circense, com uma cadeira presa pelos dentes, surgia a pergunta:
Palavras para quê ? É um artista português....
Os portugueses vão adorar ser avisados, pelo Senhor Presidente da República, logo que ele tenha a certeza de que serão atingidos pela crise....






segunda-feira, 16 de março de 2009

UM SANTO....



"As dificuldades da justiça portuguesa em notificar João Vale e Azevedo devem-se a um «erro genuíno» e a um extravio dos correios britânicos, admitiu o seu advogado, Edward Perrott"(...)

«Estamos a tentar resolver a situação», afirmou à Lusa, rejeitando que Azevedo esteja desaparecido e assumindo responsabilidades no episódio."(...)

IOL - Portugal Diário 16 de Março de 2009


Li, e fiquei triste. Logo havia de acontecer isto com ele, coitado, que sempre fez tudo para se colocar à disposição da justiça portuguesa. Uma verdadeira injustiça !!

Só me faz confusão é como é que ainda existem tantos benfiquistas, alguns deles muito ilustres, que insistem em não querer ver o óbvio.....

domingo, 15 de março de 2009

T-SHIRT ORIGINAL



A Lusa informou que uma empresa portuguesa acaba de lançar no mercado uma t-shirt contra o consumismo compulsivo. Segundo declarações do proprietário de uma das lojas da marca, a ideia é chamar a atenção para a crise que se vive em todo o mundo, precavendo as pessoas para o excesso de consumo.

A ideia é interessante e não tenho dúvida que a t-shirt poderá auxiliar muito boa gente.
Mas não deixa de ser irónico que seja lançada num momento em que os governos tentam estimular o consumo, como forma de atenuar a crise.


BENFICA.

" Este não é um dia feliz, mas ao contrário daqueles que se alimentam do insucesso, que esperam por estes momentos para poder aparecer e dizer mal, o rumo é para manter " - A Bola 15/03/2009


Custa ver o Benfica assim !

Sem chama, sem glória, em permanente processo de justificação dos insucessos.....

Custa ver os sócios do Benfica resignados !

Aceitando todo o tipo de desculpas, a demagogia, a guerrilha, a falta de respeito e de educação.....

Custa reconhecer que este Benfica em nada se identifica com o seu Glorioso passado !

Custa muito, mas é a verdade !!